Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado o Google Chrome 47 com várias melhorias e 41 correções

7 de Dezembro de 2015, 22:25, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Chrome_logo

A Google anunciou na última segunda-feira (01) o Chrome 47 trazendo várias correções e, entre os novos recursos, podemos citar os serviços cooperativos de multitarefa, implementações nos sistemas de segurança e mecanismos aprimorados dedicados a desenvolvedores.

O Google Chrome 47 (o número da versão atual é 47.0.2526.73) é agora a última versão estável e mais avançada do navegador, com base, é claro, no browser de código aberto Chromium 47. “A equipe Chrome tem o prazer de anunciar o Chrome 47 no canal estável para Windows, Mac e Linux. Esta atualização inclui 41 correções de segurança”, diz Vivian Zhi em seu anúncio.

Além disso, nesta nova versão do navegador, a central de notificações – aquele ícone de um sino que concentrava cards do Google Now na versão desktop – foi removida. De acordo com a Google, há poucos usuários utilizando o recurso. Agora, no Windows, Mac e Linux o Chrome 47 não vai mais executar automaticamente a ferramenta de notificação – no Chrome OS, porém, o serviço continua ativo.

No entanto, a Google não abandonou por completo o sistema de notificações. Isso significa que o usuário poderá ainda personalizar alertas para páginas específicas – desenvolvedores podem também ajustar o tempo de dispensa automática das notificações, o que evita a poluição da tela em função de exibição das mensagens.

Para mais detalhes sobre as principais novidades e correções do Chrome 47, confira o anúncio oficial através deste link.

Com informações de Softpedia, TecMundo e LinuxBuzz.



Mozilla anuncia que irá retirar anúncios do Firefox

7 de Dezembro de 2015, 22:16, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

27996.43132-Firefox

A Mozilla tem adotado uma estratégia diferente nos últimos meses, com mudanças importantes na geração de receita que permitam deixar a fundação um pouco mais independente e aberta a novos tipos de negócios, além de valorizar o seu principal produto, o Firefox.

Assim, um dos navegadores mais populares e utilizados no mundo não contará mais com publicidade na página inicial. A Mozilla comercializava esta página como forma de gerar receita, além do dinheiro oriundo do serviço de buscas do navegador.

Os anúncios eram apresentados ao usuário sempre quando ele abria uma nova guia e eram disponibilizados como sites sugeridos. No entanto, esse método nunca foi muito bem aceito pelos usuários, que acabavam por ignorá-los ou por configurar uma nova página para abrir as guias. Devido a isso, a Mozilla decidiu acabar com a experiência de Tiles nas novas guias.

“Tomamos a decisão de parar de anunciar no Firefox através do experimento Tiles a fim de nos concentrarmos em descobertas de conteúdo. Queremos agradecer a todos os parceiros que trabalharam conosco nos Tiles. Naturalmente, vamos cumprir os nossos compromissos atuais e encerraremos esta experiência ao longo dos próximos meses”, comunicou a empresa.

A grande aposta da Mozilla para continuar gerando receita são os contratos com buscadores, como o Yahoo! e o Baidu, algo que era exclusividade do Google até há pouco tempo. Além disso, com uma equipe de programadores significativa, a fundação busca conseguir novos investimentos e tem se concentrado mais na experiência fornecida aos usuários do que simplesmente tentar fazer do Firefox uma máquina de ganhar dinheiro.

Com informações de Mozilla e Canaltech.



WhatsApp passa a bloquear links relacionados ao Telegram no Android

1 de Dezembro de 2015, 13:14, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

83639.144223-WhatsApp

Parece que o WhatsApp está realmente incomodado com o avanço do Telegram em seu império das conversas instantâneas. Por mais que o concorrente ainda não tenha ameaçado a liderança no segmento dos mensageiros e nem tenha o mesmo apelo, o aplicativo decidiu se proteger antes que isso aconteça e passou a impedir a exibição de links que levem os usuários ao serviço rival, exibindo-os como se fossem mensagens comuns.

Isso faz com que as pessoas interessadas tenham de copiar e colar o texto no navegar ao invés de apenas clicar sobre o endereço, como acontece com qualquer outro endereço. Assim, ao criar esse empecilho, o WhatsApp dificulta a vida de quem poderia migrar para o Telegram e se blinda contra uma eventual evasão de público. Afinal, quem tem paciência para ficar copiando e colando — ou pior, digitando! — a URL de uma página quando é muito mais fácil apenas tocar sobre ela?

O bloqueio foi descoberto por alguns usuários do fórum Reddit, que estranharam o fato do link ter sido enviado como se fosse uma mensagem qualquer. A partir disso, eles perceberam que isso é algo que só acontece na versão para Android do WhatsApp. Tanto no iOS quanto na versão web da plataforma, os endereços continuam sendo exibidos normalmente e podem ser acessados pela própria conversa.

Além disso, segundo os membros do Reddit, essa artimanha do WhatsApp é algo recente e só começou a acontecer após o lançamento da versão 2.12.327 do app, liberada recentemente na Play Store. O curioso é que a barreira ao Telegram é tão grande que até mesmo links não relacionados ao aplicativo são desabilitados, como o endereço telegram.com, referente a um jornal norte-americano.

As razões para o bloqueio não foram reveladas, mas é sempre bom lembrar que o WhatsApp pertence ao Facebook e a empresa de Mark Zuckerberg já adotou estratégias semelhantes no passado com outros serviços, incluindo o Tsu.co, a rede social que pagava os usuários pelo conteúdo publicado. No entanto, essa é a primeira vez que vemos isso acontecer no app de bate-papo — o que prova que velhos hábitos não mudam nunca.

Com informações de The Verge, The Next Web e Canaltech.



Lançado o qBittorrent 3.3.0 com novos recursos e suporte ao Qt 5

1 de Dezembro de 2015, 12:12, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

qbittorrent-logo

Entre os diversos cliente de torrents para distribuição e compartilhamento de arquivos na internet, está o qBittorrent que acaba de ganhar uma nova versão, a 3.3.0, que finalmente traz o suporte ao Qt 5 para a interface gráfica do usuário. Porém, o Qt 4 ainda é suportada em sistemas operacionais que não possuem o Qt 5 instalado.

O qBittorrent 3.3.0 também corrige vários bugs reportados pelos usuários desde a versão anterior do software, a 3.2, adiciona algumas mudanças na interface gráfica, melhora significativamente o motor de busca, há melhorias no código do núcleo, o que deve resultar em uma interface gráfica mais suave, foi adicionado um gráfico de velocidade, há suporte para múltiplos peers, suporte para copiar todos os peers usando atalhos de teclado e suporte para a resolução de regiões para IPv6 via banco de dados GeoIP2.

Além disso, foram adicionados mais parâmetros “Run External Program”, o C++11 agora é usado por padrão, trackers agora estão sendo adicionados automaticamente para novos downloads, as alterações de estado da interface de rede agora são detectados automaticamente, inclusive redefinições da conexão VPN, agora é possível selecionar um caminho de download para diretórios assistidos e há uma nova opção para ativar proxy para torrents.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no novo qBittorrent 3.3.0, confira o anúncio oficial através deste link.

Com informações de Softpedia, qBittorrent e LinuxBuzz.



Vem aí o SLIME – Software Livre IME/UFG

1 de Dezembro de 2015, 12:02, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

SLIME_LOGO

Acontecerá no dia 3/12/2015 as 19hs no anfiteatro do IME/UFG em Goiânia-GO, o SLIME, Software Livre do IME, como um aperitivo para o XII Fórum Goiano de Software Livre que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro.

Contaremos com a presença de muitos palestrantes chegando para o FGSL, incluindo com o embaixador do Software Livre, Jon maddog Hall.

– Abertura por Hugo Nascimento, INF/UFG, ex-diretor do CERCOMP e idealizador do SL na UFG.

– Palestra: João Bueno (Python-BR e GIMP): Programação Python para matemática e estatística.

– Palestra: Fabio Marques (IFG/GYN e ITA): Tecnologias Exponenciais. Diz Prof. Fabio: apresentaremos Drones, Robôs e Impressora 3D \\//

– Encerramento: Marcos Siríaco Martins, Itaipu Binacional e coordenador geral do Latinoware.

Maiores informações no site http://estat.mat.ufg.br/p/13016-slime-software-livre-ime-ufg.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource