A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Plugin que permite streaming de torrents tem sérios problemas de segurança
12 de Fevereiro de 2016, 22:00 - sem comentários aindaNesta semana, o Pirate Bay e o KickAss Torrents, duas das grandes plataformas de torrent do mundo, adotaram o novo plugin desenvolvido pela equipe do Popcorn Time chamado de Torrents Time. Com ele, é possível assistir a vídeos e consumir conteúdo diretamente do navegador via streaming. No entanto, uma série de críticas estão sendo feitas ao plugin, incluindo algumas relacionadas à segurança.
Andrew Sampson, desenvolvedor do aplicativo de streaming de músicas Aurous, analisou o Torrents Time e descobriu vários problemas que poderiam colocar a segurança dos usuários em risco. Um dos problemas mais preocupantes está relacionado ao CORS, que é o mecanismo que permite que os recursos de uma página da internet possam ser solicitados por um outro domínio. Este é um dos recursos mais importantes para o funcionamento do plugin, ao mesmo tempo que é utilizado por qualquer página em HTML5, o que abre uma brecha para usuários mal-intencionados.
Sampson conseguiu listar sete problemas graves e que podem ser explorados por hackers. Um dos mais graves permite que pessoas mal-intencionadas façam com que o usuário baixe um arquivo de torrent em segundo plano sem que ele saiba. Tudo isso pode ser feito ao se introduzir uma simples linha de código.
Além disso, qualquer pessoa com acesso ao JavaScript do site poderia descobrir o endereço IP do usuário, o país onde ele mora e até mesmo o navegador que ele está utilizando.
Resumindo, o Torrents Time possui sérios problemas de segurança e o recomendável é que os usuários não façam uso do serviço caso queiram se manter protegidos. No entanto, para aqueles que desejam utilizar o plugin, a boa notícia é que o software ainda está em fase beta e que, por isso, alguns (ou todos) os problemas de segurança encontrados poderão ser resolvidos em breve.
Com informações de Andrew Sampson e Canaltech.
Governo dos EUA anuncia parceria com a Linux Foundation para aumentar a segurança online
12 de Fevereiro de 2016, 21:30 - sem comentários aindaA Casa Branca anunciou o seu Plano de Ação Nacional de Segurança Cibernética (Cybersecurity National Action Plan – CNAP), que inclui uma série de medidas e programas para melhorar as capacidades de cibersegurança dentro do Governo Federal e em todo os EUA. Na proposta, a Casa Branca anunciou a colaboração com a Linux Foundation no Core Infrastructure Initiative (CII) visando promover a segurança de padrões, protocolos e programas open source vitais para o funcionamento da Internet.
A Casa Branca informou ainda que está satisfeita e reconhece o trabalho que o CII tem feito para melhorar a segurança do software de código aberto e como ele é usado na Internet, por empresas e governo. A Linux Foundation informou que estão ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Casa Branca e do Departamento de Segurança Interna como eles implementam CNAP e acreditam que as parcerias público-privadas deste tipo pode ter um grande impacto na melhoria melhores práticas de segurança.
O anúncio declara que:
Mesmo à medida que trabalhamos para melhorar nossas defesas hoje, sabemos que a nação deve investir agressivamente na ciência, tecnologia, ferramentas e infraestrutura do futuro para garantir que eles estejam projetados com a segurança sustentável em mente.
O Governo irá trabalhar com organizações como a Core Infrastructure Initiative da Linux Foundation para financiar e assegurar utilitários comumente utilizados, tais como software de código aberto, protocolos e padrões. Assim como nossas estradas e pontes precisam de reparo e manutenção regular, também as ligações técnicas que permitem a auto-estrada da informação flua.
O software opensource está sendo executado o mundo como é de conhecimento de todos. Facebook, Amazon, Twitter e um número crescente de empresas estão usando o Linux e outros softwares de código aberto para construir produtos inovadores como a tecnologia GoPro, Blockchain e muito mais. Os maiores bancos e centros de dados do mundo e da Internet que todos nós usamos para se conectar com tudo e todos estão rodando Linux e outros softwares de código aberto.
Mas enquanto este sucesso tem acelerado o desenvolvimento de tecnologia e reduzido custo, muito pouco tem sido feito para apoiar os desenvolvedores que executam alguns dos projetos mais importantes do mundo – OpenSSL, GnuPG, OpenSSH, NTP e muitos outros projetos que compõem as estradas e pontes referenciadas no plano de ação, mas que a maioria de nós nunca ouviu falar.
Enquanto alguns projetos receberam financiamento e atenção aceitáveis, outros projetos de código aberto críticos continuam com poucos recursos. Esses elos fracos representam riscos que precisam ser resolvidos para a Internet para continuar seu crescimento.
Com informações de Linux.com.
Robô bate recorde e resolve cubo mágico em 0,887 segundo
12 de Fevereiro de 2016, 0:12 - sem comentários aindaUm novo recorde mundial foi estabelecido na resolução do cubo de Rubik, ou cubo mágico. Incrivelmente, um novo robô conseguiu resolvê-lo em menos de 1 segundo. O feito foi conquistado por um robô criado pelo engenheiro industrial Adam Beer. Chamado de Sub1, ele conseguiu resolver o cubo em apenas 0,887 segundo.
Como você pode ver no vídeo abaixo, o robô monta o cubo com o auxílio de três eixos, que estão presentes nos seis lados do cubo. Ele utiliza duas webcams para identificar a configuração atual e, em seguida, ele um algoritmo descobre como resolvê-lo. O Sub1 utiliza peças impressas em 3D e é alimentado por uma placa Arduino.
O algoritmo foi baseado na ideia de que é possível resolver qualquer cubo mágico, não importa a configuração das peças, em apenas 20 movimentos ou menos. No final de janeiro, outra equipe construiu um robô similar que conseguiu resolver o cubo em apenas 0,9 segundo, apenas 0,003 segundo mais lento que o atual recorde.
Já o registro de recorde para humanos é consideravelmente mais lento que o robô, mas não deixa de ser notável. O recorde definido no ano passado foi de Collin Burns, que conseguiu resolver o cubo mágico em apenas 5,25 segundos.
Os criadores do robô Sub1 estão tentando entrar em contato com a equipe do Guinness para certificá-los como recordistas mundiais.
LibreOffice 5.1 chega com interface do usuário redesenhada e com novos recursos
12 de Fevereiro de 2016, 0:07 - sem comentários aindaFoi lançado na última quarta-feira (10) o LibreOffice 5.1 trazendo várias novidades como, por exemplo, uma interface de usuário redesenhada, facilitando ainda mais o uso, melhor interoperabilidade com arquivos OOXML, suporte para leitura e gravação de arquivos em servidores da nuvem, aprimoramentos para o formato de arquivo ODF 1.2, bem como funções adicionais de planilha e recursos adicionais e uma série de melhorias sob o capô.
“LibreOffice 5.1 é mais um passo à frente para concluir a nossa visão de uma suíte de escritório sob medida para as necessidades e preferências do usuário”, diz Bjoern Michaelsen, diretor da The Document Foundation (TDF) e um dos principais desenvolvedores do LibreOffice. “Desde 2010, nós já passamos por ciclos de desenvolvimento diferentes para limpar o código e torná-lo mais ágil. Estamos agora numa fase em que estamos perto de fornecer uma interface de usuário melhor”, concluiu.
O que há de novo no LibreOffice 5.1
Dando uma olhada mais de perto nos novos recursos implementados no LibreOffice 5.1, podemos notar uma interface gráfica de usuário completamente reorganizada que torna mais conveniente e mais rápido para os usuários acessarem recursos mais usados da suíte de escritório. Há agora um novo menu para cada um dos principais componentes do LibreOffice, como Calc, Impress, Draw e Writer. Além disso, muitos dos comandos de menu e ícones foram reposicionados.
Interoperabilidade com formatos proprietários é novamente uma das funcionalidades mais pedidas para a suíte de escritório gratuita, e o LibreOffice 5.1 promete adicionar um melhor suporte para documentos criados com softwares proprietários, incluindo o Microsoft Office 2016 e o Apple Keynote 6. Planilhas criadas com a aplicação Gnumeric também são melhor suportadas no LibreOffice 5.1.
Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 5.1 adiciona novas funções de planilha (Calc), tais como uma engine de fórmulas melhorada com características como linha adesiva e âncoras de coluna, suporte para o formato ODF 1.2, interoperabilidade com planilhas OOXML e melhorias para tabela estruturada de referências. Além disso, os usuários agora podem acessar documentos armazenados em servidores de arquivos remotos como o Google Drive, Sharepoint e Alfresco através do menu Arquivo.
Mais detalhes sobre o LibreOffice 5.1 podem ser encontrados nas notas de lançamento no site oficial, através deste link. O download da nova versão da suíte de escritório pode ser feito clicando aqui.
Com informações de Softpedia, The Document Foundation[1] [2] e LinuxBuzz.
Chrome para Android vai se comunicar com dispositivos inteligentes ao seu redor
12 de Fevereiro de 2016, 0:05 - sem comentários aindaParte do plano do Google para abordar a Internet das Coisas envolve colocar beacons, que funcionam via Bluetooth de baixa energia, em diversos cantos do mundo para que eles se comuniquem com smartphones. O próximo passo em direção a esse objetivo é o lançamento da versão 49 do Chrome para Android, que será capaz de interagir com estes dispositivos.
A tecnologia de beacon do Google, chamada Eddystone, foi anunciada no ano passado juntamente com o suporte para a versão iOS do Chrome. Na primeira vez que o usuário entra em contato com um beacon, ele recebe uma notificação perguntando se quer autorizar o que o Google chama de “Web física”. Se o recurso for ativado, o usuário passa a receber notificações relacionadas aos dispositivos interativos que estão ao seu redor.
“Descubra páginas da Web relevantes à sua volta usando a Web física com o Chrome para Android e iOS. Por exemplo, se você está perto do pôster de um filme que faz parte da Web física, o Chrome pode mostrar uma página da Web com um trailer e horários de exibição nas proximidades”, explica o Google em sua página de ajuda sobre a Web física.
Em uma demonstração do recurso, o Google cita uma máquina de venda automática que oferece àqueles que passam perto dela a possibilidade de ganhar doces.
Os beacons ainda não têm sido amplamente utilizados, mas a fabricante Radius Networks, por exemplo, implantou 1.500 dispositivos do tipo na Consumer Electronics Show, que aconteceu no início deste ano, para ajudar os participantes a se encontrarem pelos vastos estandes.
A possibilidade de se localizar no interior de edifícios com precisão é um dos benefícios da tecnologia, mas agora é hora de explorar seu potencial para comerciantes e lojas que desejam utilizá-la para chamar a atenção de quem passa próximo a eles.
Com informações de Chromium Blog e Canaltech.