A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Consulta pública – Tradução da licença CC BY-NC-SA 4.0 para o português
5 de Dezembro de 2014, 13:44 - sem comentários aindaA Creative Commons Brasil e a Creative Commons Portugal estão abrindo, a partir de hoje, e até o dia 15 de janeiro de 2015, a consulta pública sobre a tradução das licenças 4.0 para o português.
Pela primeira vez, os afiliados da Creative Commons Brasil e da Creative Commons Portugal trabalharam juntos para produzir um único rascunho de tradução para a língua portuguesa. Antes, tínhamos traduções separadas para cada um dos países.
O procedimento de tradução das licenças está detalhado abaixo. Atualmente, estamos na fase 3 desse procedimento:
(1) Formam-se as equipes iniciais de tradução da licença (estas equipes são formadas por membros das entidades que representam o CC nos respectivos países);
(2) As equipes fazem um rascunho de tradução da licença CC BY-NC-SA. Essa licença contém os elementos de todas as demais (as poucas adições das outras licenças aparecem ao fim);
(3) O rascunho de licença é submetido à consulta pública com a comunidade;
(4) As observações e conclusões são incorporadas, e as equipes então publicam o texto final.
Informações sobre o cronograma, a licença 4.0, os materiais relativos à consulta pública e os principais problemas de harmonização que encontramos entre o português do Brasil e de Portugal estão nesta wiki: Portuguese/4.0/BY-NC-SA/Draft.
Os textos do rascunho da licença e do glossário elaborado no processo estão disponíveis no Co-ment (sobre), onde podem ser comentados por qualquer usuário: https://cc4portugues.co-ment.com/.
A colaboração da comunidade é indispensável para termos a melhor tradução possível. Encorajamos e aguardamos os comentários e sugestões na ferramenta Co-ment.
Com informações da Creative Commons Brasil.
Lançado Linux Mint 17.1 Rebecca
5 de Dezembro de 2014, 2:11 - sem comentários aindaFoi lançado recentemente o Linux Mint 17.1 Rebecca e ele está disponível em duas edições principais: MATE e Cinnamon.
Na versão Cinnamon, a novidade é que ele está atualizado para a atual versão estável 2.4. Já na versão com o ambiente de desktop Mate, além de várias correções e melhorias, a principal novidade é que ele vem com o gerenciador de janelas Compiz, incluindo muitos efeitos e diversas animações.
Com Linux Mint 17.1, a parte visual recebeu algumas melhorias interessantes. Por exemplo, o Linux Mint 17.1 usa as fontes Noto por padrão – a razão por trás dessa mudança, além dela dar uma boa aparência, é que elas fornecem um melhor suporte para alguns idiomas. Além disso, o tema Linux Mint padrão, Mint-X (tanto o ícone e temas GTK), está agora disponível em várias cores como azul, vermelho, cinza, roxo, rosa, amarelo e muitos mais.
Outra mudança, que não é idêntica porque Cinnamon e MATE usam gerenciadores de arquivos diferentes, é a adição de duas novas extensões para Nemo/Caja, que acrescentam suporte a emblemas e a capacidade de alterar as cores das pastas individuais.
No Linux Mint 17.1, o módulo de Definições de idioma foi redesenhado e agora existem duas configurações para seleções de localidade: Idioma e Região e também, foi adicionado suporte métodos de entrada, úteis para aqueles que querem escrever em japonês, vietnamita, chinês, coreano e outras línguas desse tipo.
Essa versão é o primeiro lançamento que não segue o desenvolvimento do Ubuntu, sendo baseada no Ubuntu LTS 14.04, e portanto, é um lançamento de suporte de longo prazo que será suportado até 2019.
Para saber mais sobre a distribuição Linux Mint, visite o site oficial e para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento da edição Cinnamon e MATE.
Notas sobre a atualização para o Linux Mint 17.1 Rebecca
- Usuários que instalaram o Linux Mint 17.1 RC pode obter a versão final, basta instalar as atualizações disponíveis no Gerenciador de Atualização;
- Atualizando a partir do Linux Mint 17-17.1 será possível em poucos dias, através do Gerenciador de Atualização;
- Versões do Linux Mint superiores ao 17 não podem ser atualizadas para o Linux Mint 17.
Baixe e experimente o Linux Mint 17.1 Rebecca
As imagens ISO do Linux Mint 17.1 Rebecca já podem ser baixadas diretamente do site do Linux Mint ou baixe a partir dos links a seguir:
MATE: 32-bit | 64-bit
Cinnamon : 32-bit | 64-bit
Com informações do Blog do Edivaldo Brito.
Lançado Manjaro 0.8.11
5 de Dezembro de 2014, 1:57 - sem comentários aindaA equipe do Manjaro Linux acaba de lançar a versão 0.8.11 do seu sistema operacional. Manjaro um sistema operacional baseado em Arch Linux, mas com algumas ferramentas que o tornam mais amigável. Atende bem todos níveis de usuários, inclusive aqueles com pouca experiência. Une a leveza e o poder do Arch Linux com algumas facilidades criadas pela sua equipe de desenvolvedores. Oficialmente ele está disponível em dois sabores ou ambientes gráficos, são eles: XFCE e KDE. Ambos com suporte a 32 e 64 bits.
Nesta versão, os esforços foram concentrados em melhorias, ajustes e correções de bugs, mas havendo ainda espaço para algumas novidades. Houve também mudanças na parte visual do sistema mas nenhuma considerada drástica.
A versão conta com:
- Kernel 3.16.
- XFCE 4.11.
- KDE 4.13.1.
- Novo tema de ícones Menda.
- Novo tema de cursor Menda.
- Melhorias no Gerenciador de Configurações do Manjaro.
- Um nova tela foi acrescentada ao Gerenciador de Configurações do Manjaro para facilitar a instalação e remoção de Kernel.
- Melhorias no aplicativo instalador.
- Pamac 2.0, gerenciador de pacotes da versão XFCE.
- Octopi 0.5, gerenciador de pacotes da versão KDE.
- Steam com melhor compatibilidade e desempenho.
- Novo gerenciador de login Lightdm, como substituto do MDM.
- Suporte ao sistema de inicialização OpenRC. (Opcional, systemd continua disponível)
A mais surpreendente novidade é o amplo suporte ao sistema de inicialização OpenRC. Ele poderá ser usado como substituto ao controverso Systemd, que tem gerado discussões acaloradas acerca de sua adoção. Mas seu uso é opcional já que o systemd continuará disponível e poderá ser usado normalmente. Nesse caso o usuário fica com o poder de escolha.
Para fazer o download da nova versão do Manjaro, basta escolher uma das versões:
Manjaro 0.8.11 XFCE – 32bits – 64 bits
Manjaro 0.8.11 KDE – 32bits – 64 bits
Com informações do Blog do Rafael Neri.