Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Jogando Frets On Fire no Fedora 18

1 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

frets::Introdução::
A cada dia que passa estou percebendo a evolução dos jogos para Linux. Este fenômeno está acontecendo, basicamente, devido a dois fatores: a abertura de algumas empresas como a Valve (que está disponibilizando o Steam) e aos colaboradores do Linux no mundo todo. Portanto, se você usa qualquer uma distribuição Linux, use a camiseta e divulgue-a. É isso que torna o Linux vivo e que garantirá mais do que sua sobrevivência: seu crescimento. Hoje vou falar de um destes jogos, que foi demonstrado publicamente em 2012 durante o Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre: “Frets On Fire”, uma espécie de “clone” do Guitar Hero.

::Instalando as dependências::

Antes de mais nada será necessário instalar algumas dependências, programas necessários para rodar o jogo.
Para tanto, abra um terminal, logue como root (su) e digite os comandos abaixo um a um, para instalá-los:
yum install python
yum install PyGame
yum install PyOpenGL
yum install numpy

Será necessário, também, instalar o Python Imaging Library. Baixe o arquivo aqui:
http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/26/dist/31/size/515960/name/python-imaging-1.1.7-7.fc18.src.rpm

Logado como root, navegue até a pasta onde você baixou (normalmente é cd /home/usuario/Downloads) e mande executar:
rpm -ivh python-imaging-1.1.7-7.fc18.src.rpm

Outra coisa que estou utilizando no meu note (Fedora 18) são os ícones do desktop (como era com o antigo Gnome). Mantenho o visual agradável do Gnome 3, com todos os seus recursos, e tenho os atalhos que quero no desktop. Para que isso seja possível, uma linha de comando instala o Gnome Tweak tools:

yum install gnome-tweak-tool

Depois de instalado, abra-o e logo no primeiro item (desktop/Área de Trabalho) escolha os ícones que você quer que apareçam. O único que mantenho desmarcado é mostrar os volumes montados.

::Baixando o jogo::
Após estas instalações, baixe o jogo: http://fretsonfire.sourceforge.net/
Descompacte para uma pasta no diretório home, recomendo que renomeie esta pasta para “fretsonfire”.
Reinicie o Fedora.

::Criando o atalho::
Se você não se incomoda em abrir o terminal, ir até onde foi descompactado o Frets On Fire com comandos “cd” e digitar python FretsOnFire.py, já pode jogar tranquilamente. Mas se você quer um atalho configurado, siga o tutorial. Primeiramente vamos criar um script. Num terminal, sem logar como root, rode os seguintes comandos, dando enter depois de cada um:
cd /home/usuario/
mkdir jogo
cd jogo
gedit comandos.sh

Abrirá uma tela do editor de texto, cole o seguinte:

#!/bin/bash
cd /home/usuario/fretsonfire/src
python FretsOnFire.py
exit 0

Salve e feche o arquivo. Não se esqueça de substituir “usuario” pelo seu login no fedora. Torne o arquivo executável pelo terminal:

su
chmod +x comandos.sh

Agora vamos criar um ícone para o programa no desktop. No terminal, sem estar logado como root, digite:
gedit fretsonfire.desktop

Abrirá o editor Gedit, cole o seguinte:

#!/usr/bin/env xdg-open

[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Frets On Fire
GenericName=Frets On Fire
Comment=
Exec=/home/usuario/jogo/comandos.sh
Icon=
Terminal=true
Type=Application
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;application/vnd.mozilla.xul+xml;text/mml;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;
StartupNotify=true
Categories=Game;
Keywords=Game;
X-Desktop-File-Install-Version=0.21
Name[en_US]=Frets On Fire

Salve e feche o arquivo. Não se esqueça de substituir “usuario” pelo seu login no Fedora. Entre nas propriedades do ícone, escolha uma imagem para ele, que tal http://images.pbidir.com/progicons/fretsonfire.png  ? Execute o atalho e voilá. É só jogar.

::Jogando::

Após abrir o jogo você escolhe a música e manda ver. As teclas F1, F2, F3 e F4 devem ser tecladas junto com o “Enter” para ir marcando os pontos e acertando nas notas (exemplo: para tocar a 1ª “corda”, pressione simultaneamente F1 + enter. O jogo também possui um tutorial que dá várias dicas. Cuidado para não viciar… :-)

::Considerações finais::

O atalho abre um script, que se encarrega de abrir um terminal (que em seguida fica em segundo plano), navega até a pasta onde está o jogo e o executa via Python. Com isso você não precisa abrir o terminal para executar o jogo, somente clique no atalho e pronto. Deu um trabalhinho? Talvez sim. Mas é assim que vamos evoluindo no Linux, olhe o conhecimento que você já adquiriu. Abraços!



Lançado WordPress 3.5.1

1 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

01-02-2013_wordpress_logo

WordPress 3.5.1 já está disponível. A Versão 3.5.1 é a primeira versão de manutenção das versão 3.5, corrigindo 37 bugs. Também é um lançamento de segurança para todas as versões anteriores do WordPress. Para obter uma lista completa de mudanças, consultar a lista de tickets e changelog, que incluem:

  • Editor: previne que certos elementos HTML sejam removidos inesperadamente ou modificados em casos raros;
  • Media: corrige uma série problemas de compatibilidade no gerenciador de novas mídias;
  • Redes: Sugerir reescrever as regras adequadas ao criar uma nova rede;
  • Evitar mensagens programadas de ser despojado de HTML certos, como o vídeo incorpora, quando eles são publicados.
  • Contornados alguns erros de configuração que podem ter levado o JavaScript na área de administração do WordPress a falhar;
  • Suprimir alguns avisos que poderiam ocorrer quando um plugin mau utilizado do banco de dados ou APIs do usuário.

Além disso, um bug que afeta servidores Windows rodando o IIS pode impedir a atualização de 3.5 para 3.5.1. Se você receber o erro “Diretório de destino para o streaming de arquivos não existe ou não é gravável”, você terá que seguir os passos descritos no Codex.

O WordPress 3.5.1 também aborda as questões de segurança:

  • Uma vulnerabilidade server-side de falsificação de solicitação e varredura de portas remotas usando pingbacks. Esta vulnerabilidade, o que poderia ser usada para expor informações e comprometer um site, afeta todas as versões anteriores do WordPress. Isso foi corrigido pela equipe de segurança do WordPress, que agradece aos pesquisadores de segurança Gennady Kovshenin e Ryan Dewhurst por contribuir com este trabalho.
  • Dois casos de cross-site scripting via códigos de acesso e conteúdo do post. Estas questões foram descobertas por Jon Caverna da equipe de segurança do WordPress.
  • A vulnerabilidade de script cross-site na biblioteca externa Plupload. Graças à equipe Moxiecode pelo trabalho juntamente com a equipe do WordPress foi possível liberar Plupload 1.5.5 para resolver esse problema.

Baixe 3.5.1 ou visite Painel (Dashboard) → Atualizações na administração do seu site para atualizar agora.

Com informações de WordPress.



Como o mundo consome mídias sociais

1 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

01-02-2013_midias_sociais

Se Pinky e o Cérebro nos ensinaram uma coisa, é que tomar o mundo é difícil. Mas, novamente, as mídias sociais fazem com que isso pareça muito fácil.

Durante a última década o uso de mídias sociais têm sido uma das atividades mais rápidas e universalmente adotadas desde a invenção da respiração. Mais da metade do mundo de 2,4 bilhões de usuários de Internet entram em uma rede social regularmente – um número que está aumentando rapidamente.

Mesmo sem a China, a população mundial de Internet, o Facebook, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Percebe-se portanto, que os números para a adoção de mídia social são impressionantes.

Confira o infográfico abaixo, feito pela Social Jumpstart e hasai, para mais informações sobre o uso global de mídia social.

01-02-2013_Rise-of-Social-Media-Infographic1

Com informações de Mashable.



Instalando o Kdenlive 0.9.4 no Ubuntu, Linux Mint e derivados

1 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

30-01-2013_kdenlive_kdenlive-094-small

Basta seguir os passos a seguir para ter  o Kdenlive 0.9.4 devidamente instalado em seu Ubuntu, LinuxMint e derivados.

Os procedimentos a seguir devem ser feitos com privilégios de administrador, logo, utilize o “sudo” antes de cada um dos comandos ou então utilize o comando “su” para ter privilégios de root.

apt-add-repository ppa:sunab/ppa
apt-get update
apt-get install kdenlive

Sobre o Kdenlive

O Kdenlive é um poderoso e intuitivo editor de vídeo multi-track, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. O software é totalmente gratuito e free software, tal como definido pela fundação GNU.

Se você não conhece o Kdenlive, recomendamos fortemente que o faça. É um excelente software de edição de vídeos. A equipe da Espírito Livre o utiliza e recomenda.

Recentemente noticiamos o lançamento da versão 0.9.4 do Kdenlive. Sendo assim, outras informações sobre esta versão, podem ser esclarecidas aqui.



Rumor: Telefônica Vivo assume o controle da organizadora da Campus Party

1 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

01-02-2013_logo-campus-party
A Telefônica Vivo teria assumido o controle da Futura Networks, empresa de eventos organizadora da Campus Party, conforme publicado pela Exame.com, ontem, dia 31 de janeiro.
Ainda de acordo com o portal, os funcionários envolvidos com a feira de tecnologia foram informados da aquisição em janeiro. Se confirmada a notícia, a próxima edição da Campus Party, prevista para julho, em Recife, já acontecerá sob o comando da operadora espanhola, uma das principais patrocinadoras do evento.
As empresas foram procuradas, mas não quiseram comentar o assunto. A Campus Party está em sua sexta edição no Brasil e consolidou-se como o principal encontro tecnológico do país. Anualmente, milhares de pessoas de todas as idades compartilham interesses em torno do mundo digital e discutem as evoluções do setor.
Com informações de Exame.com e Olhar Digital.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource