Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Instalando o Sunflower File Manager no Ubuntu, Linux Mint e derivados

10 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Sunflower_01

Sunflower

O Sunflower é um gerenciador de arquivos pequeno e altamente personalizável com duplo painel para GNU/Linux e com suporte a plugins. Ele se destina a ser um gerenciador de arquivos fácil de usar e poderoso, que integra perfeitamente ao ambiente de desktop GNOME (mas não limitado a apenas este). O projeto está licenciado em GNU GPL v3.

Para instalar o Sunflower no Ubuntu 12.10, Ubuntu 12.04 ou Linux Mint, abra o Terminal (Pressione Ctrl+Alt+T) e copie os seguintes comandos no Terminal:

  • sudo add-apt-repository ppa:atareao/sunflower
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install sunflower

Para instalações no Fedora/OpenSuse/Mandriva/PcLinuxos visite a página de Download.

Fonte: Sunflower e Noobs Lab



Conheça o Sunflower File Manager

10 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Sunflower_01

Sunflower_01

O Sunflower é um gerenciador de arquivos pequeno e altamente personalizável com duplo painel para GNU/Linux e com suporte a plugins. Ele se destina a ser um gerenciador de arquivos fácil de usar e poderoso, que integra perfeitamente ao ambiente de desktop GNOME (mas não limitado a apenas este). O projeto está licenciado em GNU GPL v3.

Atualmente, esse projeto ainda está em sua fase alfa. Se você encontrar algum bug ou queira fazer algum pedido de recurso, crie uma nova entrada na issue list. Lançamentos são feitos semanalmente. Se você não pode esperar para o próximo lançamento, você pode encontrar a versão mais recente no repositório.

Sunflower_02

Sunflower_02

Sunflower_03

Sunflower_03

Existem pacotes para Ubuntu, Fedora, PcLinuxOS, Arch Linux, OpenSuse, Mandriva, Mageia, entre outros. Se você é usuário Ubuntu e quer saber como instalar o Sunflower em seu desktop, basta visitar este tutorial aqui no site da Revista Espírito Livre.

A equipe do desenvolvimento informa que novos pessoas podem fazer parte do projeto de várias maneiras. Eles sugerem inicialmente postar sugestões e informações na lista de discussão ou visitar o canal de IRC na Freenode e eles tentarão ajudar o colaborador a começar.

E como de costume, testadores são mais do que bem-vindos. Se você deseja traduzir o Sunflower para a sua língua, basta dar uma olhada na página de tradução na Wiki do projeto.

Ficou interessado?! Saiba mais no site oficial do Sunflower.



2012: O ano do Android

10 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O no de 2012 realmente foi ímpar para o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular da atualidade. Se o Google acertou ou errou ainda não se sabe diante do crescimento meteórico do Android. Mas é evidente que a popularidade deste sistema colocou na mídia e nos bolsos das pessoas um sistema baseado em GNU/Linux, algo impensável a alguns anos atrás.

Abaixo um infográfico que ilustra o ano de 2012 em relação ao Android:

10-02-2013_2012-the-year-of-Android-infographic

 

Fonte: Startapp



O que fazer após a instalação do Fedora 18?

9 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Fedora 18 foi lançado algumas semanas atrás, com o codinome Spherical Cow e tem algumas pessoas que realizaram formatação, mas estão com problemas pós-formatação, problemas com áudio ou flash. As dicas a seguir, deixarão o Fedora 18 redondo, para um grande 2013.

Primeira coisa é abrir o terminal, para isso pressione Alt + F2 e digite terminal. Em seguida entre como Super Usuário, digitando su e depois a senha. Agora digite:

yum upgrade: Para realizar do do sistema operacional e limpeza de código, caso necessário

yum update: Para realizar a atualização dos softwares, caso necessário.fedora18Depois desse procedimento, instale o EasyLife, que auxilia na instalação de diversos aplicativos livre e não livres, dentre eles o Flash-Player e o Skype, marque aqueles que achar mais importantes instalar, simples assim. Para instalar digite: su -c “rpm -Uvh easylife-*.noarch.rpm”.

Caso você tenha qualquer problema com o EasyLife, pode instalar o AutoPlus, que tem função similar, para instalar digite: yum install autoplus ou pelo link http://pkgs.org/fedora-18/rpm-sphere-i586/autoplus-1.4-7.1.noarch.rpm.html

Outra coisa importante, é instalar o FedoraUtils, é um aplicativo para o Fedora, que reúne funções de limpeza e otimização do computador. O programa também auxilia a deixar o boot da máquina mais rápido, gerenciando o que é carregado juntamente com o SO. Além disso, ele proporciona, de maneira mais simples, a instalação de componentes que não acompanham o sistema operacional por padrão. Digite:

su -c “curl http://master.dl.sourceforge.net/project/fedorautils/fedorautils.repo -o /etc/yum.repos.d/fedorautils.repo && yum install fedorautils”

Em seguida, instale o LibreOffice, que agora está na versão 4.0, que está cada vez mais leve, pois houve limpeza de código e foi inserido o recurso visual “Persona”, muito conhecido do Firefox. Digite yum install libreoffice. Para complementar, instale o Open Clipart, que é um conjunto de imagens, figuras e derivados, todos licenciados em Creative Commons, para incrementar o LibreOffice, agora digite: yum install openclipart*.

Para finalizar, outras duas dicas. Primeiro, você pode instalar uma “barra de tarefas”, chamada CairoDock, é uma barra similar aquela barra Dock, do MacOS, para isso digite: yum install cairodock. Segunda dica, para facilitar o acesso ao terminal, deixando sempre disponível, pressionando apenas uma tecla de atalho, geralmente F12, experimente instalar o Yakuake, para isso digite: yum install yakuake.

Agora é só usar o Fedora 18 e façar bonito no trabalho.



Instalando Unity Tweak Tool para Ubuntu 12.10 e Ubuntu 13.04

9 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Unity Tweak Tool (também chamada de Mechanig) é uma nova ferramenta de personalização para o Unity. Tem como objetivo expor as principais possibilidades de configuração do Compiz, Aparência e configurações de desktop em uma interface fácil o suficiente para administrá-los. Atualmente a Unity Tweak Tool está em desenvolvimento, não há versão estável lançada, e por isso você não deve esperar tudo perfeito a partir dela, porém você terá compilações diárias com algumas novas correções.

Unity Tweak Tool - Figura 1

Unity Tweak Tool – Figura 1

Unity Tweak Tool - Figura 2

Unity Tweak Tool – Figura 2

Unity Tweak Tool - Figura 3

Unity Tweak Tool – Figura 3

Unity Tweak Tool - Figura 4

Unity Tweak Tool – Figura 4

Unity Tweak Tool - Figura 5

Unity Tweak Tool – Figura 5

 

Para instalar a Unity Tweak Tool no Ubuntu, abra o Terminal (Pressione Ctrl+Alt+T) e copie os seguintes comandos no Terminal:

  • sudo add-apt-repository ppa:freyja-dev/unity-tweak-tool-daily
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install unity-tweak-tool

Fonte: Unity Tweak ToolNoobsLab



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource