A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Evento: V Workshop Demoiselle
19 de Março de 2014, 11:12 - sem comentários aindaA comunidade do projeto Demoiselle, por meio do seu patrocinador, o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, tem o imenso prazer de convidar a todos para participar pessoalmente, ou por meio de seu(s) representante(s) do V Workshop Demoiselle.
No evento apresentaremos o projeto, criado e mantido pelo SERPRO e comunidade desde 2009. O projeto Demoiselle consiste em uma integração de soluções para desenvolvimento na tecnologia Java, criado com o intuito de obter produtividade e agilidade na construção de softwares.
O Demoiselle é a solução padrão para o desenvolvimento de sistemas que o SERPRO adota para o Governo Federal, e é utilizado por entidades de todos os segmentos da sociedade, com uma comunidade atuante com milhares de usuários no Brasil e na América latina.
A programação está disponível no portal do projeto:
http://www.frameworkdemoiselle.gov.br. Para acessar diretamente a agenda http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/agenda.
Solicitamos a confirmação de presença enviando e-mail para demoiselle.developer@serpro.gov.br. Os participantes terão direito a certificado de presença. Caso tenha alguma duvida, favor entrar em contato com o senhor Antonio Carlos Tiboni (41) 3593-8275
O futuro da internet em pauta: 20 de março no #ParticipaBR
19 de Março de 2014, 10:36 - sem comentários aindaO Projeto Participa.Br é um projeto parceiro da Evolução do Software Público, e sua primeira grande consulta e atividade acontecerá nesta semana. No dia 20 de março, as 17 horas, especialistas web, governo, blogueiros, jornalistas e internautas estarão ao vivo debatendo o futuro da governança da Internet. Quais direitos estão em jogo na sociedade conectada? Qual a importância da privacidade? A internet tem dono?
Venha conversar sobre essas e outras questões!
No site www.participa.br você poderá interagir com:
- Diogo de Sant´Ana, Secretario Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República
- Demi Getschko, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Por isso, é considerado um dos pais da Internet brasileira
- Vírgilio Almeida, Coordenador do CGI.br. Atualmente é Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI
- Veridiana Alimonti, Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com atuação na área de telecomunicações, incluindo as iniciativas relativas à governança da Internet e participação social na regulação dos serviços.
Para participar você pode enviar perguntas e comentários através do Twitter e Facebook usando a hashtag #ArenaNetMundial.
O evento é parte das ações de mobilização do Arena NET mundial Participa.br e acontece durante a realização da consulta pública para saber o que a sociedade acha importante sobre o futuro da internet.
Com informações do Portal do Software Público.
Debate WordPress: Blogger ou WordPress?
17 de Março de 2014, 15:56 - sem comentários aindaBlogger ou WordPress? Você tem dúvidas sobre qual destas duas plataformas escolher? O pessoal do DualHosting está organizando um debate bem legal sobre o tema.
O debate terá como objetivo compartilhar conhecimento com os participantes sobre WordPress, tirando dúvidas ao vivo.
Então agente aí: dia 18/03/2014 às 19 horas. O evento será online através do YouTube e será totalmente gratuito.
Participarão da conversa: Robert Birschener – Diretor Executivo da DualHosting com experiência de 6 anos em WordPress, Isabela Mascarenhas – Designer gráfico e realiza trabalhos para WordPress e Blogger, Margaret Santos Silva – Fundadora da Divitae e blogueira, Yeltsin Lima – Fundador do Dicas WordPress e desenvolvedor Web/Front-End Developer.
Gostaria de participar?! CLIQUE AQUI e inscreva-se.
Serviço de streaming por torrents Popcorn Time voltará a funcionar, garantem desenvolvedores
17 de Março de 2014, 14:42 - sem comentários aindaNa última semana nasceu e morreu um serviço de streaming de filmes que usava torrents para fazer as transmissões. Polêmico por disponibilizar títulos novos com qualidade e velocidade, o Popcorn Time, que é um software de código aberto, saiu do ar porque seus criadores não queriam lidar com as questões legais do produto – que, afinal, só existia graças à pirataria. Agora um time acostumado ao assunto resolveu assumir o projeto e botá-lo do ar novamente.
Em entrevista ao TorrentFreak, um desenvolvedor do YTS (mais conhecido como YIFY) afirmou que eles levantarão o Popcorn Time do ponto em que ele parou porque esse tipo de serviço não deve sair do ar quando faz sucesso. Pelo contrário, a discussão promovida pelo Popcorn Time é vista por eles como positiva.
O serviço foi criado por um grupo argentino e fez bastante sucesso, apesar do pouco tempo de vida. Na carta de despedida, os desenvolvedores disseram que ele foi traduzido para mais de 32 idiomas (inclusive o português), trabalho tocado pela própria comunidade de usuários. Antes de sair do ar, o Popcorn Time já tinha sido tirado do Mega devido à política de direitos autorais do site.
Ficou interessado? Os desenvolvedores que quiserem contribuir já podem se inscrever neste link.
Com informações do TorrentFreak e Olhar Digital.
Linux roda em 41% das empresas brasileiras de TI, diz pesquisa
17 de Março de 2014, 14:30 - sem comentários aindaSistema operacional de código aberto, o Linux é usado como plataforma tecnológica em 41% das empresas de Tecnologia da Informação do país, de acordo com o Censo do Setor de TI desenvolvido pela Assespro Nacional em cooperação com a ALETI (Associação das empresas de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha).
A única família de sistemas operacionais que supera o Linux é o conjunto dos produtos da Microsoft, que detém 78% do mercado. Já a Apple possui 10%, enquanto os demais sistemas operacionais para dispositivos móveis, contam com 28% de participação.