A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Plugin para projetos estreia no novo Eclipse Orion 2.0
10 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs desenvolvedores do Eclipse Orion anunciaram que a versão 2.0 do editor para tecnologias baseadas na web e plataforma de desenvolvimento foi lançado. Eclipse Orion 2.0 tem como foco fazer o editor de tecnologia mais fácil de ser consumido por outros projetos; dependências de bibliotecas foram removidas, o processo de incorporação do editor Orion foi simplificado, e o Shell Orion foi aprimorado.
A nova versão 2.0 do Eclipse Orion tem, como um plugin, um protótipo de Projetos, que atualmente permite a criação de projetos SFTP em sites remotos. O objetivo final é ampliar projetos para apoiar múltiplos repositórios e fluxos de trabalho.
As melhorias no Shell Orion são, em parte, para apoiar a versão Node.js do Orion, que agora pode ser instalado com o comando npm install orion e rodado com o comando npm start orion. Eclipse Orion é também é a base para o Scripted, uma versão desktop do editor que foi desenvolvido no SpringSource.
Para os desenvolvedores interessados no processo de dois passos para incorporar editor Orion em suas aplicações, detalhes são dados neste post.
O próximo grande lançamento, Orion 3.0, virá no final de junho. Os desenvolvedores esperam chegar a um caminho para programadores experimentarem com Orionhub.org, a versão online de Orion, sem criar uma conta no sistema.
Orion 2.0 está disponível para download; downloads são fornecidos sob o Eclipse Foundation Software User Agreement e a Eclipse Public Licence.
Com informações do The H Online.
MariaDB Galera Cluster pronto para uso em produção
10 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaMariaDB agora tem uma opção de alta disponibilidade pronta para uso em produção. Os desenvolvedores do MariaDB e Codership lançaram MariaDB 5.5.29 Galera Cluster como uma versão Stable GA (generally available). O lançamento dá aos usuários do MariaDB acesso a uma solução de escala para o banco de dados SQL com replicação multi-master síncrona e consistência dos dados garantida.
Originalmente desenvolvido pela Codership para o MySQL, Galera Cluster usa sua tecnologia própria de replicação. Em setembro de 2012, a primeira versão alpha do MariaDB Galera Cluster foi liberada com o compromisso de rapidamente lançar o produto GA e serviços. A SkySQL está trabalhando com o MariaDB e Codership para fornecer suporte ao produto para clientes empresariais.
O anúncio de lançamento cobre os destaques do novo produto. O lançamento detalha como instalar a partir de repositórios e incluir um link para o MariaDB Repository Configuration Tool que pode gerar os comandos necessários para instalar o MariaDB Galera em muitas distribuições GNU/Linux. Instalações mais detalhadas e instruções de configuração e informações sobre limitações conhecidas também estão disponíveis a partir da Base de Conhecimento AskMonty. Código fonte e alguns binários podem ser baixados a partir do site MariaDB. O software está licenciado sob a GPLv2.
Com informações de The H Online.
Game Bloom: Memories busca apoio para lançar versão para GNU/Linux
10 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaBloom: Memories é um belo trabalho artístico retratado em um game do gênero ação / aventura / RPG, que leva o jogador através de uma jornada épica seguindo o tema do “amor puro”, entre uma mãe e seu filho.
Bloom se esforça para captar o sentimento inocente de descoberta (seguindo conceitos de jogos clássicos como “The Legend of Zelda”) e, ao mesmo tempo, apresenta uma experiência profunda com uma história sincera de amor e sacrifício.
Os desenvolvedores planejam alcançar US$ 50.000 para começar e para termos uma versão para GNU/Linux, eles precisam levantar US$ 70.000 como meta de expansão.
Mais informações na apresentação do game, que foi publicado no Kickstarter para se tentar levantar os recursos de produção:
O trabalho de arte do game é realmente muito bonito.
Com informações de Gaming on Linux.
Painkiller Hell & Damnation para GNU/Linux em breve no Steam
10 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaVem aí outo game que usa a Unreal Engine 3. Painkiller: Hell & Damnation é uma sequência do remake de 2004, e vem como mais uma parte da série Painkiller. O lançamento irá ocorrer entre abril e maio deste ano.
Confira a seguir um trailer do game:
A notícia vem junto do anúncio de que agora eles irão suportar o Steam Workshop com sua própria Mod-Kit.
“Usando o Mod Kit, os jogadores serão capazes de mergulhar nas profundezas de sua imaginação para criar um mundo Painkiller totalmente original através do uso de pioneiros itens personalizados, mapas, armas e skins multiplayer, tudo dentro do Steam Workshop framework.
Jogadores usando o GNU/Linux e Mac irão finalmente ser capazes de se juntar à comunidade Painkiller de jogos para PC e mergulhar totalmente no purgatório de Daniel Garner.
Assim como o lançamento do Mod-Kit, estamos trabalhando para fornecer atualizações regulares e outras melhorias para o conteúdo existente e estrutural.”, disse Reinhard Pollice, diretor de desenvolvimento de produto e negócios da Nordic Games. “Estamos também trabalhando para portar o bom e velho Daniel Garner para GNU/Linux e Mac em abril/maio.”
Com informações de Gaming on Linux.
Análise de Redes com TCPDUMP | Guia Prático
10 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaTodos sabem que é um desafio realizar uma análise profunda em redes TCP/IP quando estamos encontrando problemas em nossa infraestrutura. Entretanto, podemos encontrar diversas ferramentas de captura de informações e apoio a essa atividade, utilizando ferramentas como Wireshark, Ngrep e o próprio TCPDUMP. Neste post, estamos disponibilizando um guia prático de utilização do TCPDUMP, criado e disponibilizado por Eriberto Mota, que dedicou seu tempo para ajudar aqueles que precisam de uma referência básica sobre o assunto. O download do guia pode ser realizado através do endereço http://goo.gl/p9voG. Interessados em saber mais sobre o assunto, também poderão ter acesso a palestra ministrada pelo mesmo autor em http://goo.gl/eEWCX.