Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Ambiente gráfico KDE Plasma 5.5 ganha mais algumas correções com nova atualização

24 de Dezembro de 2015, 21:11, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

kde-plasma-5

O KDE Plasma 5.5 ganhou sua segunda atualização de manutenção que traz mais algumas correções. O novo ambiente gráfico ainda não é recebido de braços abertos pela comunidade, porém, o novo KDE Plasma tem feito muito progresso nesse sentido e os desenvolvedores continuam trabalhando para deixa-lo ainda mais maduro e estável.

“Hoje KDE lança uma atualização de correção de bugs para Plasma 5, com versão 5.5.2. Plasma 5.5 foi lançado a duas semanas atrás, com muitos recursos refinamentos e novos módulos para completar a experiência desktop. Nós estamos experimentando um novo calendário de lançamento com lançamentos de reparação de erros. […] Os dois primeiros lançamentos de reparação de erros devem sair nas semanas após o lançamento inicial e as futuras em incrementos maiores”, diz o anúncio oficial.

Os desenvolvedores também explicaram que o gerenciador de tarefas agora está funcionando muito bem com pop-ups, a espessura do painel padrão inicial agora escala com DPI, uma correção na margem de ajuste multilinha para orientação vertical foi implementada, foi adicionado espaçamento entre linhas, a margem entre ícone e o texto foi reduzido e algumas outras mudanças foram feitas.

Para mais detalhes sobre todas as novidades do KDE Plasma 5.5.2, confira o anúncio oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia, KDE e LinuxBuzz.



A-Frame, para criar aplicativos de Realidade Virtual

24 de Dezembro de 2015, 21:08, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

A-Frame-600x301

Volta e meia falamos aqui sobre Realidade Virtual, mostrando desde jogos, aplicativos para o setor da medicina, novos recursos e ferramentas… e é, justamente, sobre ferramentas que falaremos agora, apresentando aframe.io, um framework que os desenvolvedores podem usar para começar a criar aplicativos de Realidade Virtual, utilizando um sistema de blocos.

Além de toda a documentação, links a github e seção de perguntas e respostas, conta com vários exemplos do que pode ser feito com este sistema, e embora a maioria esteja preparada para criar cenários compostos por blocos, também são vistos aplicativos que podem ser visualizados com os dispositivos de VR.

Disponível para desktop, iPhone e Oculus Rift, informam que já estão trabalhando para que os aplicativos criados sejam compatíveis com android.

Embora já existam muitos projetos de Realidade virtual, as possibilidades são muitas e ainda não há muitos aplicativos disponíveis e os dispositivos ainda são muito caros e difíceis de encontrar no mercado, por isso, os programadores que entrarem nesse capo agora, certamente, se darão bem quando todos já tiverem seus óculos de VR em suas casas.

O código está disponível no Github, sob a licença MIT.

Com informações de Wwwhat’s New.



GitBook, uma forma simples de criar livros digitais

24 de Dezembro de 2015, 21:00, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

GitBook-600x354

GitBook é uma plataforma bem bacana para a publicação de livros, documentos, manuais e trabalhos de pesquisa na Internet. Lançado em 2014, o GitBook permite que, tanto usuários individuais como organizações empresariais, criem publicações digitais na Internet empregando o sistema de controle de versões Git, desenvolvendo os conteúdos mediante o uso da sintaxis em Markdown ou AsciiDoc.

A filosofia da plataforma é a de ser o mais simples possível, porém, super eficiente, evitando qualquer tipo de distração aos autores, ou problemas que poderiam surgir pelo caminho.

Esta plataforma está desenvolvida sob código aberto, e de fato, seu código fonte está disponível através de GitHub. Os usuários poderão fazer parte da mesma criando suas contas com o método tradicional, baseado em um simples formulário ou, se tiverem, usando suas contas em GitHub.

Também é possível criar suas contas de usuário e acessar às mesmas usando suas contas no Twitter, Facebook ou Google. As organizações empresariais têm também a possibilidade de instalar uma versão em seus próprios servidores.

Cada publicação digital a ser criada poderá ser pública ou privada, tendo sua própria URL personalizada. A possibilidade de criar publicações privadas não se encontra disponível para as contas gratuitas, só nas diferentes opções de pagamento existentes. Os usuários e as organizações poderão também, depois de disponibilizar suas publicações, conhecer o número de páginas vistas e downloads realizados através de seu sistema de analíticas.

Segundo o próprio GitBook, até o momento, autores, cientistas e políticos já publicaram cerca de 23.600 livros.

Com informações de Wwwhat’s New.



Lançado o Mesa 11.0.8 com melhorias para GRID Autosport e várias correções de bugs

24 de Dezembro de 2015, 20:54, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

nvidia

Emil Velikov, da Collabora, anunciou nesta segunda-feira (21) a oitava versão de manutenção para a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0. De acordo com as notas de lançamento, Mesa 11.0.8 traz mais de 60 alterações quando comparado com o update anterior, que foi publicado cerca de duas semanas atrás. Entre os destaques, podemos citar os patches para o jogo de corrida GRID Autosport, disponível atualmente para Linux/SteamOS.

Além disso, Mesa 11.0.8 traz suporte a shader de geometria para placas de vídeo Radeon R600, várias melhorias para o driver de vídeo open source RadeonSI (Fiji e Hyper-Z) e Intel i965, bem como algumas correções para os drivers Nouveau para GPUs NVIDIA, Freedreno e para compilação para o BSD.

“Mesa 11.0.8 já está disponível. Esta versão traz uma quantidade significativa de correções – a partir de radeonsi (Fiji, Hyper-Z), r600 (geom. shaders), nouveau (ir), freedreno (piglits), i965 (UBOs) e algumas correções para “GRID Autosport” (i965 and glsl), diz Emil Velikov.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Mesa 11.0.8, confira o anúncio oficial através deste link.

Com informações de Softpedia, Freedesktop.org e LinuxBuzz.



Linus Torvalds anuncia o lançamento do Linux Kernel 4.4 LTS RC6

24 de Dezembro de 2015, 20:51, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Linus Torvalds anunciou neste domingo (20) a sexta versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.4 LTS. O desenvolvimento deste novo RC foi tranquilo e consiste em um pouco mais de 60% de atualizações de drivers, 16% de melhorias de rede, 13% são correções para arquitetura de hardware e o 10 % restante é dividido entre atualizações de sistemas de arquivos e melhorias sob o capô.

“As coisas permanecem bastante normais. Na semana passada rc5 era muito pequeno, na verdade, esta semana temos um rc6 ligeiramente maior. […] Eu esperaria (e espero) que com as férias na próxima semana deve continuar sendo tranqüilo. E talvez eu espero que as pessoas peguem o tempo de inatividade para brincar com o seu hardware e testar a versão mais recente kernel?”, diz Linus Torvalds.

A versão final do Linux Kernel 4.4 deve sair no início de 2016, sendo o próximo LTS – com suporte a longo prazo, o que significa que ele irá receber patches de segurança em cerca de dois anos, até 2018.

Para mais detalhes sobre as correções e melhorias implementadas no Linux Kernel 4.4 LTS, confira o anúncio oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource