A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado o GTK+ 3.19.4 com correções para Wayland e mais melhorias para CSS
9 de Dezembro de 2015, 21:27 - sem comentários aindaJá está disponível o GTK+ 3.19.4 como o quarto e último snapshot de desenvolvimento para o próximo toolkit multi-plataforma para criação de interfaces gráficas GTK+ 3.20. De acordo com o changelog interno, esta nova versão do GTK+ chega para corrigir mais de 20 problemas relatados por usuários ou descobertos pelos próprios desenvolvedores desde a versão de desenvolvimento anterior.
Entre as mudanças mais interessantes implementadas no GTK+ 3.19.4, podemos citar uma correção para um vazamento de memória, melhorias para DND, área de transferência, bem como dimensionamento de janela e correções no posicionamento para o servidor de exibição de próxima geração Wayland, que agora tem uma nova dependência de compilação, o pacote Wayland-protocols.
Agora, é possível instruir o widget GtkPopove para permanecer dentro da janela de nível superior em plataformas que não suportam esta funcionalidade, como o próprio Wayland. O GTK+ 3.19.4 também vem com mais mudanças para o CSS, tais como a adição das propriedades -gtk-icontheme e -gtk-icon-palette, sendo este último utilizado para recolorir ícones simbólicos. Além disso, a propriedade -gtk-image-effect foi renomeada para -gtk-icon-effec.
Para conferir mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no GTK+ 3.19.4, juntamente com uma lista de todos os bugs corrigidos nesta nova versão, confira o changelog oficial através deste link.
Com informações de Softpedia, GNOME e LinuxBuzz.
Lançado oficialmente o Linux Mint 17.3 ”Rosa” nas edições Cinnamon e MATE
9 de Dezembro de 2015, 21:25 - sem comentários aindaApós o projeto passar por alguns problemas críticos de hardware com seus servidores, provavelmente, o principal motivo para que o site e o foram ficassem fora do ar por dois dias, os desenvolvedores finalmente conseguiram resolver a situação e lançaram oficialmente o Linux Mint 17.3 “Rosa” nas edições Cinnamon e MATE na noite da última sexta-feira (04).
O novo Linux Mint 17.3 “Rosa” permanece baseado no sistema operacional da Canonical Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), como também tem sido a versão anterior, o Linux Mint 17.2 “Rafaela”, e ambas as edições trazem o Linux Kernel 3.19 e possuem suporte a atualizações de segurança até 2019.
Ambas as edições do Linux Mint 17.3 “Rosa” possuem as mesmas melhorias em alguns dos componentes no núcleo do sistema operacional e em aplicativos internos como, por exemplo, o Software Sources, que agora é mais confiável, ágil e rápido, o Update Manager, que pode executar mais verificações, Driver Manager (gerenciador de drivers), que agora é mais robusto, e o Login Screen.
O Linux Mint 17.3 “Rosa” Cinnamon Edition vem com a mais recente versão do ambiente gráfico Cinnamon 2.8, que inclui um grande número de novas funcionalidades, tais como atualizações para os applets sound, power, system tray, workspace switcher e para o gerenciamento de janelas, como também melhorias para algumas configurações, para o gerenciador de arquivos Nemo e na interface gráfica em geral.
Por outro lado, o Linux Mint 17.3 “Rosa” MATE Edition é construído em torno do ambiente gráfico MATE 1.12, que apresenta um menu de aplicativo renovado, o suporte para os gerenciadores de janela Compton, Compiz e Openbox, bem como várias outras melhorias sob o capô.
Ansioso para experimentar o Linux Mint 17.3 “Rosa” e conferir todas as novidades e melhorias implementadas nesta nova versão do sistema operacional? Pós bem, para fazer download de qualquer uma das duas edições do SO, visite o site oficial do desenvolvedor, através deste link. Lá você vai encontrar o anuncio oficial, caso queira conferir mais detalhes, além dos links para baixar a distribuição.
Com informações de Softpedia, Linux Mint e LinuxBuzz.
Microsoft anuncia que abrirá código do motor do navegador Edge
7 de Dezembro de 2015, 22:52 - sem comentários aindaA Microsoft decidiu seguir contribuindo para a comunidade open source e irá disponibilizar parte do código de seu navegador Edge para a comunidade. O objetivo é melhorar o desenvolvimento da tecnologia, que será disponibilizada ao público através da página da empresa no GitHub a partir de janeiro de 2016.
Entre as tecnologias fundamentais do navegador da Microsoft que serão abertas ao público estão os componentes do núcleo, como o ChakraCore, a chave do motor de JavaScript do Edge que estreou no segundo semestre do ano em conjunto com o Windows 10.
O Chakra começou a ser desenvolvido em 2008 e também está presente como tecnologia importante nos aplicativos universais do Windows e alguns serviços como Outlook.com, Azure e a assistente pessoal Cortana. Segundo Redmond, todo os componentes chave do ChakraCore estarão disponíveis no GitHub.
Os desenvolvedores do motor defendem a utilização dele na web moderna, visto trazer benefícios como escalabilidade, confiabilidade e rendimento. O código seria capaz também de se adaptar a novos cenários, como a utilização na nuvem e na Internet das Coisas, entre outras possibilidades.
A Microsoft vem buscando se aproximar da comunidade open source e ser mais transparente no que está fazendo. A expectativa da empresa é que, com a abertura do motor JavaScript do Edge, ela possa fomentar uma colaboração mais profunda da comunidade e obter melhores produtos como resultado. Neste ano, a Microsoft também anunciou que o motor de execução .NET Core e o CoreCLR também se tornariam open source.
Com informações de ArsTechnica e Canaltech.
LibreOffice Document Viewer é oficialmente lançado no Ubuntu Touch
7 de Dezembro de 2015, 22:48 - sem comentários aindaJá está disponível para os usuários do Ubuntu Touch o LibreOffice Document Viewer, que atualmente está na versão 2.0. O aplicativo permitirá que os donos de dispositivos com o SO móvel da Canonical possam visualizar todos os tipos de documentos criados com a suíte de escritório LibreOffice para desktop, incluindo arquivos de texto, planilhas e apresentações.
O aplicativo já estava em desenvolvimento há algum tempo, mas, agora, os desenvolvedores do Ubuntu conseguiram trazer uma nova versão estável do app para o SO móvel. O LibreOffice Document Viewer 2.0 é uma reconstrução total de todo o projeto e inclui numerosas correções e melhorias.
Além disso, a partir de agora, todos os esforços serão concentrados na implementação de novos recursos que ainda estão faltando no aplicativo. Com tudo, para instalar o LibreOffice Document Viewer 2.0 sem muitos broblemas e visualizar todos os seus documentos no seu Ubuntu Touch, por exemplo, basta ir até a loja de apps do sistema.
A aplicação é suportada em todos os dispositivos aprovados pela Canonical, como o BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, BQ Aquaris E5 HD Ubuntu Edition, Meizu MX4 Ubuntu Edition, Nexus 4 e Nexus 7.
Com informaçõe de Softpedia, Stefano Verzegnassi/Google+ e LinuxBuzz.
Wine 1.8 RC3 já está disponível e conta com 40 correções de bugs
7 de Dezembro de 2015, 22:46 - sem comentários aindaFoi anunciado na última sexta-feira (04) o terceiro RC (Release Candidate) do Wine 1.8 trazendo várias correções de bugs encontrados por usuários ou pelos próprio desenvolvedores do software desde a versão RC anterior envolvendo aplicativos e jogos do Windows. Com tudo, não há novos recursos sendo implementados.
Como os desenvolvedores estão concentrado todos os seus esforços em melhorar a compatibilidade com diversos softwares do Windows, o Wine 1.8 RC3 traz correções para o Microsoft Access Snapshot Viewer 10.0, Exposure 3.0, AVRStudio 4, ffdshow A/V config tool, Microsoft Software Jukebox, Microsoft Word 2007, EarthQuake3D, Gif Movie Gear 2.63, AVISave, Git 2.6.3, Eclipse (Europa), TI Derive 6, SQLBindCol, Microsoft Paint, TGB Dual 8.3 e PCB123 2.1.0.7000.
O Wine 1.8 RC3 também traz correções para diversos jogos, entre os quais podemos citar Need for Speed 2 SE, MechCommander 2, Soldier of Fortune II, Black and White 2 1.2, GTA 4, SiN Gold, Red Faction Guerilla, Paranormal State: Poison Spring, Gazillionaire e Alex Hunter.
No total, o Wine 1.8 RC3 traz 40 correções de bugs. Para mais detalhes sobre todas as melhorias implementadas, confira o anúncio oficial através deste link. A versão final, provavelmente, só deve chegar no final do ano, mas, infelizmente, ainda não há informações por parte dos desenvolvedores sobre uma data específica para a estreia.
Com informações de Softpedia | Wine e LinuxBuzz.