Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


II Encontro Catarinense de LibreOffice

13 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

13-03-2013_libreoffice1

O II Encontro Catarinense de LibreOffice ocorrerá na Udesc, Univerisidade de Santa Catarina, Campus Joinville, Norte de Santa Catarina, o II Encontro Catarinense de LibreOffice. O evento ocorrerá no dia 18 de Maio e terá início 9h00min.

O 1º Encontro ocorreu na cidade de Nova Trento, terra de Madre Paulina, a primeira Santa Brasileira e terra do Consoli, www.consoli.org,br Grupo de usuários de Software Livre que teve fundamental importância na execução do primeiro evento, no dia 19 de Março de 2011.

Nesse encontro será tratado temas como ODF, a Futura Lei ODF aqui de Santa Catarina, LibreOffice, Desenvolvimento do aplicativo, LibreLogo, entre outros temas.

Para aqueles que não puderem se locomover até Joinville, estamos trabalhando para realizar uma transmissão via internet, que nos próximos dias será confirmada.

Detalhes podem ser obtidos no http://www2.joinville.udesc.br/~libreoffice



Hardware Freedom Day 2013 acontece dia 20 de abril

13 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

13-03-2013_hfd-banner

Os organizadores do Dia da Liberdade de Hardware (ou Hardware Freedom Day, no original) selecionaram o dia 20 de abril como a data para este que é o segundo evento a em comemoração a este importante tema. O Dia da Liberdade de Hardware começou a ser realizado através de uma iniciativa da Digital Freedom Foundation (DFF) em 2012, com o intuito de criar uma versão de celebração do Dia da Liberdade de Software, também organizado pelo DFF, porém tendo como tema principal o Hardware. A organização já se organizando para realizar eventos ao redor do mundo, com a ajuda de pessoas informadas e envolvidas com software livre, de código aberto e as comunidades que se desenvolveram em torno deles. Dia da Liberdade de Hardware se propõe a promover a ideia do Open Hardware, onde as pessoas criam objetos físicos baseados em projetos que são compartilhadas sem restrições.

Deste modo, o Hardware Freedom Day está procurando apoiadores para promover os eventos, patrocinadores para apoiar o dia, organizadores  para ajudar a montar e executar os eventos em todo o mundo e, claro, as pessoas interessadas em participar desses eventos. Já existem alguns  eventos confirmados em diversas partes do mundo.

Por exemplo, um evento no Reino Unido é o Chiphack, que está sendo planejado ao longo dos dois dias do fim de semana em questão, em Londres. Os organizadores serão novatos ensinando como como utilizar o programa FPGA (Field Programmable Gate Arrays), apresentando aos interessados o mundo do HDL (hardware description languages) e FPGA workflows, trabalhando através de exercícios práticos que começam com um contador de LED e passando a criar transmissores UART. Os participantes terão de trazer um FPGA programmer, mas patrocinadores como a Embecosm, também conseguiu que os primeiros cinco professores da escola para se inscrever no evento receberão uma placa de desenvolvimento DE0-Nano FPGA. Haverá também um número limitado de placas disponíveis para uso durante o evento.

Como mencionado, ainda faltam 39 dias para o Dia da Liberdade de Hardware, então ainda há tempo para que os organizadores em potencial possam criar seus eventos para todos os níveis de habilidade. Os organizadores Dia da Liberdade de Hardware tem um guia para ajudar os organizadores a começar os trabalhos.

Com informações de The H Online.



Aberta a chamada de trabalhos para o FLISOL-DF 2013

12 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

02-03-2013_logo_flisol

O mês de abril está chegando e com ele vem o FLISOL. O Distrito Federal não ficará de fora dessa!

A organização do FLISOL-DF 2013 convida a comunidade a participar do FLISOL-DF 2013, se inscrevendo em uma ou mais atividades (PALESTRA, OFICINA ou MINI-CURSO).

Sala de Instalação de SL
Antes de mais nada, um Install Fest (Festa de Instalação) é um evento de sociabilização, que reúne pessoas com intuito de realizar instalações de aplicativos e Sistemas Operacionais de código livre e aberto.É um momento para troca de conhecimento, ideias e dicas das comunidades envolvidas com Software Livre para o público interessado e iniciante, o que ajuda na construção e fortalecimento das comunidades locais.

Caravanas
Algumas cidades ainda não realizam o FLISOL. Essas cidades estão convidadas a participar do evento, trazendo uma carava de sua cidade. As caravanas que vierem para o FLISOL-DF devem seguir as orientações para que se evite possíveis tumultos, atrasos e outros inconvenientes durante o evento.

Sala da Comunidade
Você faz parte de alguma comunidade de Software Livre? Quer ajudar a organizar uma atividade da qual sua comunidade é especialista? Envie sua proposta de sala, organizando as atividades que deseja realizar nesse espaço.

Mostra Empresarial de SL
Você faz parte de alguma empresa que atua com Software Livre? Quer ajudar a organizar uma atividade na qual sua empresa pode demonstrar o seu trabalho com Software Livre? Sua empresa é especialista em algum Software Livre? Realiza capacitações em SL?

Cultura Digital
Você faz parte de algum coletivo digital que atua com Software Livre? Quer ajudar a organizar uma atividade na qual seu coletivo digital pode demonstrar o seu trabalho com Software Livre? Seu grupo ou coletivo é especialista em algum Software Livre? Realiza trabalhos sociais e culturais com SL?

Sala Hacker / HackLabs
Você faz parte de algum projeto que atua com Software Livre? Quer ajudar a organizar uma atividade na qual seu grupo pode demonstrar o seu trabalho com Software Livre? Seu grupo ou coletivo é especialista em algum Software Livre? Realiza trabalhos e desenvolvimento com SL? Tem foco em inovação, dados abertos, transparência envolvendo tecnologia?

Software Público
Você faz parte de alguma comunidade do Portal do Software Público? Quer ajudar a organizar uma atividade na qual sua comunidade pode demonstrar o seu trabalho com Software Livre e Público? Seu grupo ou coletivo é especialista em algum Software do Portal do Software Público? Você faz parte de alguma empresa que disponibilizou Software no Portal do Software Público e que demonstrar sua solução?

Para mais informações, visite http://sistema.flisoldf.blog.br e http://flisoldf.blog.br/2013/?page_id=17



LibreLogo: programação gráfica com o LibreOffice

12 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

08-03-2013_libo-401-2

Com o lançamento da versão 4.0 do LibreOffice, um novo recurso foi incorporado ao conjunto de ferramentas do Writer: é o LibreLogo, um ambiente de programação que segue o estilo da linguagem Logo. No Logo, uma tartaruga é ensinada a fazer desenhos na tela do computador, como se estivesse caminhando pela tela com um lápis na sua “barriga”. Conforme ela se movimenta, o lápis “risca” a tela e monta desenhos.

Criado por Németh László e ainda oferecido como uma extensão do LibreOffice (nas versões 3.x), o LibreLogo permite comandar a tartaruga pela página de documento do Writer. A partir de comandos muito simples, a tartaruga pode fazer desenhos como se estivesse “riscando” a folha de papel mas, no Writer, os desenhos se transformam em gráficos vetoriais! Tudo ocorre como se estivéssemos utilizando as ferramentas de desenho para criar linhas, círculos, retângulos e outras formas.

Para utilizar a nova ferramenta, abra uma nova barra de ferramentas disponível no Writer (Exibir – Barras de ferramentas – Logo). Clique nas setas para mover e girar a tartaruga e experimente os outros botões!

O grande poder do LibreLogo está justamente na capacidade do usuário comandar a tartaruga de forma livre pela tela, e com recursos de programação, é possível criar desenhos muito mais sofisticados, que seriam muito difíceis de se fazer manualmente. Os comandos podem ser digitados como parágrafos do Writer, e depois executados pelo botão Iniciar.

Com informações do Blog LibreOffice Brasil.



Economistas americanos defendem fim do sistema de patentes

12 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

12-03-2013_inovacao_lampada

O sistema de patentes deveria ser abolido, porque sufoca a inovação, e a vantagem de chegar primeiro ao mercado com uma nova tecnologia já é suficiente para garantir ao inventor o retorno de seu investimento, diz artigo de autoria de dois economistas do Fed, o banco central dos Estados Unidos, publicado na edição do inverno de 2013 do periódico Journal of Economic Perspectives.

O temor de que os genéricos sufocariam de imediato a lucratividade de novas drogas, caso as patentes sejam abolidas, pode ser infundado, de acordo com Michele Boldrin e David Levine, que também são autores do livro Against Intellectual Monopoly, publicado em 2008 e que põe em questão o valor social não só das patentes, mas também dos direitos de propriedade intelectual como o copyright de músicas e filmes, “não existe evidência empírica de que as patentes servem para aumentar a inovação ou a produtividade, a menos que se identifique produtividade com o número de patentes concedidas”.

Eles afirmam que não há correlação entre o número de patentes e a produtividade real da economia. Outro artigo publicado na mesma edição do periódico, de autoria de Petra Moser, da Universidade Stanford, faz uma análise da história da relação entre inovação e leis de patentes e chega a uma conclusão parecida: “No geral, o peso da evidência histórica (…) indica que políticas de patente, que garantem fortes direitos de propriedade intelectual às primeiras gerações de inventores, podem desencorajar a inovação”.

“A solução que propomos é abolir as patentes por completo, e identificar outros instrumentos legislativos menos abertos ao lobby e ao rentismo, para estimular a inovação onde houver clara evidência de que a plena liberdade de mercado não a fornece em escala suficiente”, escrevem Boldrin e Levine em seu artigo.

A matéria completa pode ser lida no site da Unicamp.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource