Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Estudo sugere que mulheres são melhores em escrever códigos do que homens

15 de Fevereiro de 2016, 22:16, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda
Woman typing on laptop computer.

Woman typing on laptop computer.

Um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos sugere que as mulheres conseguem escrever códigos com maior índice de aprovação do que os que são escritos por homens, porém somente quando o gênero delas não era informado. A plataforma open source GitHub foi utilizada para que o estudo fosse realizado. Nela, os desenvolvedores não precisam informar o gênero no perfil.

Foram analisados cerca de 1,4 milhões de usuários da comunidade que descobriram que os pedidos de alterações nos códigos eram mais aceitos quando realizados por mulheres. Para descobrirem qual é o gênero do perfil, tendo em vista que tal informação não é obrigatória no GitHub, os pesquisadores analisaram outros dados, como endereços de e-mails que podem ser checados no Google +.

“Nossos resultados mostram que as contribuições de mulheres tendem a ser mais aceitas do que homens”, ressalta o estudo. Foi concluído que 78,6% das mudanças em códigos feitas por mulheres foram aceitas, enquanto entre homens este número foi de 74,6%. Apesar da superioridade neste aspecto, quando os perfis informavam que eram mulheres, tinham menor taxa de aceitação do que aqueles cujo gênero não estava claro. “Nossos resultados sugerem que apesar de mulheres serem mais competentes no GitHub, de forma geral, existe um viés em relação a elas”.

Os pesquisadores também constataram um número bastante interessante. “Para usuários de fora, nós vemos uma evidência para a questão do gênero. As taxas e aceitação de mulheres são de 71,8% quando elas usam perfis neutros, mas caem para 62,5% quando o gênero delas é identificável. Há também uma quada similar para homens, mas o efeito não é tão significante”.

Foram considerados vários fatores para que a análise fosse realizada. Entre eles, se uma programadora tinha maior probabilidade de responder a problemas conhecidos, se suas contribuições foram mais curtas e, por isso, mais fáceis de serem avaliadas e a linguagem de programação utilizada. Segundo o cientista da computação, Sue Black, tais estudos ajudam a impulsionar uma nova geração de mulheres interessadas em aprender programação, assim como outras carreiras na área tecnológica.

Com informações de IDGNow! e Canaltech.



Lançado Mesa 11.1.2 com melhorias para os drivers Nouveau, Intel i965 e RadeonSI

15 de Fevereiro de 2016, 22:12, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

62396.89154-placa-de-video-asus-matrix-platinium-r9-290x

Foi lançado na última quinta-feira (11) mais uma nova versão da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.2 trazendo correções para muitos dos problemas relatados por usuários desde o lançamento anterior da série 11.1, introduzindo assim várias melhorias de desempenho em todos os drivers open source suportados.

De acordo com as notas de lançamento, Mesa 11.1.2 traz principalmente correções para o núcleo da biblioteca de gráficos 3D, melhor suporte para Gallium3D no sistema operacional DragonFly BSD e várias melhorias para os drivers open source Intel i965, Nouveau, RadeonSI, Radeon r600, GLSL e OMX.

“Mesa 11.1.2 já está disponível. Desta vez, há correções por todo o lugar – núcleo do mesa, glsl, i965, nouveau, r600, radeonsi e omx. Ao mesmo tempo há uma quantidade significativa de correções para os software renderers baseados”, diz o anúncio oficial.

Agora que o Mesa 11.1.2 já está disponível e, provavelmente, muito em breve estará disponível nos repositórios padrões, a recomendação agora é que os usuários atualizem os seus sistemas operacionais para obterem as melhorias disponíveis nesta nova versão da biblioteca de gráficos 3D.

Mais informações sobre todas as novidades implementadas no Mesa 11.1.2 podem ser conferidos no anúncio oficial, clicando aqui.

Com informações de Softpedia, Freedesktop.org e LinuxBuzz.



O openSUSE Tumbleweed recebe nova atualização que traz melhorias para o YaST

12 de Fevereiro de 2016, 22:51, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Tumbleweed

Foi anunciado na última quarta-feira (10) por Douglas DeMaio, do projeto openSUSE, que a distribuição Linux rolling release openSUSE Tumbleweed recebeu uma grande atualização que traz novas versões de aplicações e de componentes essenciais, entre os quais podemos citar systemd 228, GCC 5.3.1, Sysdig 0.8.0 e o navegador Mozilla Firefox 44.0.

Além disso, o YaST, a ferramenta de instalação e configuração para as distribuições openSUSE e SUSE Linux Enterprise, também foi atualizado, recebendo grandes mudanças. Entre elas, podemos citar um patch para um bug que ocorria quando o download do EULA falhava, mais melhorias para a biblioteca libstorage, integração contínua para o Snapper, bem como estatísticas de uso de disco no gerenciador de softwares.

Além disso, as dependências do YaST em serviços Systemd receberam algumas melhorias. Fora isso, a equipe do openSUSE Tumbleweed está agora se preparando para implementar o novo ambiente gráfico KDE Plasma 5.5.4 no sistema operacional.

A recomendação agora é que todos os usuários do openSUSE Tumbleweed atualizem os seus sistemas para que possam ter acesso às novidades. Mais detalhes sobre a nova atualização podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link.

FONTE: Softpedia | openSUSE News



Ubuntu Touch: atualização OTA-9.5 já está a caminho para corrigir bug no grave no Mir

12 de Fevereiro de 2016, 22:48, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ubuntu-phone-mir

Em seu novo relatório publicado nesta quarta-feira (10), Łukasz Zemczak, da Canonical, revelou que a equipe de desenvolvimento do Ubuntu Touch está considerando e se preparando para lançar a atualização hotfix OTA-9.5, que já tinha sido prometida para os usuários de Ubuntu Phones para corrigir um grave problema no servidor de exibição Mir que faz com que os dispositivos fiquem instáveis.

Segundo Zemczak, a equipe de desenvolvedores responsável por corrigir o bug desagradável no Mir, finalmente, encontraram uma solução que muito em breve será enviada para o pessoal do Ubuntu QA (quality assurance, ou garantia da qualidade) para testes antes de ser liberada junto com a atualização OTA-9.5.

Como mencionado ontem, a equipe de desenvolvedores do Mir já encontraram uma possível correção nos trabalhos – mas apenas alguns momentos atrás, temos notícia de que está quase pronto e será repassado para o QA para uma breve validação, diz Łukasz Zemczak em seu relatório.

No entanto, a boa notícia é que a OTA-9.5, como mencionado anteriormente, será uma versão hotfix, afinal de contas, é necessário que seja corrigido o bug no servidor de exibição Mir e alguns outros pequenos problemas que precisam ser corrigidos também o mais rápido possível. A atualização deve chegar no início da próxima semana.

Com informações de Softpedia, Launchpad e LinuxBuzz.



Tor Project corrige falha preocupante em seu site

12 de Fevereiro de 2016, 22:45, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

tor-project-browser-website

O Tor Project, que é um projeto sem fins lucrativos que mantém o software de anonimato Tor, corrigiu uma vulnerabilidade séria em uma seção em seu site que colocaria potencialmente os seus visitantes em situação de risco de ataque. Roy Jansen, um pesquisador de segurança com um histórico de descobrir vulnerabilidades em websites, twittou sobre evidências da vulnerabilidade Cross-Site Scripting (XSS) no sábado. A falha do tipo XSS, como muitos sabem, permite que um atacante possa construir uma URL específica que injeta scripts maliciosos em páginas Web, que podem então ser executados inadvertidamente por um usuário, a partir do momento que ele passe a visitar o link.

Talvez a rede Tor não esteja realmente em perigo”, disse Jansen em uma mensagem que foi publicada no Twitter. Em seu tweet, Jansen incluiu um link para demonstrar a vulnerabilidade. Quando clicado, os usuários são direcionados para a seção “Arquivo” do site do Projeto Tor, mas com uma mensagem adicional inserida por Jansen.

Com informações de Motherboard e Under-Linux.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource