Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado VirtualBox 4.2.10

17 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

logo-oracle-virtual-box

A Oracle anunciou ontem, 15 de março, que uma nova versão estável (4.2.10) de seu software de virtualização VirtualBox para usuários finais e empresas já está disponível para download.

Parece que o VirtualBox 4.2.10 é uma pequena atualização, trazendo apenas uma série de correções e melhorias. Para começar, ele traz suporte a compilação inicial para o kernel Linux 3,9 RC0, tanto para hosts Linux e quanto para convidados.

Além disso, o VirtualBox 4.2.10 corrige um problema de teclado com o XQuartz X server, bem como um acidente gerado por certas condições, como após um despertar do host de hibernação, e dois avisos nas pastas compartilhadas para o módulo do kernel Linux convidado.

Mais detalhes sobre o lançamento do VirtualBox 4.2.10, acesse o changelog no site oficial.

Com informações de Softpedia.



Corrigida vulnerabilidade do OpenStack Glance no Ubuntu 12.10

17 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

17-03-2013_openstack.

Em 15 de março, a Canonical publicou alguns detalhes sobre a vulnerabilidade de segurança do OpenStack Glance para seu Ubuntu 12.10 e 12.04.

De acordo com a Canonical, Glance poderia ser usado para expor informações confidenciais sobre a rede.

Stuart McLaren descobriu um problema com pedidos do Glance v1 API. Para uma descrição detalhada do problema de segurança, você pode visitar a notificação de segurança da Canonical.

As falhas de segurança podem ser corrigidas se você atualizar seu sistema (s) para o mais recente pacote python-glance específico para cada distribuição. Para aplicar a atualização, execute o aplicativo Update Manager.

Em geral, uma atualização do sistema padrão irá fazer todas as mudanças necessárias. A reinicialização do sistema não será necessária para implementar as mudanças.

Para atualizar seu sistema, por favor, siga estas instruções: https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.

Com informações de Softpedia.



GameMaker:Studio pode exportar aplicativos prontos para a Ubuntu Software Center

17 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

17-03-2013_GameMaker-Studio

Gamemaker: Studio, um conjunto de softwares destinado a novatos e experientes profissionais de desenvolvimento de jogos, recebeu um add-on específico para GNU/Linux no Steam.

A Valve é conhecida principalmente como um cliente de jogos, mas ela também fornece softwares através do serviço de distribuição digital. Gamemaker: Studio cai bem nessa categoria e seus desenvolvedores acabam de lançar um DLC, embora a sigla não tem sido utilizada fora da indústria de jogos.

O DLC é chamado GameMaker: Studio Linux e requer o GameMaker: Studio para executar. Segundo os desenvolvedores, este DLC irá tornar mais fácil para publicar jogos para o Ubuntu Software Center.

O projeto pode ser exportado como um aplicativo para o Ubuntu Software Center, pronto e tudo a partir de uma base de código, com o toque de um botão.

Se você está interessado neste aplicativo você deve verificar o site oficial Valve.

Com informações de Softpedia.



Half-Life 2: Deathmatch lançado oficialmente no Steam para GNU/Linux

17 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

16-03-2013_Half-Life-2-Deathmatch

A parte multiplayer do Half-Life 2, um dos títulos de maior sucesso online nos últimos 10 anos, foi liberado no Steam para GNU/Linux.

Half-Life 2: Deathmatch não é o seu jogo multiplayer mediano e Valve percebeu isso desde o início. É por isso que podem ser adquiridos separadamente no Steam para Linux, sem a sua base de 2 jogo, Half-Life.

A parte multiplayer do Half-Life 2 é um dos jogos online mais populares e que tem mantido uma base de jogadores forte, mesmo tendo sido lançado em 2007.

Os jogadores podem escolher uma das duas equipes, “Combine” ou “Resistance”, e só começar jogando banheiros no inimigo. Isto porque ele é baseado no Half-Life 2 que faz uso do motor de física de forma excelente.

Se você não tem o jogo, você pode comprá-lo a partir do site oficial da Valve.

Com informações da Softpedia.



GNOME 3.10 pode ser portado para Wayland

17 de Março de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

05-03-2013_gnome-logo2

Em 6 meses o Wayland poderá já estar no GNOME 3.10; em 2014 o GNOME 3.12 poderá já estar totalmente portado, garante Matthias Clasen.

Matthias Clasen enviou um e-mail hoje, 15 de março, na lista de discussão do GNOME, em que propõe a portabilidade do ambiente desktop GNOME para o servidor gráfico Wayland.

Muitos de nós pensamos (leia-se acreditava) – incluindo eu mesmo – que Wayland é o servidor X.Org de última geração para sistemas operacionais Linux, mas para que ele seja tão popular, exigirá um grande esforço de um projeto gigantesco como o GNOME.

Como Matthias Clasen diz no e-mail enviado hoje para a lista de discussão do GNOME, o projeto Wayland, que atingiu maturidade recentemente, tem um grande potencial, mas só se for promovida por projetos bem conhecidos, apesar da Canonical preferir o Mir.

“Muitos de nós silenciosamente assumido que Wayland é o sistema de exibição de futuro em Linux, e que vamos começar a usá-lo eventualmente. Mas, para alcançar o seu pleno potencial, é necessário o empurrão de um projeto de portabilidade completo para o desktop. Eu acho que o GNOME é o projeto certo para isso e agora é o momento certo para abraçar o Wayland. ”

“Estou confiante de que o Wayland e a comunidade X será capaz de nos ajudar a atingir essa meta.”, Disse Matthias Clasen no e-mail.

Para portar todo o ambiente de desktop GNOME para Wayland, a equipe de desenvolvimento terá que fazer o GNOME Shell, a interface visual do usuário do GNOME, trabalhar como o Wayland.

A segunda etapa será a de portar a funcionalidade do servidor X, tais como a acessibilidade de teclado e recursos de configuração de exibição. E, por último, o backend X precisa ser substituído pelo servidor GTK + Wayland.

“Tanto quanto um roteiro está em causa, estou muito otimista de que podemos ter gnome-shell trabalhando com o Wayland dentro de 6 meses. Isso vai nos permitir ter o apoio opcional do Wayland no GNOME 3.10, enquanto ainda estiver usando X por padrão. ”

Se tudo correr como planejado, o GNOME 3.12 pode ser o primeiro ambiente de desktop open source para ser totalmente portado para o Wayland, em 2014.

Com informações de Softpedia.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource