A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado o Linux Kernel 4.3.1 com várias melhorias para as arquiteturas ARM e x86
10 de Dezembro de 2015, 19:53 - sem comentários aindaGreg Kroah-Hartman, um dos principais desenvolvedores e mantenedores do Linux Kernel, anunciou nesta quarta-feira (09) o lançamento da primeira versão de manutenção do Linux Kernel 4.3.1 com várias melhorias e atualizações, principalmente para as arquiteturas ARM e x86.
Já faz mais de um mês desde que Linus Torvalds anunciou o lançamento do Linux Kernel 4.3 e a pergunta que estava no ar era quando esta versão do kernel teria sua primeira versão de manutenção. Bem, hoje é esse dia com o anúncio do Linux Kernel 4.3.1 que inclui algumas coisas bem interessantes. Em primeiro lugar, em números, esta versão do kernel muda 136 arquivos, com 1.224 adicionados e 438 deletados.
De acordo com o anúncio, a primeira versão de manutenção do Linux Kernel 4.3 traz dezenas de melhorias para as arquiteturas de hardware ARM, x86, s390, MIPS e ARM64 (AArch64, várias atualizações de redes, especialmente para coisas como Bluetooth, IPv6, IPv4, mac80211, NFC, TIPC (Transparent Inter-Process Communication) e Wireless, bem como algumas melhorias para driver de som USB.
Além disso, o Linux Kernel 4.3.1 atualiza inúmeros drivers, especialmente para coisas como Bluetooth, CLK, MFD, NFC, PINCTRL, TTY, USB, Xen e redes (a maioria para Wireless e Ethernet). Claro, a nova versão do kernel também adiciona algumas pequenas melhorias sob o capô que fazem com que a série 4.3.x do Linux Kernel seja mais confiável e estável.
Para mais detalhes sobre todas as novidades e melhorias implementadas com a chegada do Linux Kernel 4.3.1, confira o anúncio oficial através deste link.
Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.
Lançada nova versão do CrossOver com base no Wine 1.8 e interface refeita
10 de Dezembro de 2015, 19:50 - sem comentários aindaJá está disponível o CrossOver 15 e, entre as principais novidades, está a interface gráfica, que agora está muito mais amigável, além de algumas melhorias e correções específicas que foram implementadas na aplicação pensada especialmente para facilitar a instalação de programas nativos do Windows no Linux ou OS X, assim como acontece com o PlayOnLinux.
No entanto, o CrossOver é construído para atender usuários e empresas específicas, por isso é mais voltado para ambiente corporativo, mas isso não significa que as pessoas comuns não podem comprá-lo e instalá-lo. E, uma parte do dinheiro que a CodeWeavers, empresa por traz da aplicação, adquire com as vendas do CrossOver vai para o projeto Wine, que é de código aberto e disponível para todos.
De acordo com as notas de lançamento, o CrossOver agora usa o PulseAudio para o som, caso ele esteja disponível no sistema, a interface de usuários foi refeita, Quicken 2016 agora é executável, o Microsoft Office é executado muito bem no Linux com dois monitores e o aplicativo agora é baseado no Wine 1.8.
Caso você esteja curioso e queira experimentar o software, é possível utiliza-lo gratuitamente por 14 dias, o download pode ser feito a partir do site oficial do desenvolvedor. Depois desse período, você terá que comprá-lo.[
Importante ressaltar que o código fonte do CrossOver está disponível aqui.
Com informações de Softpedia | CodeWeavers e LinuxBuzz.
Ubuntu Touch: atualização OTA-8.5 já está em testes e deve ser lançada na próxima semana
10 de Dezembro de 2015, 19:47 - sem comentários aindaComo esperado, Łukasz Zemczak, da Canonical, publicou na última terça-feira (08) mais um de seus relatórios diários revelando detalhes sobre o mais recente trabalho que está sendo feito pelos desenvolvedores do Ubuntu Touch em preparação para a nova atualização OTA-8.5 para todos os dispositivos móveis com o SO móvel da Canonical.
Segundo o Zemczak, a nova atualização OTA-8.5 do Ubuntu Touch está agora em testes e tudo está ocorrendo conforme o esperado para o lançamento na próxima semana. O update OTA-8.5 promete corrigir diversos problemas irritantes relatados por usuários de Ubuntu Phones, assim como as regressões introduzidas com o OTA-8.
Atualização OTA-9 recebe novas funcionalidades
Agora que o OTA-8.5 está a caminho, os desenvolvedores do Ubuntu Touch estão atualmente trabalhando o tempo todo para adicionar novos recursos na próxima grande atualização, o update OTA-9, que deve ser lançado no dia 20 de Janeiro de 2016.
Entre os novos recursos implementados na atualização OTA-9, podemos citar um novo serviço de telefonia com melhorias de notificação, um aplicativo de mensagens atualizado com correções no modo paisagem, bem como nova versão do PulseAudio e Bluez, ambos implementados no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), o ramo de desenvolvimento para a próxima versão do Ubuntu Touch.
Além disso, o app Dialer recebeu algumas melhorias, juntamente com o pacote history-service. Nesse meio tempo, a migração do sistema operacional Ubuntu Touch para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está ainda em andamento, uma vez que existem alguns problemas com os pacotes Qt 5.5, que serão corrigidos em breve.
Com informações de Softpedia, Launchpad e LinuxBuzz.
Mozilla apresenta novos planos para o Firefox OS
10 de Dezembro de 2015, 19:41 - sem comentários aindaDurante a conferência Mozlando que está sendo realizada em Orlando essa semana, a Mozilla anunciou novos planos para o Firefox OS. Ao contrário do que foi veiculado, ele não morreu, mas está ganhando novos ares.
A verdade sobre tudo isso é que a Mozilla, no momento, não vai mais usar fabricantes e operadoras para distribuir o sistema operacional, pois a experiência inicial não foi boa, uma vez que vários smartphones ficaram sem receber as atualizações do Firefox OS mesmo elas tendo sido enviadas para os fabricantes. Em substituição a isso, o processo de portabilidade do Firefox OS para smartphones vai continuar só que agora focado em devices de médio e grande porte como o Nexus 5, Nexus 6 entre outros. Uma lista com os smartphones que já possuem uma versão do Firefox OS disponível pode ser vista em https://firefoxos.mozilla.community/devices/.
Os novos planos da Mozilla para o Firefox OS são de concentrar os esforços no software, deixando o hardware por conta de outras pessoas, empresas ou interessados. Com essa nova visão o envolvimento da comunidade vai ser ainda maior, e isso possibilitará que o sistema operacional continuem crescendo e atingindo novos patamares. Um importante fato dentro desse novo planejamento é que a Mozilla contratou um funcionário pra trabalhar junto com a comunidade no desenvolvimento de uma versão para o Raspberry Pi, o que já mostra que existe um esforço conjunto focando em IoT (Internet of Things).
Para mostrar que o Firefox OS está vivo e ainda continuará vivo, a Mozilla Japão está desenvolvendo uma placa chamada CHIRIMEN. Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre essa placa, mas a intenção é que ao ser liberada para venda ela esteja na faixa dos 50 dólares.
O uso do Firefox OS em smart TVs continua, mas ainda não se sabe exatamente se o trabalho será feito em parceria com os fabricantes ou se seguirá os novos planos, de focar exclusivamente no software.
Para acompanhar o andamento do projeto ou se tornar um voluntário para ajudar no desenvolvimento do Firefox OS, fique ligado em https://firefoxos.mozilla.community.
Por Jonathan Lamin.
Da Redação.
Lançado KDE Plasma 5.5 com melhorias e suporte a sessão Wayland
10 de Dezembro de 2015, 19:38 - sem comentários aindaFoi lançado na última terça-feira (08) o KDE Plasma 5.5 com uma série de novas funcionalidades para melhorar drasticamente a experiência geral do usuário. Só de olhar o vídeo publicado pelos desenvolvedores, que você confere logo abaixo, podemos dizer que o KDE Plasma agora está ainda mais maduro o suficiente para ser implantado por padrão em distribuições Linux.
Entre as principais novidades, podemos citar a adição do novo applet Activity Pager, atualização para o tema Breeze Plasma, que agora é mais consistente e melhora o design visual, juntamente com a implementação de uma tela com duas colunas para o Plasma Widget Explorer e do applet Color Picker.
Além disso, os Widgets Application Launcher e Kickoff receberam um pouco mais de atenção e agora há suporte para listar todos os documentos abertos recentemente e para a edição das entradas do menu de aplicações, bem como suporte para pastas, documentos e ações no sistema de Favoritos.
O KDE Plasma 5.5 também reimplementa o suporte ao OpenGL ES no gerenciador de janelas KWin, há agora uma sessão com suporte básico ao Wayland, porém, mais maduro e seguro. Além disso, a nova versão do ambiente gráfico conta com uma nova fonte padrão, acrescenta um módulo de status para o indexador de arquivos, melhora muito o Plasma Networkmanager com validação WPA/WPA2 Enterprise, novo widget campo de senha e mais opções do OpenVPN.
Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no KDE Plasma 5.5, confira o anúncio oficial através deste link.
Com informações de Softpedia, KDE e LinuxBuzz.