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Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Como ser um programador acima da média

5 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Ser um programador acima da média não é tão difícil e tem alguns benefícios. Quando é a hora daquela avaliação anual, geralmente parecemos muito bons. A demanda por programadores está alta, e programadores acima da média tem melhores chances de novos trabalhos, promoções e novos projetos divertidos. E, praticamente qualquer programador pode ser acima da média. Você não precisa ser um RockStar talentoso (criador de uma linguagem) ou despejar sua existência na programação para chegar lá. Em minha experiência, é uma simples questão de hábitos.

Durante as últimas duas décadas de programação, eu venho tentando aprender os hábitos dos bons programadores à minha volta. Prestando atenção no que eles fazem de diferente. Eu tive a oportunidade de trabalhar com alguns RockStars e com outros programadores abaixo da média. Isto me fez traçar um paralelo e perceber as diferenças com mais facilidade.

Hábitos de um Programador Acima da Média

  1. Abraçe as mudanças. Você não precisa ser o cara que iniciou a mudança. Mas, abraçe-a e vá junto com ela. Olhe para internet há dez anos. Ou, olhe antes dos processadores multi-cores. A paisagem está sempre em mudança. Abraçe essa mudança.
  2. Não trabalhe muitas horas no seu trabalho diário. Nós só somos produtivos algumas horas por semana. E, nós encontrados inspiração e felicidade em muitas outras partes da vida. Quando estamos com a bateria cheia é mais fácil programar bem.
  3. Tenha um projeto de programação para mexerAlguma coisa um pouco diferente do seu trabalho diário é algo divertido em “trabalhar”. Isto ajuda à vermos as coisas de um jeito diferente. Pense nisso desta forma. Um corredor de maratona que regularmente joga um basquete trabalha os músculos de maneiras diferentes. É divertido, é exercício, e mais.
  4. Aprenda Sem Parar. Isto vai junto com a abraçar a mudança. Quando eu comecei a programar eu usava Pascal em DOS. A Internet ainda era um sonho pra alguns. Muitas coisas de programação e técnicas que nós teremos daqui à 20 anos são sonhos pra muitos hoje. Haverá muito o que aprender.
  5. Invista um tempo para entender pequenos detalhes. Por exemplo, quando estiver desenvolvendo qualquer interface pra internet, existem coisas que você pode fazer para que o seu sistema/site carregue e execute mais rápido para o usuário final. Existem pequenas coisas como esta em todos os lugares na programação que nós podemos fazer que seja presente em nossos métodos regulares de programação.

Programadores de nível médio ou mesmo abaixo da média podem levar algum tempo para escrever testes, seguir padrões de codificação, documentar seu código, e outras coisas simples.Levar isso ao próximo nível é frequentemente apenas uma questão de alguns hábitos.

Original: http://engineeredweb.com/blog/be-better-than-average-programmer/
Por: Matt Farina

Fonte: http://blog.allanfreitas.com.br

 



Traduzindo o Blender 2.65 para o português

5 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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Siga os passos abaixo para traduzir o seu Blender para o português do brasil, são apenas 4 passos simples de serem executados e que vão ajudar muitos no começo de seu aprendizado nesta fantástica ferramenta.

Passo 1: Abra o Blender.

01

Passo 2: Vá até o menu “File” e clique na opção “Users Preferences”, observe a figura abaixo;

02
Passo 3: Na tela que se abriu, vá até a aba “System” e marque a opção“International Fonts”, pronto começamos a tradução… continuando, aproveite para marcar as caixinhas “Interface” e “Dicas”, além de selecionar “Português do Brasil” na seleção de linguagens, como mostramos na próxima figura.

03

Passo 4: Confira todos os passos e se o seu Blender ficou em portugues, basta fechar a janela acima e se quiser conferir se deu tudo certo, basta fechar a interface do Blender e abri-la novamente, veja abaixo.

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Atualização:  Ivan Paulos Tomé, que é um dos colaboradores do Blender aqui no Brasil, informou através de mensagem que, caso o usuário não salve estas configurações como padrão, nas próximas vezes que abrir o Blender, ele estará novamente em inglês (default). Fica a dica! Obrigado Ivan pelo comentário.
Fonte: aqui


Traduzir o Blender 2.65 em português

5 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Siga os passos abaixo para traduzir o seu Blender para o português do brasil, são apenas 4 passos simples de serem executados e que vão ajudar muitos no começo de seu aprendizado nesta fantástica ferramenta.

Passo 1: Abra o Blender.

01

Passo 2: Vá até o menu “File” e clique na opção “Users Preferences”, observe a figura abaixo;

02
Passo 3: Na tela que se abriu, vá até a aba “System” e marque a opção“International Fonts”, pronto começamos a tradução… continuando, aproveite para marcar as caixinhas “Interface” e “Dicas”, além de selecionar “Português do Brasil” na seleção de linguagens, como mostramos na próxima figura.

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Passo 4: Confira todos os passos e se o seu Blender ficou em portugues, basta fechar a janela acima e se quiser conferir se deu tudo certo, basta fechar a interface do Blender e abri-la novamente, veja abaixo.

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Fonte: aqui


Menu de sincronização com a nuvem será adicionado no Ubuntu 13.04

4 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

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A versão 12.04 do Ubuntu, que sairá tradicionalmente em março deste ano, contará com um novo item na barra de menu para os serviços de computação em nuvem.

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Imagem: reprodução OMG Ubuntu

 

O novo item será para possibilitar melhor controle sobre os serviços de sincronização com a nuvem que estão rodando em background. Com ele será possível ver os serviços que estão rodando, controlá-los e obter mais informações, como últimas sincronizações do Ubuntu One, por exemplo.
 
Os aplicativos que utilizarem sincronização com a nuvem poderão incluir em suas configurações uma opção “Mostrar {nome do aplicativo} na barra de menu” para que o usuário possa controlar os aplicativos que estão no menu.

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Imagem: reprodução Wiki Ubuntu

 Fontes: OMG Ubuntu  e Ubuntu Wiki



Lançada edição n.41 da Revista Espírito Livre

3 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #041 - Agosto 2012

Revista Espírito Livre – Ed. #041 – Agosto 2012

Revista Espírito Livre - Ed. n #041 - Agosto 2012
Revista Espírito Livre - Ed. n #041 - Agosto 2012

No passado, o desenvolvimento e criação de peças gráficas, objetos, jogos e animações com o uso de ferramentas de 3 dimensões, ou simplesmente 3D era restrito a poucos usuários. As ferramentas disponíveis eram caras, funcionaram em sistemas operacionais específicos, o seu manuseio era complexo e o hardware necessário para usar tais ferramentas deveria esbanjar performance. O tempo passou e algumas coisas mudaram neste cenário. Comecemos então pelo fim…

A primeira coisa que eu penso que mudou drasticamente do passado para o presente é que para se produzir algo de qualidade, não dependemos unicamente de um super computador. Claro, que, se tivermos um a nossa disposição, a produção do que quer que seja acelerará. Porém este não é mais um grande problema, tendo em vista que notebooks tem poder de processamento invejáveis, e para o uso regular de uma ferramenta de 3D, bastante aceitável, inclusive.

O grau de complexidade, bom… confesso que não notei tantas mudanças na última década. Artistas são artistas, não interessa qual paleta de cores irá usar. Agora para os leigos, o buraco é bem mais embaixo.

E para quem não quer gastar, sem abrir mão da qualidade, uma excelente opção para a produção 3D, desenvolvimento de games, animações e outros é o Blender, que está sendo tratada com bastante atenção nesta edição (agradecimento especial ao Cadunico que nos ajudou bastante na produção desta edição). Seu código é aberto e tem pacotes para diferentes sistemas operacionais, algo nem sempre comum com outras soluções “comerciais”.

A facilidade de termos um Blender a nossa mão, bastando um simples “apt-get install blender” (para os usuários Debian, Ubuntu e derivados) já nos possibilita estar diante de uma ótima ferramenta sem muito esforço. Agora, se você irá descobrir o Rembrandt que há dentro de você, isto são outros quinhentos…

Um abraço forte a todos e até mais!



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