A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Versão beta do Linux Mint 17.3 ”Rosa” Cinnamon Edition já está disponível
18 de Novembro de 2015, 20:14 - sem comentários aindaFoi anunciado nesta quarta-feira (18) por Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint, o lançamento oficial da versão beta do Linux Mint 17.3 “Rosa”, nas edições Cinnamon e MATE, trazendo várias novidades interessantes para os usuários dispostos a testarem a nova versão da distribuição Linux.
“Linux Mint 17.3 é uma versão com suporte a longo prazo com apoio até 2019. Ele vem com softwares atualizados e traz muitas melhorias e novas funcionalidades para deixar o seu desktop ainda mais confortável de usar”, diz Clement Lefebvre.
Os destaques da versão beta do Linux Mint 17.3 “Rosa” Cinnamon Edition fica por conta do mais recente ambiente gráfico Cinnamon 2.8, suporte completo ao UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) e melhor suporte para GPUs NVIDIA GeForce.
Baseado no Ubuntu 14.04.3 LTS (Trusty Tahr), o Linux Mint 17.3 (Rosa) possui sob o capô o Linux Kernel 3.19, que possui suporte da Canonical até que chegue o fim da vida do Ubuntu 14.04 LTS em abril de 2019. Portanto, o Linux Mint 17.3 irá também ser suportado até 2019.
Todos os usuários do Linux Mint 17, Linux Mint 17.1 e Linux Mint 17.2 serão capazes de atualizarem os seus sistemas operacionais para o Linux Mint 17.3 assim que a versão final for oficialmente publicada no site oficial do projeto, algo que deve ocorrer no próximo mês.
É possível encontrar links de download do Linux Mint 17.3 “Rosa” Cinnamon Edition Beta na página do anúncio oficial, através este link. Como de costume, não recomendamos aos usuários instalar esta versão do software como sistema operacional principal do computador, pois o Linux Mint 17.3 ainda está em sua versão beta e prováveis erros são mais que esperados.
Com informações de Softpedia | Linux Mint e LinuxBuzz.
HPLIP é atualizado e traz suporte para o Ubuntu 15.10, Fedora 23 e openSUSE Leap 42.1
18 de Novembro de 2015, 20:12 - sem comentários aindaA HP anunciou recentemente uma nova versão do driver HPLIP (HP Linux Imaging and Printing) para o suporte de suas diversas linhas de impressoras. De acordo com as notas de lançamento, o HPLIP 3.5.11 traz suporte para os recém lançados sistemas operacionais Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf), Fedora 23 e openSUSE Leap 42.1.
Além disso, a nova versão do software também inclui suporte para perfis personalizados do AppArmor e SELinux Policy, suporte para detecção automática de scanners na rede, um novo artigo da base de conhecimento foi adicionado e inclui informações sobre o desbloqueio de portas e permite os serviços mDNS e SLP através da ferramenta openSUSE Firewall.
Como de costume, a nova versão do HPLIP traz suporte para uma ampla gama de novas impressoras HP. Entre elas, estão: HP Color LaserJet Pro MFP M274n, HP LaserJet Enterprise M506, M506n, M506dn, M506x e M506dh, HP Color Laserjet Pro M452dn, M452dw e M452nw, bem como a HP Laserjet Pro MFP M426fdn, M426fdw, M427dn, M427fdw, M426dw e M427dw e muito mais.
Para conferir a lista completa de todas as novas impressoras suportadas pelo HPLIP 3.5.11, confira as notas de lançamento oficias através deste link.
Com informações de Softpedia, HPLIP e LinuxBuzz.
SIVEO junta-se a comunidade Mageia para impulsionar o desenvolvimento do software PULSE
18 de Novembro de 2015, 20:11 - sem comentários aindaTemos um recém-chegado no ecossistema Mageia: a jovem empresa francesa SIVEO retomou o desenvolvimento das soluções relacionadas ao servidor de código aberto da antiga Mandriva, e eles decidiram basear todos os seus produtos na Mageia. Voltando à comunidade, eles agora estão dedicando um longo tempo de Nicolas Lécureuil (neoclust), colaborador Mageia e mantenedor da pilha KDE, para trabalhar em pacotes de seus produtos de software livre na Mageia. Segue abaixo um comunicado conjunto da SIVEO e da Mageia.org.
O projeto originalmente chamado LRS Linbox FAS, então renomeado PULSE pela Mandriva em 2007, é agora uma solução de código aberto para gerenciamento de ativos. É usado também por pequenas ou médias empresas e por empresas muito grandes, para clientes públicos e privados.
Acreditando no potencial do PULSE, SIVEO está aumentando o desafio de torná-la uma importante solução de código aberto para gerenciamento de ativos. Pessoas-chave que já estavam trabalhando no desenvolvimento desse projeto se juntaram ao SIVEO. Eles agora trazem suas habilidades, know-how e entusiasmo para a empresa.
Em paralelo a isso e para ancorá-la totalmente no mundo open source, SIVEO naturalmente se aproximou da comunidade Mageia, fornecendo o projeto PULSE e sua distribuição, permitindo o alargamento da base comunitária.
“Desta forma, queremos abrir o projeto e trazer mais recursos, enquanto a federação diferentes players, que sejam profissionais, usuários comuns ou colaboradores”, lembrou Yvan Manon, que esteve envolvido no projeto PULSE por um longo tempo e é hoje engenheiro de pré-vendas da SIVEO.
“Acolher novos colaboradores é sempre uma coisa muito positiva para a comunidade Mageia. A embalagem de uma solução profissional da qualidade de PULSE é um trunfo inegável para a distribuição, para envolver ainda mais com o mundo do comércio e os nossos usuários corporativos – e esperamos incentivar mais para participar. A colaboração de uma grande empresa e a solidez dá para a qualidade da distribuição Mageia é também um grande aprovação do trabalho feito pela comunidade Mageia”, diz o Conselho Mageia.
PULSE é uma solução completa para gerenciar o ciclo de vida de uma estação de trabalho, que permite a industrialização e a automação de tarefas pesadas e demoradas em redes complexas e remotas. Suas principais características são:
- criar e implantar imagem de disco sysprep
- identificar, implementar aplicativos e patches
- backup
- tomar decisão
- acesso remoto
- supervisionar a conformidade e configurações de todos os ativos
Finalmente, a interoperabilidade e agilidade facilitam a sua integração com os diferentes componentes (LDAP, AD, GLPI, OCS Inventory Fusion, etc.) de um sistema de informação. SIVEO oferece versão compactada com suporte para distribuições como o Debian, RedHat e CentOS, e quaisquer serviços adicionais (auditoria, instalação, treinamento) para garantir a qualidade profissional e tranquilidade.
SIVEO é uma empresa de software de automação de infra-estrutura; é uma empresa jovem, inovadora, criada em novembro de 2008. A primeira empresa francesa certificada na iniciativa Intel® Cloud Builder para a sua solução eVA, SIVEO trabalha com editoras, SSII, para clientes públicos e privados.
Mageia.org é uma associação sem fins lucrativos francesa com grupos que contribuem juntos em uma comunidade. A comunidade Mageia constrói uma distribuição GNU/Linux com o objetivo de oferecer um sistema operacional fácil de usar e altamente confiável com a escolha e escalabilidade oferecidas pela infra-estrutura Linux. A Mageia realizou 5 lançamentos desde 2011, com o próximo lançamento, a Mageia 6, já esta para tomar forma e com a data de lançamento prevista em 2016.
Mais sobre Pulse: siveo.net/solutions/pulse
Código fonte (GPL): github.com/pulseproject/pulse
Com informações de Mageia.
BQ Aquaris Ubuntu Edition é oficialmente lançado na Rússia
18 de Novembro de 2015, 20:09 - sem comentários aindaConfirmando o que anteriormente era considerado apenas rumores, o SO móvel Ubuntu Touch chegou oficialmente em território russo através do lançamento do BQ Aquaris E5 Ubuntu Edition no país, expandindo ainda mais o território do sistema operacional ao redor do mundo.
O Ubuntu Touch é um sistema operacional desenvolvido pela Canonical para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Entre as fabricantes que oferecem aparelhos com o SO, está a espanhola BQ que possui dois modelos de smartphones com Ubuntu Touch. Já existem dispositivos com Ubuntu em vários lugares do mundo, com lançamentos especiais na China, Europa, Estados Unidos (parcialmente), na Índia e agora na Rússia.
O interessante é que o sistema operacional é fornecido gratuitamente, e ninguém está parando usuários de qualquer lugar do mundo para instalá-lo, apesar de encontrar o dispositivo de referência Nexus 4 está se tornando cada vez mais difícil. Com um lançamento dedicado, significa que o SO é preenchido com conteúdo específico para essa região, como scopes especiais e melhor suporte para o alfabeto cirílico, no caso da Rússia.
Além do BQ Aquaris E5 Ubuntu Edition, o Aquaris E4.5 também fará sua estreia no mercado russo e ambos estarão disponíveis para a compra através de uma série de distribuidores locais, como Ozon.ru. Infelizmente, ainda não há informações se, em um futuro próximo, os dispositivos com o SO Ubuntu Touch chegarão no Brasil.
Com informações de Softpedia, Ubuntu e LinuxBuzz.
Atualização para o app GNOME Music traz melhorias e correções de bugs
18 de Novembro de 2015, 20:07 - sem comentários aindaFoi na última segunda-feira (16) que o GNOME Music recebeu uma atualização, como parte do lançamento do novo GNOME 3.18.2, trazendo principalmente correções para alguns bugs reportados pelos usuários desde a versão anterior do software.
A nova atualização do app GNOME Music 3.18.2 corrige um problema de estilo para tags de entrada relacionados com a biblioteca libgd, corrige um problema de tag XML em “Ajuda”, um erro que ocorria ao tentar navegar de volta a partir da exibição de pesquisa foi corrigido, juntamente com uma questão relacionada com a barra de ferramentas em falta quando se navegava de volta a partir dos resultados de busca. Além disso, o título do app agora está sendo redefinido para “Music” depois de deixar a exibição “Album”.
Por último, mas não menos importante, há atualizações para diversas traduções de idiomas. Entre eles, estão: basco, checo, alemão, grego, húngaro, lituano e sérvio. Para ter acesso a todas estas e outras melhorias e correções, basta manter a sua distribuição Linux com o GNOME 3.18.2 sempre atualizada.
Com informações de Softpedia e LinuxBuzz.