Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Os sabores do Ubuntu 16.04 LTS se preparam para o lançamento da primeira versão beta

12 de Fevereiro de 2016, 22:39, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

flavors_ubuntu

Pode parecer muito cedo, mas alguns dos mantenedores dos sabores oficiais do Ubuntu já estão se perguntando qual deles estará participando do próximo Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) Beta 1. Até o momento, apenas o Ubuntu MATE, Lubuntu e Ubuntu Kylin foram os únicos a participarem dos dois lançamento Alpha anteriores, porém ainda não se sabe quais distros irão participar do Beta 1.

“Sabores derivados e/ou equipes de lançamento – eu compreendo que este [chamado] é cedo para o Xenial Beta 1 – mas como o lançamento do Trusty .4 pode acontecer em uma semana, teremos tudo concluído para a próxima semana. Portanto – se você está pretendendo participar do lançamento do Xenial Beta 1 responda a este email”, diz o anúncio.

De acordo com o cronograma de lançamento oficial, que não sofreu nenhuma modificação até agora, o Ubuntu 16.04 LTS Beta 1 deve chegar em exatamente duas semanas a partir de hoje, em 25 de fevereiro de 2016. Depois disso, o ciclo de desenvolvimento do Xenial Xerus irá continuar com o segundo e último Beta em 24 de março, no qual o próprio Ubuntu também irá participar.

A versão final do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está previsto para ser lançado em 21 de abril de 2016, como também todos os seus sabores, incluído o Kubuntu, Edubuntu, Mythbuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu MATE, Ubuntu GNOME, Ubuntu Kylin, Lubuntu e Xubuntu.

Com informações de Softpedia, Ubuntu e Canaltech.



GNOME Software agora possui suporte para comentários e classificações de apps

12 de Fevereiro de 2016, 22:13, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

gnome-software

O GNOME Software, aplicativo desenvolvido especialmente para a instalação, desinstalação e atualização de softwares em distribuições Linux, agora possui suporte para comentários e para a classificação de aplicativos. A novas funcionalidades estão disponíveis graças a contribuições feitas pelos desenvolvedores da Canonical, com o intuito de melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

Além disso, a Canonical já anunciou que vai substituir a Central de programas do Ubuntu, também conhecida como Ubuntu Software Center, pelo GNOME Software. Contudo, para que isso aconteça, é necessário que a aplicação em questão também venha a oferecer as mesmas características e funcionalidades da famosa loja de aplicativos do Ubuntu.
Na verdade, os desenvolvedores do Ubuntu também prometeram que os comentários e as classificações que já estão presentes no Ubuntu Software Center serão movidos para o GNOME Software, mas isso ainda vai demorar algum para acontecer.

Ao menos por enquanto, os desenvolvedores ainda não implementaram qualquer tipo de restrição, isso significa que, atualmente, não é necessário fazer login para deixar um comentário ou avaliações, mas isso pode mudar caso os usuários decidam ser mais zoeiros do que de costume.

São esperadas mais mudanças no futuro e o Ubuntu 16.04 (Xenia Xerus) pode ser a versão do sistema operacional que irá estrear a nova loja de aplicativos, mas não se saber se tudo estará pronto a tempo para o lançamento em abril.

Com informações de Softpedia, GNOME Blog e LinuxBuzz.



Pesquisadores batem novo recorde e transmitem 1,125 Tbps por fibra óptica

12 de Fevereiro de 2016, 22:10, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

109595.182445-Fibra-optica

Um time de cientistas da University College London atingiu o novo recorde de transmissão por fibra óptica enviando dados à velocidade de 1,125 terabits por segundo de um transmissor para um receptor. Os testes foram liderados pelo doutor em engenharia elétrica e eletrônica Robert Maher e fazem parte de um projeto que está investigando formas de melhorar a infraestrutura de rede óptica para suportar a explosão de conteúdo digital, causada por tendências como o armazenamento em nuvem, serviços eletrônicos e dispositivos conectados da Internet das Coisas.

“Esse resultado é um marco e mostra que sistemas comunicação óptica de terabits por segundo são possíveis na busca por capacidades de transmissão ainda maiores nas fibras ópticas, que carregam a grande maioria dos dados gerados e recebidos”, afirmou Maher no comunicado divulgado nesta quinta-feira (11) sobre o experimento. “Uma infraestrutura digital de comunicação de alta capacidade está na base da Internet e é essencial para todos os aspectos da economia digital e do nosso cotidiano”.

De acordo com os pesquisadores, a velocidade atingida é cerca de 50 mil vezes maior do que a velocidade média da internet de banda larga no Reino Unido, que é de 24 Mbps. Com a transmissão atingida, seria possível, por exemplo, baixar todas as cinco temporadas da série Game of Thrones em alta definição em apenas um segundo.

O resultado foi atingido com o uso de uma série de técnicas de processamento de sinal. No total, foram utilizados quinze canais para enviar os dados, cada um com um sinal óptico com um comprimento de onda diferente. Cada canal foi modulado separadamente e, então, todos foram combinados em um único sinal — apelidado de “super canal”.

No lado do receptor, foi colocado um equipamento não só capaz de receber essa largura extrema de banda, mas otimizado para receber os dados de cada canal individualmente e maximizar a velocidade de transmissão da rede.

O time agora tentará replicar o experimento utilizando duas fibras ópticas, o que deverá complicar ainda mais a situação, já que o sinal poderá se distorcer conforme é enviado do ponto A ao ponto B.

Com informações de Gizmodo, Phys.org e Canaltech.



Nova versão beta do OpenShot 2.0 já está disponível para download

12 de Fevereiro de 2016, 22:09, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

OpenShot-2-0-6

Já está disponível a terceira nova versão beta do OpenShot 2.0, porém a primeira que está disponível oficialmente ao público para teste. Contudo, quem participou do financiamento, já era capaz de experimentar o beta do editor de vídeos não linear desde meados do mês de janeiro. Entre as novidades, podemos citar animações mais suaves (zoom, panning, rotação), melhorias de áudio e engine de salvamento automático do projeto em intervalos definidos.

Além disso, também há backups e recuperações automáticas, suporte para importação e exportação de projetos OpenShot em todos os sistemas operacionais suportados, novas configurações de visualização de áudio, agora é solicitado quando o editor precisa reiniciar para que uma opção possar ter efeito, relatórios de métricas e erro anônimo habilitado por padrão (pode ser desativado) e várias correções de bugs.

A série 2.0.x também acrescenta as seguintes alterações ao OpenShot:

  • Menus de contexto na Timeline (por exemplo, copiar e colar, fade, animado, efeitos de tempo);
  • Ferramenta dividir clipe (isso permite que você possa “cortar” um arquivo de vídeo em pedaços para usar em um projeto;
  • Recurso ‘Adicionar à Timeline’ (isso permite que você adicione vídeos ou imagens na Timeline);
  • Edição de keyframe;
  • Adição de etiquetas ao projeto;
  • Suporte de visualização em tempo real;
  • Encaixe de vídeo;
  • Suporte para arquivos SVG personalizados (basta adicionar os arquivos no diretório /.openshot_qt/title/);
  • Novo assistente de exportação de vídeo.

Instalando o OpenShot 2.0.6 (Beta 3)

O PPA OpenShot Developers fornece as versões beta da série OpenShot 2.0.x, bem como as dependências necessárias para a instalação do software. O PPA suporta o Ubuntu 14.04 LTS, 15.04 e a versão mais recente e estável do sistema operacional, o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf. Sendo assim, para instalar a aplicação, basta executar o comando abaixo no seu Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:openshot.developers/libopenshot-daily && sudo apt-get update && sudo apt-get install openshot-qt -y

Vale ressaltar que a série OpenShot 2.0.x ainda está em fase de desenvolvimento, podendo não funcionar como o esperado. Mais detalhes sobre o OpenShot 2.0.6 (Beta 3) podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link.

Com informações de OMG! Ubuntu!, OpenShot

e LinuxBuzz.



Lançado o Wine Staging 1.9.3 com correções de bugs para jogos antigos do Windows

12 de Fevereiro de 2016, 22:02, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Wine-Staging

Já está disponível o Wine Staging 1.9.3, baseado no Wine 1.9.3 que foi lançado na semana passada e que trouxe várias melhorias, trazendo correções de compatibilidade para diversos jogos mais antigos do Windows, melhor detecção de fluxos MPEG-2, suporte para interface de proxies AVIFile e alguns aprimoramentos sob o capô.

O Wine Staging 1.9.3 traz atualizações específicas para sete jogos antigos do Windows que devem funcionar melhor, se comparado com a versão anterior do software. Os títulos são: Summoner, Wing Commander IV, The Journeyman Project 2, Joint Operations Typhoon Rising, Neverwinter Nights 2, Galactic Civilization 2 e Rush for Berlin Gold.

Além disso, também há correções para o manuseamento de variáveis de ambiente Qt e as versões anteriores a 1.37 do software BitComet agora são suportadas no Wine Staging 1.9.3.

Mais detalhes sobre o Wine Staging 1.9.3 podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia, Wine Staging e LinuxBuzz.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource