A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado o terceiro Release Candidate do Mesa 11.1.0 com mais de 30 correções
10 de Dezembro de 2015, 19:35 - sem comentários aindaJá está disponível o terceiro RC (Release Candidate) da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.0 para download e teste. De acordo com as notas de lançamento, há varias correções de bugs, um total de mais de 30 problemas relatados por usuários ou descobertos pelos próprios desenvolvedores em vários componentes no núcleo da versão RC anterior do software.
O Mesa 11.1.0 RC3 inclui várias melhorias para os drivers de vídeo Intel i965 e Radeon r600, várias atualizações para GLAPI, tais como a adição de GetPointervKHR à expedição ES e várias correções para o driver gráfico nv50, bem como pequenas correções para os drivers RadeonSI e Radeon.
Além disso, entre algumas das mudanças mais importantes, podemos citar o melhor suporte da extensão vl_video_buffer_formats support para RGBX, suporte para LLVM 3.7 ou versão anterior no Radeon Fiji, a remoção do argumento len da função _mesa_shader_debug() e a mudança do nome de GroupStackDepth para CurrentGroup.
Para mais detalhes sobre todas as correções e melhorias implementadas no Mesa 11.1.0 RC3, confira o anúncio oficial através deste link.
Com informações de Softpedia, Freedesktop.org e LinuxBuzz.
Lançado WordPress 4.4 “Clifford”
10 de Dezembro de 2015, 18:25 - sem comentários aindaA versão 4.4 do WordPress, nomeada Clifford em homenagem ao trompetista de jazz Clifford Brown, foi lançada no dia 8 de dezembro de 2015. Ela se desenhou para ser incrível tanto para programadores, que terão inúmeros motivos para comemorar, quanto para os usuários em geral.
Veja aqui um vídeo com a apresentação da nova versão do WordPress.
O novos recursos dessa atualização, que já está disponível para download ou atualização no seu painel WordPress, tornam seu site mais conectado e responsivo, além de apresentar o novo tema padrão, Twenty Sixteen.
Inclusão da REST API
A REST API do WordPress criará um universo sem precedentes para seu ecossistema. Com a chegada da versão 4.4 da plataforma, o recurso iniciou seu processo de integração ao core do CMS mais popular do mundo.
O time responsável pela REST API está muito empolgado com a evolução do projeto e não para de desenvolver novos recursos e corrigir bugs. Inclusive você pode ajudar com o desenvolvimento do projeto pelo GitHub, ou participar das reuniões no Slack sala #core-restapi.
Apresentando o Twenty Sixteen, novo tema padrão da versão 4.4 do WordPress
O novo tema padrão do WordPress, Twenty Sixteen, traz uma versão moderna ao design clássico de blog.
Ele foi pensado para se adaptar e ter uma excelente aparência em qualquer dispositivo, deixando o seu conteúdo mais atraente com um design fluido, cabeçalho flexível e um esquema de cores divertido.
Além disso, você não precisa mexer mais no seu tema para que os tamanhos das imagens se adaptem a diferentes dispositivos. Agora ele automaticamente garante o ajuste perfeito.
Muitas outras novidades
Taxonomias ainda melhores, suporte para imagens responsivas, o Embed mais poderoso, wp_title, novos parâmetros na query de comentários, entre outras.
Com informações de Imasters.
LibreOffice e Thunderbird podem se unir para concorrer ainda mais com produtos da Microsoft
9 de Dezembro de 2015, 21:40 - sem comentários aindaOs projetos LibreOffice e Thunderbird podem unir forças para concorrer ainda mais com os famosos produtos da Microsoft, a suíte de escritório Office e o serviço de email Outlook, além de criar uma solução mais unificada para os usuários, beneficiando a muitos.
A Mozilla parou o desenvolvimento ativo do cliente de email Thunderbird há alguns anos e deixou o projeto nas mãos de voluntários e membros da comunidade. A fundação não está vendo um futuro para este tipo de aplicação, mas parece que isso não é realmente o caso. Muitas vezes, o Thunderbird é descrito como um gerenciador de informações pessoais e integra funções como email, lista de contatos, calendário e tarefas. Como se constata, a The Document Foundation gostaria de receber a integração de uma aplicação tão poderosa em sua própria suíte de escritório e, realmente, isso não está tão longe de acontecer.
Thunderbird e LibreOffice juntos no futuro
Já não é nem uma novidade saber que o Thunderbird não está se movendo em linha reta e que o desenvolvimento da aplicação caiu consideravelmente. Sem falar que novos recursos raramente são implementados e a maior parte dos lançamentos de novas versões integram apenas correções de segurança.
Algumas discussões foram iniciadas pelo presidente do conselho Thunderbird, R Kent James, que quer saber o que está acontecendo com a relação entre o Thunderbird e a Mozilla. Acontece que o cliente de email poderia não fazer mais parte dos projetos da fundação, mais cedo ou mais tarde.
“Eu entendo que o futuro do Thunderbird está atualmente em discussão e praticamente aberta. Se for decidido que o Thunderbird deverá sair da Mozilla, eu gostaria de sugerir que fôssemos até a The Document Foundation e para perguntar se eles estão interessados. Me parecesse que o Thunderbird pode ser um bom complemento para a sua suite de escritório LibreOffice”, diz Mitchell Baker, presidente executivo da Mozilla Foundation.
A The Document Foundation já está planejando desenvolver o seu próprio software gerenciador de informações pessoais, porém, agora pode não ser mais necessário caso o Thunderbird seja unificado com o LibreOffice. Por enquanto, há apenas promessas, mas a unificação parecesse ser uma boa ideia.
Um wiki abrangente, embora não oficial, foi colocado em conjunto com todas as ideias e as declarações que foram feitas até agora a respeito de uma colaboração entre a The Document Foundation e Thunderbird. Assim que saírem mais informações sobre uma possível unificação do Thunderbird e LibreOffice, manteremos você informado.
FONTE: Softpedia | Google Groups | The Document Foundation Wiki
e LinuxBuzz.
Mesmo com pequena fatia de usuários, plataforma Linux alcança a marca dos 1700 jogos no Steam
9 de Dezembro de 2015, 21:38 - sem comentários aindaApesar dos resultados da pesquisa do Steam do mês de novembro revelarem que o uso da plataforma Linux ainda é inferior a 1% no serviço da Valve, o sistema do pinguim continua recebendo jogos e, segundo informações da própria empresa, agora o Linux já conseguiu alcançar a marca dos 1.700 games.
A Valve colocou muita fé no Linux e está tentando realmente dar um empurrão na plataforma para mudar o cenário dos jogos. Com tudo, não será uma tarefa fácil e o resultado não será de imediato, mas a comunidade está crescendo.
Hoje em dia, criar ports de jogos para Linux ou desenvolve-los também desde o início para a plataforma não é mais nem uma tarefa tão complicada para os estúdios, como acontecia anteriormente. Muitas engines de jogos poderosas já possui suporte para Linux como, por exemplo, Unity 3D, Unreal Engine 4, Source 2 (Valve) e CryEngine. E esta é uma das principais razões pelas quais vemos mais de 100 jogos sendo lançados no Steam para Linux no espaço de apenas um mês. Daqui há algum tempo, não será mais desculpa não ter como desenvolver títulos para o sistema do pinguim.
Não há nenhuma indicação de que a maioria dessas desenvolvedoras de jogos irão parar de trazer títulos para a plataforma Linux, por isso, provavelmente veremos em apenas alguns meses o Steam para Linux ultrapassar a marca de 2 mil títulos.
Com informações de Softpedia, Steam e LinuxBuzz.
Lançado o Linux Kernel 4.4 RC4, as coisas ainda continuam calmas
9 de Dezembro de 2015, 21:29 - sem comentários aindaLinus Torvalds anunciou na noite deste domingo (06) a quarta versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.4, que é composto de aproximadamente 70% de atualizações para os drivers, especialmente para coisas como GPU, SCSI, som e rede, 15% de atualizações de rede (mas que não envolvem drivers) e os 15% restantes são divididos entre melhorias e atualizações de arquitetura.
“Outra semana, outro rc. Tivemos mais alguns commits que na semana passada (principalmente devido às correções de rede), mas no geral tem sido bastante calmo. Tudo parece bastante normal: cerca de 70% de drivers – drivers de rede, gpu, som e scsi dominam. Em cima disso, temos 15% de núcleo de rede e o resto é dividido entre atualizações de arquitetura e outras coisas variadas (incluindo vfs e correções para o núcleo do kernel)”, diz Linus Torvalds.
Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Linux Kernel 4.4 RC4, confira o anúncio oficial através deste link.
Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.