Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Evento: V Workshop Demoiselle

19 de Março de 2014, 11:12, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

demoiselle

A comunidade do projeto Demoiselle, por meio do seu patrocinador, o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, tem o imenso prazer de convidar a todos para participar pessoalmente, ou por meio de seu(s) representante(s) do V Workshop Demoiselle.

No evento apresentaremos o projeto, criado e mantido pelo SERPRO e comunidade desde 2009. O projeto Demoiselle consiste em uma integração de soluções para desenvolvimento na tecnologia Java, criado com o intuito de obter produtividade e agilidade na construção de softwares.

O Demoiselle é a solução padrão para o desenvolvimento de sistemas que o SERPRO adota para o Governo Federal, e é utilizado por entidades de todos os segmentos da sociedade, com uma comunidade atuante com milhares de usuários no Brasil e na América latina.

A programação está disponível no portal do projeto:

http://www.frameworkdemoiselle.gov.br. Para acessar diretamente a agenda http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/agenda.

Solicitamos a confirmação de presença enviando e-mail para demoiselle.developer@serpro.gov.br. Os participantes terão direito a certificado de presença. Caso tenha alguma duvida, favor entrar em contato com o senhor Antonio Carlos Tiboni (41) 3593-8275



O futuro da internet em pauta: 20 de março no #ParticipaBR

19 de Março de 2014, 10:36, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Participa_br

O Projeto Participa.Br é um projeto parceiro da Evolução do Software Público, e sua primeira grande consulta e atividade acontecerá nesta semana. No dia 20 de março, as 17 horas, especialistas web, governo, blogueiros, jornalistas e internautas estarão ao vivo debatendo o futuro da governança da Internet. Quais direitos estão em jogo na sociedade conectada? Qual a importância da privacidade? A internet tem dono?

Venha conversar sobre essas e outras questões!

No site www.participa.br você poderá interagir com:

- Diogo de Sant´Ana, Secretario Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República

- Demi Getschko, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Por isso, é considerado um dos pais da Internet brasileira

- Vírgilio Almeida, Coordenador do CGI.br. Atualmente é Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI

- Veridiana Alimonti, Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com atuação na área de telecomunicações, incluindo as iniciativas relativas à governança da Internet e participação social na regulação dos serviços.

Para participar você pode enviar perguntas e comentários através do Twitter e Facebook usando a hashtag #ArenaNetMundial.

O evento é parte das ações de mobilização do Arena NET mundial Participa.br e acontece durante a realização da consulta pública para saber o que a sociedade acha importante sobre o futuro da internet.

Com informações do Portal do Software Público.



Debate WordPress: Blogger ou WordPress?

17 de Março de 2014, 15:56, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

blogger-ou-wordpress

Blogger ou WordPress? Você tem dúvidas sobre qual destas duas plataformas escolher? O pessoal do DualHosting está organizando um debate bem legal sobre o tema.

O debate terá como objetivo compartilhar conhecimento com os participantes sobre WordPress, tirando dúvidas ao vivo.

Então agente aí:  dia 18/03/2014 às 19 horas. O evento será online através do YouTube e será totalmente gratuito.

Participarão da conversa: Robert Birschener – Diretor Executivo da DualHosting com experiência de 6 anos em WordPress, Isabela Mascarenhas – Designer gráfico e realiza trabalhos para WordPress e Blogger, Margaret Santos Silva – Fundadora da Divitae e blogueira, Yeltsin Lima – Fundador do Dicas WordPress e desenvolvedor Web/Front-End Developer.

Gostaria de participar?! CLIQUE AQUI e inscreva-se.

 



Serviço de streaming por torrents Popcorn Time voltará a funcionar, garantem desenvolvedores

17 de Março de 2014, 14:42, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

popcorntime

Na última semana nasceu e morreu um serviço de streaming de filmes que usava torrents para fazer as transmissões. Polêmico por disponibilizar títulos novos com qualidade e velocidade, o Popcorn Time, que é um software de código aberto, saiu do ar porque seus criadores não queriam lidar com as questões legais do produto – que, afinal, só existia graças à pirataria. Agora um time acostumado ao assunto resolveu assumir o projeto e botá-lo do ar novamente.

Em entrevista ao TorrentFreak, um desenvolvedor do YTS (mais conhecido como YIFY) afirmou que eles levantarão o Popcorn Time do ponto em que ele parou porque esse tipo de serviço não deve sair do ar quando faz sucesso. Pelo contrário, a discussão promovida pelo Popcorn Time é vista por eles como positiva.

O serviço foi criado por um grupo argentino e fez bastante sucesso, apesar do pouco tempo de vida. Na carta de despedida, os desenvolvedores disseram que ele foi traduzido para mais de 32 idiomas (inclusive o português), trabalho tocado pela própria comunidade de usuários. Antes de sair do ar, o Popcorn Time já tinha sido tirado do Mega devido à política de direitos autorais do site.

Ficou interessado? Os desenvolvedores que quiserem contribuir já podem se inscrever neste link.

Com informações do TorrentFreak e Olhar Digital.



Linux roda em 41% das empresas brasileiras de TI, diz pesquisa

17 de Março de 2014, 14:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Sistema operacional de código aberto, o Linux é usado como plataforma tecnológica em 41% das empresas de Tecnologia da Informação do país, de acordo com o Censo do Setor de TI desenvolvido pela Assespro Nacional em cooperação com a ALETI (Associação das empresas de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha).

A única família de sistemas operacionais que supera o Linux é o conjunto dos produtos da Microsoft, que detém 78% do mercado. Já a Apple possui 10%, enquanto os demais sistemas operacionais para dispositivos móveis, contam com 28% de participação.

Na comparação do Linux com os demais países cobertos pelo estudo, chama a atenção que o Brasil apresenta índices bem inferiores aos de outras regiões. Na Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, o software está em 58% das empresas. Apenas na Península Ibérica (Portugal e Espanha) o índice de utilização é semelhante ao do Brasil.
“Após mais de uma década de políticas públicas de fomento ao software livre por parte do governo, estes dados indicam que os resultados obtidos no setor privado de TI são inferiores ao de outros países onde essas políticas não foram implementadas, o que serve de alerta em relação à eficácia delas”, comenta Roberto Carlos Mayer, presidente da ALETI e vice presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional.
Os números relacionados ao uso de tecnologia aberta em geral confirmam o fenômeno: enquanto no Brasil 38% das empresas afirmam usar tecnologia aberta em seus processos internos com frequência ou de forma contínua, esse índice é de 55% nos países do Cone Sul e na Península Ibérica.
Maior ainda é a diferença obtida na disponibilização da tecnologia das empresas no modelo aberto: enquanto no Brasil essa prática é comum em apenas 9% das empresas, no Cone Sul este índice alcança a 22%, e na Península Ibérica a 28%.
O Censo ALETI foi realizado junto a 849 empresas de Tecnologia da Informação de 17 países membros da federação, abrangendo a América Latina, Caribe, Portugal e Espanha.


Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource