Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Google libera o código de sistema para testar apps iOS

21 de Fevereiro de 2016, 1:01, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

EarlGrey-600x294

EarlGrey já está em github, uma ferramenta criada por Google que entra no mundo do código livre para que os desenvolvedores possam construir e testar aplicativos de provas de código para iOS de forma segura e simples.

Escrito em Objective-C, não em Swift, dispõe de licença Apache, e é o sistema que Google estava usando para testar seus próprios aplicativos para iPhone e iPad, como YouTube, Google Calendar, Google Photos, Google Translate, Google Play Music e muitas outras.

Siddartha Janga comenta os detalhes neste post, onde explicam os diferentes testes que esta ferramenta pode realizar (como testes de visibilidade, por exemplo, que detectam que os elementos de interação estão sempre visíveis).

O site Venturebeat lembra que em 2012 Google já liberou J2ObjC, uma ferramenta criada com Java que permite transformar apps android em Objective-C, para iOS.

Tanto a documentação como algumas demonstrações podem ser acessadas através da nova página de Github, embora vale lembrar que só é compatível com versões iOS 8 e superiores.

Com informações de Wwwhat’s New.



Valve disponibiliza driver NVIDIA com suporte à API Vulkan para a versão beta do SteamOS

21 de Fevereiro de 2016, 0:25, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

steamos-Vulkan

A Valve liberou nesta quinta-feira (18) mais uma nova atualização para o canal beta do SteamOS Brewmaster (brewmaster_beta), o update 2.63, substituindo a versão beta anterior 2.61 anunciada pela empresa no final de janeiro, o que trouxe pacotes atualizados dos repositórios do Debian 8.3 (Jessie). Entre as novidades, o SteamOS Brewmaster 2.63 Beta traz uma nova versão do driver de vídeo NVIDIA 355 que inclui suporte para a API gráfica Vulkan.

Além disso, a Valve também corrigiu uma vulnerabilidade de segurança no Glibc, na qual todo mundo está falando nesses últimos dias e disponibilizou algumas atualizações necessárias para softwares como o Iceweasel, cURL, Kerberos (KRB5), MySQL 5.5 e libgcrypt20, tornado o sistema operacional mais estável e confiável.

Caso você esteja curioso e queira experimentar o SteamOS Brewmaster 2.63 Beta, você pode fazer download da imagem ISO do sistema operacional através deste link. Contudo, vale ressaltar que esta é uma versão beta, ou seja, erros são esperados.

Mais detalhes sobre todas as novidades presentes na nova atualização para a versão beta do SteamOS, podem ser conferidas no anúncio oficial, clicando aqui.

Com informações de Softpedia, Valve e LinuxBuzz.



Firefox para iOS fica mais rápido com 3D Touch e outras novidades

21 de Fevereiro de 2016, 0:22, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

firefox

Nesta semana, a Mozilla liberou a mais recente versão do Firefox para iOS, que traz melhorias para tornar o navegador mais simples, tirando vantagem das mais novas features de hardware e software do iOS.

No iPhone 6S e no 6S Plus, o Firefox para iOS agora oferece 2D Touch para ajudar os usuários a acessar os recursos mais usados de forma mais rápida. Para isso, basta pressionar o ícone do aplicativo do Firefox para abrir o menu de acesso rápido que tem atalhos para abrir o último favorito, abrir uma nova aba privada ou uma aba guia.

O Firefox para iOS também suporta Peek and Pop,que permite visualizar uma aba e realizar ações nela, como adicionar à lista de leitura, copiar URL ou fechar aba com menos etapas. Não é mais necessário clicar na página,esperá-la carregar e, em seguida, clicar novamente para usar esses recursos.Em vez disso, é possível visualizar o conteúdo pressionando levemente uma abano menu de abas, e, então, deslizar para cima para acessar esses atalhos.

Para acelerar as pesquisas em abas abertas, o Firefox para iOS permite que você digite sua busca diretamente na Spotlight Search Bar no iPhone, iPad ou iPod. Além disso, ficou mais fácil gerenciar logins salvos com o Firefox para iOS – é possível pesquisar, filtrar, visualizar e editar seus logins salvos em Configurações, estejam eles armazenados localmente ou sincronizados com contas do Firefox.

Com informações de Mozilla e Imasters.



A Linux Foundation está trabalhando em seu próprio sistema operacional para a Internet das Coisas

21 de Fevereiro de 2016, 0:21, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Zephyr

A organização sem fins lucrativos Linux Foundation anunciou na última quarta-feira (17) que está trabalhando em um novo projeto para a crianção de um RTOS (Real-Time Operating System, ou Sistema Operacional de Tempo Real) baseado no kernel Linux e desenvolvido especialmente para dispositivos da “Internet das Coisas” (IoT da sigla em inglês).

Chamado de Zephyr Project, a nova empreitada promete ser um esforço colaborativo de código aberto, onde qualquer pessoa pode ajudar a construir o sistema operacional mais poderoso em tempo real para o ecossistema da Internet das Coisas. O novo SO estará disponível em dispositivos tanto para os consumidores como em ambientes industriais, que no momento está varente de uma plataforma segura e escalável, que permite conectividade sem costura.

O Zephyr Project nasceu porque um grande número de dispositivos da Internet das Coisas requerem um Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS), abordando as pegadas de memória mais ínfimo e oferecendo aos desenvolvedores uma plataforma modular para a construção de aplicativos inovadores. Atualmente, diversas empresas  já mostraram o seu interesse, como a Intel Corporation, Synopsys, NXP Semiconductors N.V. e UbiquiOS Technology Limited.

A Linux Foundation afirma que o Zephyr Project irá mudar a forma como vemos o ecossistema da Internet das Coisas e como a conhecemos, além de ser possível incorporar todos os tipos de ferramentas poderosas para ajudar os desenvolvedores a criar novas tecnologias.

Ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento, o Zephyr precisa de toda a atenção, principalmente, dos desenvolvedores que querem contribuir para o seu sucesso, e a Linux Foundation convida qualquer um a fazer parte do mais avançado e open source RTOS para dispositivos da Internet das Coisas.

O novo projeto da Linux Foundation também estará presente na Embedded World 2016, evento que acontecerá no dia 24 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha. Mais detalhes sobre o Zephyr Project, você confere no anúncio oficial, clicando aqui.

Com informações de Softpedia, The Linux Foundation e LinuxBuzz.



Devs do Ubuntu já estão se preparando para substituir a atual central de programas pelo GNOME Software

19 de Fevereiro de 2016, 18:00, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

gnome-software

Uma das maiores mudanças que estão sendo preparadas para o próximo Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) com certeza é a substituição da Central de programas do Ubuntu, também conhecida como Ubuntu Software Center, pelo GNOME Software. Recentemente, os desenvolvedores da Canonical anunciaram que já estão preparando os mantenedores dos repositórios oficiais para a nova aplicação.

Tanto o Ubuntu Software Center quanto o GNOME Software trazem as mesma funcionalidades, fornecendo aos usuários uma interface limpa e amigável para o gerenciamento dos aplicativos e pacotes disponíveis nos repositórios.

Mesmo que o GNOME Software seja um aplicação mais atualizada e mais rápida que o Ubuntu Software Center, que ainda carece de algumas das funcionalidades, os desenvolvedores da Canonical ainda precisam fazer algumas alterações importantes, caso eles queiram proporcionar aos usuários a mesma experiencia, como classificar uma aplicativo ou deixar um comentário.

Contudo, ainda não é o bastante que novas funcionalidades sejam implementadas no GNOME Software, para deixa-lo completo e pronto para o Ubuntu, mas é necessário também que os aplicativos disponíveis nos repositórios se adaptem ao novo software.

“Para fazer com que os aplicativos possam ser exibidos na nova central de software [GNOME Software] e para corrigir algumas peculiaridades nas aplicações apresentadas, pode ser necessário fazer ajustes nos pacotes. Precisamos de desenvolvedores para ajudar com isso. Atualmente, existem diversos pacotes com erros que fazem com que o gerador AppStream não inclua esses pacotes. Queremos obter o maior número possível de pacotes corrigidos antes do lançamento do [Ubuntu] 16.04, a fim de proporcionar uma experiência de qualidade”, diz Iain Lane, da Canonical.

O AppStream está disponível em diversas distribuições Linux. É um formado de XML que fornece metadados para os componentes de software e existe um site que controla o progresso de pacotes modificados.

O Software GNOME no Ubuntu 16.04 LTS vai manter muitas das características do Ubuntu Software Center, incluindo as críticas já existentes, comentários e classificações. Manter tudo isso é uma tarefa difícil para os desenvolvedores, mas isso deve ser concluído rapidamente, uma vez que a data de lançamento para o sistema operacional está se aproximando rapidamente.

O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está previsto para ser lançado em 21 de abril e, por conta de suas novas características e funcionalidades já anunciadas, está deixando muita gente ansiosa para o lançamento.

Com informações de Softpedia, Ubuntu e LinuxBuzz.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource