A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Ubuntu 11.04 - a comunidade lança novos Wallpapers
24 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaUbuntu 11.04 - a comunidade lança novos Wallpapers padrão ligeiramente modificados para download.
O "Ubuntu Wallpapers" pacote acaba de ser atualizado no Ubuntu 11,04 Natty Narwhal e agora inclui papéis de parede do concurso da comunidade Ubuntu 11.04:
IMHO medida que nos aproximamos cada vez mais de uma plataforma de 'casa' e com as grandes mudanças que vem com o Unity (lançador / traço) usuários em geral terão garantia da familiaridade do papel de parede e também irá se identificar com ele, como parte de nossa personalidade em novos screenshots.
O navegador Firefox 4 atingiu a marca de 1 milhão de downloads em três horas
24 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaBrowser foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22). Mozilla afirma que navegador está mais rápido e limpo
O navegador Firefox 4 atingiu a marca de 1 milhão de downloads em três horas, após o seu lançamento oficial nesta terça-feira (22). Segundo o site "Computerworld", se continuar nesse ritmo, o Firefox 4 deve ultrapassar o Internet Explorer 9, que alcançou 2,3 milhões de downloads nas primeiras 24 horas do lançamento.
O número de downloads do Firefox 4 ultrapassa 1 milhão
Uma calculadora em tempo real foi publicada na página principal da Mozilla, onde o navegador pode ser baixado. A ferramenta mede o número de downloads já realizados. O Firefox possui mais de 400 milhões de usuários ativos no mundo.
O lançamento do browser acontece quase oito meses depois de a primeira versão beta do Firefox 4 ter sido disponibilizada. Na semana passada, a Microsoft anunciou o download do seu novo navegador Windows Internet Explorer 9 em 40 idiomas.
* fonte: Gazeta do Povo
Facebook comprará empresa de aplicativos para celulares Snaptu
24 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Facebook pagará até 70 milhões de dólares pela londrina Snaptu, de acordo com os jornais insraelenses Calcalist e The Marker.
O Facebook firmou acordo para comprar a Snaptu, desenvolvedora de aplicativos para celulares menos sofisticados que smartphones, em meio à estratégia do maior site de rede social de ampliar seus serviços móveis.
O Facebook pagará até 70 milhões de dólares pela londrina Snaptu, de acordo com os jornais insraelenses Calcalist e The Marker.
A Snaptu confirmou no domingo a operação, que deve ser concluída nas próximas semanas.
O porta-voz do Facebook Jonny Thaw se recusou a comentar os termos do negócio, mas afirmou em um email que "como parte do Facebook, o time e a tecnologia da Snaptu nos permitirão oferecer uma experiência móvel ainda melhor".
O site de rede social tem focado na criação de serviços móveis para seus mais de 500 milhões de usuários e está indo a mercado para fechar mais acordos.
Na semana passada, o Facebook informou ter contratado um membro do time de desenvolvimento corporativo do Google para comandar os esforços ainda iniciantes em fusões e aquisições.
Fundada em 2007, a Snaptu desenvolve aplicativos para celulares comuns, que possuem menos recursos que os smartphones.
* fonte: Gazeta do Povo
1ª Nagios Conference no Brasil divulga agenda final de palestras
24 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEntre as 12 apresentações agendadas, Ethan Galstad, criador e desenvolvedor do Nagios, confirma a sua na manhã do dia 14 de abril em São Paulo. Durante o evento focado em monitoramento e gerenciamento de TI, o norte-americano irá abordar as últimas novidades e o futuro do Nagios, a ferramenta de monitoramento com mais de 3,5 milhões de usuários em todo o mundo.
Estão confirmadas mais de dez palestras diferentes para a 1ª Nagios World Conference, que será realizada de 13 a 15 de abril, no Blue Tree Hotel da Berrini, em São Paulo-SP. Especialistas irão apresentar e discutir temas relacionados a aplicação da ferramenta Nagios no gerenciamento e monitoramento de complexos ambientes de TI.
Além da palestra destaque que será ministrada por Ethan Galstad, o criador e desenvolvedor do Nagios, no segundo dia de evento, a partir das 9h, serão apresentados cases de uso da ferramenta no Portal Terra Networks, PRODAM – Processamento de Dados do Amazonas, com Emerson Souza, especialista em redes de computadores, administração e gerência de redes LAN, WAN e SEM FIO. Outro case destaque é da Unimed da Grande Florianópolis. Ela reduziu custos e clareou a visão tática da área de TI com a integração do Nagios ao Nagvis, por Diego Souza.
O especialista Sandro Vaz irá conduzir a palestra “Alinhando TI aos negócios com Nagios”. “Vamos dar detalhes de como transformar a monitoração em gerenciamento e gestão, atendendo as expectativas de negócio da empresa”, revela. Atualmente, Sandro trabalha como Gerente de Canais da OpServices, qualificando e dando suporte a estrutura de vendas. Como analista de Sistemas já acumula mais de 15 anos de experiência na área.
A palestra de Márcio Pessoa irá abordar detalhes da análise gráfica: Usando séries históricas para dimensionamento de recursos e “prever” o futuro. “A apresentação mostrará como o PNP4 Nagios pode ser útil junto à aplicação e como interpretar as informações das séries históricas provenientes das coletas de dados de serviços”, revela Márcio, que é graduado em Ciência da Computação, autor do livro Segurança em PHP pela Novatec Editora e de Nagios – Guia de Referência Rápida. O especialista é membro ativo na comunidade de software livre, e contribui para criação e manutenção de programas de código aberto, além de já ter ministrado mais de 40 cursos sobre a ferramenta criada pelo Ethan Galstad.
Confira a agenda completa com os horários das palestras e demais especialistas que compõem a programação da Conferência no http://www.monitoringconferencelatinamerica.com/program/schedule. Interessados em participar da Conferência ainda podem se inscrever pelo site oficial do evento ou por meio do e-mail contact@monitoringconferencelatinamerica.com.
Serviço:
1ª Nagios World Conference Latin America – Brasil
Dia 13 a 15 de Abril
Local: Blue Tree Premium Hotel – Berrini
Rua Quintana, 1012 – Brooklin Novo – São Paulo / SP
Informações adicionais: (51) 3275-3588 e contact@monitoringconferencelatinamerica.com
Navegador Firefox 4 está mais rápido e com abas novas e menores
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNova versão adota barra única para endereço do site e para buscas. Recurso permite acessar dados do browser do desktop no celular.
A velocidade de navegação é um dos pontos altos da versão final do Firefox 4, afirmou a Mozilla. O browser, que foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22), recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. O navegador já pode ser baixado pelo site da Mozilla.
Além de um tempo de inicialização mais veloz, a empresa afirma que o browser melhorou o carregamento das páginas e dos gráficos. O Firefox 4 também promete melhorias significativas na velocidade de processamento de códigos Javascript, com o novo motor “JägerMonkey”.
Novas abas
Para tornar a interface mais limpa, as abas do Firefox 4 ficam em cima da AwesomeBar, barra de endereços que autocompleta as buscas do usuário. Com o Apps Tab, o browser elege os sites que o usuário mais utiliza, como o webmail, e os remove da barra de abas, colocando-os em um botão permanente no navegador – como uma aba menor. O botão é pequeno, aparece sempre que o browser é aberto e muda de cor quando há alguma atualização naquele site – como um e-mail novo. O usuário também pode, manualmente, colocar a aba de um site que visita com frequência como "aplicativo". Isso garante que ela estará sempre lá, mesmo após a reinicialização do navegador.
separar abas por assunto (Foto: Divulgação)
Outra novidade é que toda vez que o usuário abrir uma nova aba, o Firefox irá verificar se já existe alguma aba aberta com aquele site. Se existir, o browser irá direcionar o usuário para aquela aba.
Já o recurso Panorame permite que o usuário organize as abas em diferentes grupos, separadas por assunto. Para trocar de grupo, o usuário deve apenas clicar no botão "Agrupar abas" e escolher o outro grupo. As abas abrem automaticamente no navegador.
Esse recurso é bastante útil para aqueles usuários que gostam de abrir diversas abas simultaneamente, já que ajuda a gerenciar várias abas e até dar nomes para os grupos.
(Foto: Reprodução)
Menus
Já que a barra de menu, por padrão, não fica visível, uma maneira de evitar seu uso, que atrapalharia em termos de espaço de navegação, foi a criação de um novo botão de menu no canto superior esquerdo, chamado de "Botão Firefox", que permite acessar várias opções como os Favoritos, Histórico Complementos, navegação privativa, etc.
Firefox no celular
Uma das inovações é o Firefox Sync, que permite sincronizar as informações do navegador no desktop com aparelhos móveis. O usuário poderá acessar os marcadores, histórico de navegação e, inclusive, abas abertas em um smartphone, por exemplo. No momento que a nova versão é instalada, o usuário é solicitado a criar uma conta no próprio navegador, na guia "Sync", em Ferramentas.
Personalização do layout
Através de um clique como botão direito no topo do navagador é o usuário pode optar por exibir ou esconder as diversas barras de conteúdo, como menus, navegação, favoritos, extensões e também o posicionamento das abas. Nesse último caso, a posicionamento pode ser em cima, para ocupar menos espaço, ou embaixo da barra de endereços como era até a versão 3.6.
Sessões
Ao reiniciar o navegador ele abre com um aba padrão vazia e pergunta se deseja restaurar a sessão anterior, ou seja, as abas que estavam abertas na última vez que o usuário fechou Firefox. Até a última versão essa opção era definida nas opções de configuração e não era habilitada por padrão. Para usuários leigos facilita bastante porque não precisam mais descobrir aonde fica esse ajuste e podem usufruir da recuperação de abas no primeiro uso.
Outros recursos
Se alguma extensão estiver causando problemas de travamento, por exemplo, é possível reiniciar o navegador sem carregá-las, basta escolher a opção "reiniciar com extenções desativadas", sob o menu "Ajuda".
* fonte: G1 Globo