Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado Airtime 2.3

13 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

13-02-2013_airtime-logo

Para celebrar o UNESCO’s World Radio Day em 13 de Fevereiro, a Sourcefabric lançou a versão 2.3 do seu software de código aberto para rádios Airtime. A nova versão foi traduzida para 11 idiomas e apresenta uma opção para que os usuários criem suas próprias traduções de interface do usuário.

O objetivo do Dia Mundial da Rádio é aumentar a consciência da importância do meio de rádio e para melhorar a comunicação e articulação entre as emissoras. Airtime se encaixa muito bem neste tema, uma vez que permite aos usuários executem uma estação de rádio completa na internet a partir de uma interface web conectada a um servidor de back-end. Airtime pode gerenciar listas de reprodução de música e agendas de programação, incluindo chamadas a repórteres em campo, completas com bumpers e fades automáticos.

Outras melhorias no Airtime 2.3 inclui estatísticas sobre os ouvintes de stream para fluxos Icecast e Shoutcast. A função de ganho de repetição também foi melhorada. Uma lista completa das mudanças está disponível no changelog da versão 2.3.x do Airtime no WIKI da Sourcefabric.

O Airtime 2.3 é licenciado em GPLv3  e está disponível como pacotes para Ubuntu, Debian e em forma de código fonte para outras distribuições GNU/Linux a partir do site Sourcefabric e do repositório GitHub do projeto. A empresa também oferece uma versão Pro hospedada do software com uma taxa mensal.

Com informações de Sourcefabric e The H Online.



Lançado Chakra Linux 2013.02

13 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

13-02-2013_chakra

A última versão do Chakra Linux traz o KDE 4.10, lançado recentemente, para os usuários da distribuição GNU/Linux baseada no Arch Linux. Chakra Linux 2013.02, de codinome “Benz”, também inclui atualizações para as ferramentas da própria de distribuição, tais como seu assistente de instalação e seu tema. Chakra foi originalmente destinado a fornecer um live CD que permitiu a captação fácil por novos usuários, mas ainda mantém as raízes poderosas e a extensa seleção de pacotes do Arch. A distribuição pode ser instalada e fornece um desktop Linux moderno, embora ainda seja baseada no Arch Linux, que agora usa seus próprios repositórios.

A atualização do KDE em “Benz” introduz melhorias a Nepomuk engine; outras mudanças incluem uma mudança de MySQL para MariaDB na seleção de pacotes padrão. A distribuição inclui o kernel Linux 3.7.6, que inclui uma solução que evita danos a uma série de computadores portáteis da Samsung que incluem um bug potencialmente fatal em seu firmware UEFI. A imagem live CD introduz gfxboot e, portanto, oferece mais opções de idiomas e layouts de teclado.

Como uma suíte de escritório, Chakra inclui Calligra 2.6, que foi lançado no início do mês; O LibreOffice 3.6.5 está disponível a partir de repositórios da distribuição. Chakra 2013.02 traz o browser Rekonq como seu navegador padrão, mas o Firefox 18.0.2 e Chrome 24.0.1312.68 podem ser instalados manualmente. A instalação do pacotes é feita pela linha de comando, através da ferramenta pacman ou através de um instalador gráfico, chamado Akabei, que está em desenvolvimento e atualmente em estágio alpha. Uma lista detalhada de todas as alterações está disponível nas notas de lançamento.

Chakra 2013.02 “Benz” está disponível como uma imagem de DVD para sistemas 32 e 64 bits a partir do site oficial. A imagem live CD é de aproximadamente 1,6 GB.

Com informações de Chakra Linux e The H Online



Mibew – Instale e Configure uma Central de Atendimento Online

13 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

mibew

 

O Mibew é uma solução OpenSource para quem precisa de um chat online rápido e bem feito. Dentre muitas funções interessantes, o Mibew registra todos os chamados, possui opção para múltiplos templates, mostra quando o chat está off-line, faz barulho quando alguém entra ou fala com o operador e ainda tem um pacote pronto em português. Para facilitar ainda mais, é escrito em PHP, uma linguagem bem conhecida, mas mesmo os leigos em PHP conseguem instalar sem problemas.

 

Com o Mibew você pode colocar um Chat de atendimento em qualquer tipo de site, não importa a plataforma ou a linguagem utilizada. Para baixar o script acesse o site oficial.

 

Depois de fazer a instalação/customização do aplicativo, na empresa que trabalho, pensei em fazer uma vídeo aula, sobre a instalação do mesmo, mas antes de começar resolvi fazer uma rápida pesquisa no youtube, encontrei uma vídeo aula feita pelo http://www.weeby.com.br (excelente por sinal) que mostra/ensina muito bem como fazer uma instalação simples do sistema, vale ressaltar que se trata de uma instalação mantendo todos os parâmetros em default, somente para ilustração da ferramenta, se precisar de customização para suas necessidades deverá fazê-la via programação (PHP) contratar alguém que as faça para você.

 

Fonte: aqui



Espalhe o seu amor pelo Software Livre neste Valentine’s Day

13 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

13-02-2013_fsfe_ilovefs_heart_px_txt_small

No dia 14 de fevereiro, a FSFE - Free Software Foundation Europe pede a todos os usuários de Software Livre para mostrar sua apreciação para o Software Livre. FSFE sugere a tomar este dia como uma oportunidade de dizer “obrigado” para um dos dedicados pessoas trabalhadoras da comunidade de Software Livre.

O Dia de São Valentim é tradicionalmente um dia para mostrar e celebrar o amor. Porque não aproveitar esta oportunidade para mostrar o seu amor pelo Software Livre este ano?

Como em todos os anos, o Dia de São Valentim vai ser celebrado a 14 de Fevereiro, o que será numa Terça-feira este ano. Tal como no ano passado, a FSFE está planejando uma campanha online para celebrar este dia como o “Dia do Amor ao Software Livre”.

A campanha online Espalhe o seu amor pelo Sofware Livre, da FSFE tem como objetivo aumentar a consciência para o Software Livre e as pessoas apaixonadas e esforçadas por detrás dele. Mostrar-lhes que aprecia o seu trabalho – pode fazer toda a diferença! Outros já o fizeram, para se inspirar pode ler o porquê de eles amarem o Software Livre.

Como é óbvio, há inúmeras maneiras de declarar o seu amor… Aqui ficam apenas algumas ideias de como proclamar publicamente o seu amor pelo Software Livre:

E-Mail/Cartas Enviar ativos defensores do software livre uma mensagem agradecendo-lhes por seu trabalho. Não subestime os efeitos de tal mensagem. Como muitos desenvolvedores de Software Livre trabalham duro para os seus projetos sem ganhar dinheiro, um grande “obrigado” / “te amo” é como bom combustível para o seu maior incentivo;

Microblog Especialmente no Dia dos Namorados, use a hashtag # ilovefs no seu microblog favorito, quando for falar sobre o seu amor quanto ao Software Livre. Incentive seus amigos a fazer o bem, vamos tentar empurrar a nossa mensagem de um ranking elevado sobre as tendências do Twitter e Identi.ca e outros sistema de blogs;

Blog Se você é blogueiro, escreva sobre o “Dia do Amor ao Software Livre”  e a ideia por trás dele.

Banners O pessoal da FSFE montou uma página que mostra diferentes banners sobre o “Dia do Amor ao Software Livre” e que são de uso gratuito. Alguns até vêm junto com trechos de código facilmente implementáveis em sua homepage ou blog.

“Todos os dias, nós usamos Software Livre e muitas vezes e isto é fato. Nós escrevemos relatórios de bugs, contamos aos outros como eles devem melhorar o seu software, ou lhe pedimos novas funcionalidades, e muitas vezes não temos vergonha de criticar. Então, para deixar estas pessoas receberem um feedback positivo, pelo menos uma vez por ano, há o ‘Dia do Amor ao Software Livre’. ” diz Matthias Kirschner, que iniciou a campanha # ilovefs do FSFE.

Com informações da FSFE.



Vem aí o JavaFX opensource para Android e iOS

12 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

12-02-203_javafx_logo

Como parte dos esforços da empresa para fornecer JavaFX como software open source, a Oracle agora quer liberar ports do JavaFX para iOS e Android como open source. JavaFX é a estrutura da Oracle para o desenvolvimento cross-platform de aplicações ricas para internet (RIAs). JavaFX é destinado também no futuro, para assumir a partir da biblioteca GUI Swing dentro do padrão Java como o método padrão para programar interfaces gráficas de usuário.

De acordo com Richard Bair, da Oracle, os “primeiros bits e peças” para o JavaFX para iOS devem sair na próxima semana. O resto está previsto para vir ao mesmo tempo como o Prisma. Prisma é um dos sete projetos a serem lançados durante o processo da Oracle, a maioria do código deverá ser de código aberto nas próximas duas semanas, com o restante vindo de um a dois meses. O único elemento que deverá ficar como fonte fechado seria javafx-fonte e os desenvolvedores estão trabalhando com a lista OpenJFX para fazer uma fonte aberta de substituição de sistema operacional nativo para esse componente. Bair disse que a empresa também tem priorizado fixação do build / sistema de teste para mais rapidamente aceitar contribuições e correções.

Os ports do iOS e Android são baseados em uma “versão ainda não lançada de-JavaSE incorporado para iOS / Android”. Ainda não há data para o lançamento deste port. De acordo com Bair, houve perguntas sobre licenciamento no iOS, já que “a Apple não permite aplicativos licença GPL em sua loja de aplicativos”, ele diz que a crença atual é que o código do OpenJFX e OpenJDK  devem ser capaz de ser empacotado com código de aplicação e o pacote lançado sob a licença do próprio desenvolvedor.

Com informações de The H Online.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource