A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado MiniTube 2.0
11 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO MiniTube é um browser para Youtube, Flash-free, que permite visualizar e baixar vídeos deste popular serviço de compartilhamento de vídeos.
Este lançamento apresenta:
- Acesso a categorias do YouTube como “Mais Popular”, “destaque”, etc;
- Seleção por país;
- Thumbnails maiores 16:9;
- Reprodução de vídeo em um único clique na lista;
- ”Mostrar 10 Mais”, com um único clique;
- Miniaturas de vídeo agora são armazenados em cache;
- Integração com o tema Ambiance do Ubuntu;
- Entre outros.
Muitas traduções ainda faltar ser finalizadas e a equipe de desenvolvimento convida aos interessados que se juntem a equipe de tradução no Transifex.
O MiniTube é uma aplicação gratuita para Ubuntu, e paga para Windows e OS X. A versão 2.0 está disponível por enquanto apenas no site oficial do MiniTube. Você consegue instalá-lo via Central de Programas do Ubuntu, porém a versão disponível neste local é a 1.9.
Importante ressaltar que o MiniTube tem seu código-fonte licenciado sob a GPL – GNU General Public License. O código está hospedado no Gitorious.
A lista completa de novidades deste lançamento você encontra aqui.
Outras informações sobre o Minitube podem ser adquiridas no site oficial.
Não abra mão da sua liberdade na área mobile
11 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaComplicado ter um gadget móvel e não saber quais apps que vem nele são Software Livre. Já passou por isso? Muitos linuxers preferem não ter/usar tablets e smartphones por não ter como descobrir o real nível de segurança do que está instalado. Infelizmente, a avalanche de notícias sobre malware no Android servem como prova de que não era mera questão de fanatismo ou paranoia.
Pensando nisso, surgiu o repositório F-Droid, que contem apenas APPs licenciadas como Software Livre (não apenas GPL, mas Apache e diversas outras).
Gostaria de instalar e conhecer melhor as ofertas desse repositório? Então confira esse tutorial de Neno Molina para o portal portal Software Livre Mobile.
Razor-qt rumo a versão 1.0, Qt 5 e Wayland
11 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaRazor-qt é o ambiente de trabalho leve baseado em Qt que se apresenta como uma alternativa de área de trabalho muito mais leve em relação ao KDE. É de natureza semelhante ao XFCE, mas escrito em Qt ao invés de GTK. Este ambiente de trabalho em Qt está rumo ao seu próximo lançamento e seus desenvolvedores estão animados quanto ao Qt 5 e Wayland.
A última versão lançada do Razor-qt foi a 0.5. Jerome Leclanche da equipe Razor-Qt compartilhou informações interessantes do projeto de código aberto na semana passada durante a FOSDEM 2013.
A filosofia do Razor qt continua focando-se em aplicações centrais leves, dependências mínimas e promoção de aplicativos de terceiros. Entre os desafios para o Razor-qt estão o fato de que normalmente programadores desenvolvem para as duas plataformas mais comuns (ou seja, KDE e GNOME), faltando aplicativos Qt autônomos que passem sem dependências do KDE.
Leclanche informou que o Razor-qt 0.6.0 será lançado em breve. Entre as características planejadas para a v 0.6.0 estão suporte a vários monitores, suporte inicial ao Qt5, suporte a agrupamento de tarefas, suporte para várias linhas dentro do painel, uma interface gráfica para o abrir múltiplas instâncias do painel, entre outros.
Passado o lançamento v0.6 próximo, Razor-qt 1.0 será o próximo passo e os desenvolvedores já estão com planos para apoiar Qt 5.x e Wayland.
Os slides sobre a apresentação durante a FOSDEM podem ser encontrados aqui (PDF). Para aqueles que procuram experimentar o Razor-qt, há um PPA para usuários Ubuntu / Debian, pacotes do AUR para o Arch Linux, pacotes para Gentoo através do Portage, e para os demais, basta consultar o código no GitHub.
Enlightenment E18 pode ser lançado este ano
11 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO desenvolvedor por trás do famoso gerenciador de janelas Enlightenment, “Rasterman”, informou que o Enlightenment E18 pode ser lançado no Natal de 2o13. Apesar de ter demorado mais de uma década para liberar o Enlightenment E17, ele está vendo a possibilidade de fazer um grande lançamento a cada ano.
No final de janeiro houve o primeiro release de desenvolvimento do E18 e Carsten Haitzler (Rasterman) confirmou na semana passada no FOSDEM 2013 sobre os planos para o próximo grande lançamento e também passou pelos principais características do E17.
Os detalhes importantes para a ação é que os desenvolvedores deste gerenciador de janelas alternativo já estão trabalhando em E18, seu objetivo é liberar EFL 1.8 em abril ou maio (o Enlightenment Foundation Libraries que gerenciam o visual da área de trabalho e janelas), e eles estão a tentar fazer “uma grande liberação por ano.” Isso significa que agora poderemos ver o E18 oficialmente antes do Natal.
Enlightenment E18 vai “além desktop” e vai na direção de ser “um gerenciador de janelas para a todos administrar”. Importante ressaltar que a Samsung já se mostrou interessada em apoiar o Enlightenment. E18 também será mais polido e terá mais perfis padrão, o trabalho sobre a minimização do uso de CPU e GPU, usar menos memória física e não causar qualquer troca de disco, e outras formas de preservar o uso de menos energia, a fim de estender a vida útil da bateria de sistemas.
Para aqueles que não usam renderização baseada em GPU, a liberação do próximo Enlightenment tentará entregar uma renderização mais rápida de software e fará uso de vários processadores.
Desenvolvedores do Enlightenment estão ainda trabalhando na integração de suporte para Wayland para proporcionar uma experiência mais eficiente, ser “próximo ou melhor do que o Android”, e oferecer maior segurança. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para o Enlightenment / EFL para que esteja totalmente pronto para o Wayland.
Todos os slides da apresentação sobre o Enlightenment E17 e E18 podem ser descarregados aqui (slides em ODP).
Com informações de Phoronix.
Minecraft para Raspberry Pi está disponível para download
11 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaVocê deve se lembrar que a empresa Mojang havia mencionado algo sobre o Minecraft: Pi Edition a alguns meses atrás. Seria uma versão gratuita do Minecraft que iria rodar no Raspberry Pi – o famoso e diminuto computador do tamanho de um cartão de crédito.
Pois bem, a Mojang anunciou hoje que a Pi Edition está disponível para download. Você pode baixar esta versão exclusiva através do blog dedicado a Pi Edition: pi.minecraft.net.
Leia mais sobre o Pi, e encontre tudo que você precisa para começar, no seu site oficial e wiki.