A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado LibreOffice 4.0.1
8 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Document Foundation (TDF) anuncia o LibreOffice 4.0.1, para Windows, MacOS e GNU/Linux, o primeiro lançamento após o LibreOffice 4.0 no início de fevereiro.
O novo lançamento é um passo a frente no processo de melhoria da qualidade geral e da estabilidade do LibreOffice 4.0. Para empresas que adotarem o LibreOffice 4.0, a Document Foundation sugere por enquanto versões mais consolidadas com o LibreOffice 3.6.5. Sempre recomendamos o apoio de empresas especializadas no suporte ao LibreOffice para implantações em empresas e organizações.
Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation e o projeto LibreOffice com doações. Uma página especial para doações – com as opções de pagamento PayPal ou cartões de crédito – encontra-se em http://donate.libreoffice.org, para apoiar infraestrutura necessária à manutenção do projeto.
O LibreOffice 4.0.1 pode ser baixado imediatamente pelo link: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja . Extensões e demais softwares adicionais para o LibreOffice encontram-se em: http://extensions.libreoffice.org/extension-center.
Os registros de mudanças no software estão disponíveis em https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.0.1/RC1 (implementados na 4.0.1.1) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.0.1/RC2 (implementados no 4.0.1.2).
Fonte: Blog LibreOffice Brasil
Relatório: plataforma Android abriga 96% dos novos malwares para dispositivos móveis
8 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA empresa F-Secure, em seu mais recente Mobile Threat Report, que se refere aos últimos três meses de 2012, constatou que a plataforma Android abriga 96% das novas “famílias de malware móvel”, um número relativamente alto a considerar o seu período de mercado, que beira os 4 anos de existência (contando desde o lançamento de sua primeira versão).
Das 100 novas famílias de ameaças detectadas nesse trimestre mencionado no relatório, 96 delas foram baseadas em Android, enquanto no trimestre anterior, este percentual beirava os 70%. Os números referem-se às famílias de malware recém-detectadas.
De acordo com os números divulgados pela F-Secure, não foram encontradas novas famílias de malware para iOS, J2ME, BlackBerry ou Windows Mobile, no final do ano passado. A F-Secure diz que sobre todo o ano de 2012, 79% das famílias de malware encontradas foram para o Android, 19% para o Symbian e menos de 1% para cada uma das quatro outras plataformas. Os resultados parecem confirmar que os criadores de malware estão, firmemente, cada vez mais voltados para atacar o sistema Android.
F-Secure não inclui hacks e várias ferramentas de monitoramento, spyware e até mesmo anti-roubo de software para rastrear telefones roubados nas suas listas de possíveis ameaças, na base de que alguns deles podem ter sido instalados sem o conhecimento do proprietário. Das ameaças no último trimestre, porém, 53% eram trojans, 27% foram chamadas de “riskware”, e 10% eram ferramentas de monitoramento.
Curiosamente, o F-Secure não quebrar o malware através do seu source, de modo que não é possível ver se há algum vetor comum ou se existe um canal de infecção que está se tornando mais ou menos utilizado. O Google, por exemplo, tem melhorado as defesas de malware na sua Google Play Store, mas não é possível a partir deste relatório, pelo menos, determinar se isso teve um efeito.
Com informações de The H Online e F-Secure.
Lançado KDE 4.10.1, corrigindo mais de cem erros
7 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaForam mais de cem correções de bugs e atualizações de tradução nesta primeira atualização de estabilidade para o KDE 4.10. O anúncio da versão 4.10.1 observa bugs corrigidos no Kontact PIM e KWin, que foi lançada a cerca de um mês.
A atualização de 4.10 para 4.10.1 não deverá levantar grandes problemas, uma vez que tem apenas correções de bugs e atualizações de tradução. Algumas distribuições são propensas a atualizar para as novas versões. O Projeto Fedora, por exemplo, estará disponibilizando uma atualização para o Fedora 18, que foi enviado com o KDE 4.9, em um futuro próximo.
A partir de agora até julho, o projeto KDE estará disponibilizando atualizações mensais contendo correções de bugs, principalmente em versões menores do KDE 4.10. O calendário tem a última atualização, o KDE 4.10.5, a ser disponibilizado no dia 2 de julho. A partir daí, o foco será no KDE 4.11, que, de acordo com o calendário do projeto, está previsto para lançamento em meados de agosto.
Com informações de The H Online e KDE.
Lançado Plasmate SDK 1.0 para Plasma Workspaces
7 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAaron Seigo anunciou a versão 1.0 do Plasmate, um SDK de add-ons para Plasma Workplaces. Concebido não como um IDE de propósito geral, mas como uma ferramenta para a criação de add-ons com QML e JavaScript para Plasma Workspaces, Plasmate usa um processo que guia o usuário entre as etapas através da criação de projetos, desenvolvimento de código, adicionando assets, testes e publicação.
Seigo diz que o objetivo do projeto foi o de “permitir a criação de algo novo em segundos e publicá-lo imediatamente”. Para isso, Plasmate suporta o desenvolvimento round trip, permitindo um projeto ser importado a partir de um já existente add-on nos Aplicativos KDE, para ser modificado, testado e depois exportado e enviado de volta para o KDE Apps, tudo a partir de Plasmate.
Plasmate também salva o progresso no disco automaticamente e se integra de forma transparente com Git com suporte para a criação, visualização e rolling para salvar pontos. Há também um sistema de empacotamento automático com editores personalizados para os metadados associados e arquivos de configuração, e um editor de texto integrado (Kate), visualizadores de imagens, exibição de depuração e modo de visualização interativa ao vivo. Plasmate também inclui uma série de ferramentas de desenvolvimento autônomo, como um visualizador de Plasmoid, plugin visualizador de wallpaper, navegador de widgets remotos e um DataEngine viewer.
Plasmate está disponível como código-fonte através do repositório do projeto ou pode ser baixado diretamente como um arquivo fonte. Plasmate está licenciado sob a GPLv2.
Com informações de The H Online.
Humble Bundle lança novo pacote de jogos multiplataforma
7 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEm sua mais recente campanha, a equipe HumbleBundle lançou quatro jogos comerciais para o Android, GNU/Linux, Mac OS X e Windows. Como em outras vezes, os potenciais compradores podem escolher o seu próprio preço para o pacote do jogos, que vem sem DRM. Os compradores que pagam mais do que o preço médio para o “Humble Bundle com Android 5″ receberá dois jogos extras. O preço médio atual é de US$ 6.64. Todos os jogos são livres de DRM, mas não há planos para qualquer um dos títulos a ser de código aberto nesta rodada de Bundle Humble.
O pacote inclui o jogo de tiro espacial do tipo arcade Beat Hazard Ultra, o game de aventura de ação em 2D Dynamite Jack, o jogo espacial Solar 2 e o jogo de puzzles de física NightSky HD. Todos os que pagam mais do que o valor médio irão receber o jogo de ação Super Hexagon e o RPG Dungeon Defenders (incluindo extensões livres) para download como um bônus. Cinco trilhas sonoras estão disponíveis para download separadamente como arquivos descompactados em FLAC e MP3.
Se o preço de compra é acima de US $ 1, os usuários também receberão uma Steam key para os seus jogos comprados. Os requisitos de sistema para os jogos individuais são listadas em uma página de suporte em HumbleBundle.com. Os usuários devem tomar um cuidado extra para verificar se o seu smartphone ou tablet cumpre os requisitos mínimos para os jogos Android.
Aqueles que fazem uma compra podem não apenas escolher o preço para o pacote, mas também podem determinar quem vai receber o dinheiro através de um controle deslizante que distribui a quantidade escolhida por toda a equipe HumbleBundle e ainda as organizações sem fins lucrativos Child’s Play e Electronic Frontier Foundation.
Bundle Humble 5 está disponível até 19 de março.
Com informações de The H Online.