Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Ministério da Saúde da Jamaica adota GNU Health

27 de Dezembro de 2013, 19:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

jamaica-gnu-health

O Ministério da Saúde da Jamaica adotou o Software Livre GNU Health como o seu sistema de saúde pública oficial. Importante ressaltar que a Jamaica é o primeiro país a adotar o GNU Health a nível nacional.

O GNU Health é um Software Livre para gestão médica e hospitalar que oferece funções de sistema de informação de saúde (demográfica e epidemiológica), informação hospitalar e registro médico eletrônico. Recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Best Project of Social Benefit da FSF (Free Software Foundation).

O GNU Health é um pacote oficial GNU, e integra a GNU Solidario, uma ONG que apoia projetos de Software Livre para a área da Saúde. A GNU Solidario e o Instituto Internacional para Saúde Global da Universidade das Nações Unidas firmaram um acordo para implementar e treinar profissionais no uso do GNU Health ao redor do mundo.

Com informações da Comissão Européia e UFRJ.



Para professor de Harvard, a educação on-line é um agente de transformação

26 de Dezembro de 2013, 19:50, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

education_technology-resized-600

Em artigo, o professor de administração na Universidade Harvard, Clayton Christensen, afirma que a educação on-line é um agente de transformação e que o imperativo da inovação é “propor a mudança de tudo”.

Para ele, a educação digital é uma inovação disruptiva, mas as instituições de ensino, no entanto, ainda não a utilizam de forma inovadora. Ou seja, elas ainda tendem a usar essa nova tecnologia, mas baseada nos mesmos modelos pedagógicos tradicionais.

O pesquisador chega a citar, por exemplo, que apenas algumas instituições vêm utilizando os Moocs (cursos abertos, gratuitos e massivos) de forma integrada ao currículo acadêmico.

Com informações de The New York Times e Porvir.org.

 



Banda de hardcore Hateen disponibiliza sua discografia completa para download gratuito

26 de Dezembro de 2013, 19:42, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

hateen-banda

Considerada uma das bandas de hardcore melódico mais conhecidas de São Paulo, o grupo Hateen também marcou presença na internet e disponibilizou sua discografia completa para streaming e para download gratuito via 4Shared.

Ao todo são seis álbuns gravados, sendo os quatro primeiros com todas as músicas em inglês. O Hateen gravou a sua primeira fita demo, chamada “Blind Youth”, e seu álbum de estreia, Hydrophobia, em 1994.

Ao lado das bandas Fresno, Moptop, Forfun e NX Zero, o grupo aceita o convite da MTV Brasil para participar do projeto “MTV ao Vivo – 5 Bandas de Rock”. A partir do programa a banda lançou a single, “Minha Melhor Invenção”, e ficou conhecida nas rádios de rock e em emissoras músicais de todo o Brasil.

Confira abaixo o link dos discos para download gratuito:

Hydrophobia
Dear Life…
More Live Than Dead
Loved
Procedimentos De Emergencia
Obrigado Tempestade

Com informações de Catraca Livre.



Espionagem pela internet entra na pauta internacional em 2013

26 de Dezembro de 2013, 19:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

spy-data

As denúncias sobre as práticas de espionagem conduzidas pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos foi um dos assuntos de maior destaque internacional em 2013. As informações divulgadas pelo ex-consultor contratado para prestar serviço à NSA, Edward Snowden, colocaram a segurança na internet e o direito à privacidade na pauta de organizações internacionais e na agenda bilateral de diversos países.

A primeira denúncia que veio à tona foi relacionada ao Brasil e ao monitoramento das comunicações da presidenta Dilma Rousseff, em setembro. O governo brasileiro reagiu considerando o episódio inadmissível e cobrando explicações formais dos Estados Unidos.

As justificativas do governo norte-americano, no entanto, não foram suficientes para revogar a decisão de Dilma que, após as denúncias optou por cancelar uma visita de Estado ao país, que estava programada para o mês seguinte, outubro. A descoberta de espionagem gerou duras críticas do Brasil aos Estados Unidos na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em setembro.

Posteriormente ao caso brasileiro, foram divulgados dados que comprovaram a mesma conduta norte-americana em relação a outros países, entre os quais a França, a Espanha e a Alemanha, que expressaram indignação em relação ao caso e se uniram ao Brasil na demanda por explicações, mudanças e regulação.

A Alemanha e o Brasil, apresentaram uma resolução à ONU sobre o tema, que foi aprovada por unanimidade.

Em meio às denúncias, a situação de Edward Snowden foi tema de apelos de simpatizantes e de organizações não governamentais (ONGs), que multiplicaram pedidos e campanhas por asilo político. O ex-consultor acabou sendo acolhido temporariamente pela Rússia.

Recentemente, com a aproximação do fim do asilo russo, foi organizada mais uma campanha para que o Brasil desse asilo a Snowden, o que não foi reconhecido pelo governo como um pedido formal.

Com informações de Agência Brasil.



Curso online gratuito ensina a fazer um videodocumentário

26 de Dezembro de 2013, 19:33, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

videodocumentario-curso-gratuito

Um videodocumentário é um gênero cinematográfico que tem a função de explorar a realidade. Porém, acima de tudo – assim como o cinema de ficção -, apresenta apenas um recorte parcial dessa realidade.

Esta e outras questões de “Como se faz uma pauta” ou sobre “Elementos da narrativa” são explicadas pelo projeto de jornalismo livre “Énois” – que reuniu lições online em formato vídeo para ajudar os interessados em sua primeira produção independente no gênero. Há também a opção de baixar o PDF com as lições. Tenha acesso a todos as aulas neste link.

Ao todo são cinco aulas do curso online que aborda técnicas, conceitos jornalísticos e outras ferramentas básicas – como a construção do roteiro – para produzir uma narrativa documental em video. Para ter acesso às videoaulas basta estar conectado no Facebook ou fazer um breve cadastro.

Confira uma aula sobre como contar histórias com o diretor de filmes Raphael Erichsen:

Com informações de Catraca Livre.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource