Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


9º Fórum Espírito Livre em Belém/PA terá install fest de distribuições GNU/Linux

19 de Novembro de 2014, 17:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

install_fest

Participantes que desejarem ter uma distribuição GNU/Linux instalada em seu computador, basta levar o notebook durante o evento.

A prática de instalar distribuições GNU/Linux em computadores é uma prática comum em eventos relacionados a software livre. Não seria diferente no 9º Fórum Espírito Livre, que acontece em Belém/PA.

Os participantes que desejarem ter uma GNU/Linux instalado em seu computador basta procurar a equipe responsável durante o evento para receber as informações sobre como fazê-lo.

Além do install fest também haverá uma oficina sobre Ubuntu que será ministrada por José Artur S. do Nascimento, que é administrador de Redes de Computadores e certificado ITILV3 / COBIT4.

Esta e outras diversas atividades estarão rolando no 9º Fórum Espírito Livre, que ocorre nos dias 25 e 26 de novembro no IFPA – Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém – Av. Alm. Barroso, 1155 – Marco – Belém/PA CEP 66093-020.

A programação de palestra está disponível aqui.

Não perca tempo e se inscreva aqui.



Oficina sobre Software livre, jornalismo livre e independente no 9º Fórum Espírito Livre em Belém/PA

19 de Novembro de 2014, 16:40, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

novas_midias_jornalismo_online_hiperlocal

As tecnologias dominam a humanidade em sua utilização, compartilhamento, inovação, ciência e tecnologia. Todos os ciclos de produção na humanidade inexoravelmente não podem mais dispor das tecnologias. A cultura humana no senso comum sempre nos induzem a conhecer paradigmas, muitas vezes como se eles fossem os únicos existentes.

No mundo da comunicação com suas vertentes, como: jornalismo, marketing e mídias digitais as tecnologias proprietárias engendram a cultura de tecnologia única, de verdade absoluta. Esse velho paradigma produz um legado conservador que é o aprisionamento de nosso país ao conhecimento democrático.

O mundo não é mais o mundo das tecnologias proprietárias, há em curso uma diversidade tecnológica, cultural, comunicativa. Portanto, as tecnologias são convergentes nas mídias digitais. Com esse intuito o Fórum Espírito Livre – Edição Amazônia irá dialogar esse outro lado fascinador do jornalismo, dia 25/11, no horário de 09/12h00, numa oficina digital: o software livre e o jornalismo livre e independente.

A oficina será media por Corinto Meffe que é assessor da presidência do Serpro.

Esta e outras diversas palestras estarão rolando no 9º Fórum Espírito Livre, que ocorre nos dias 25 e 26 de novembro no IFPA – Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém – Av. Alm. Barroso, 1155 – Marco – Belém/PA CEP 66093-020.

A programação de palestra está disponível aqui.

Não perca tempo e se inscreva aqui.



IV Semana de Infraestrutura reúne especialistas, acadêmicos e estudantes de Tecnologia da Informação

19 de Novembro de 2014, 14:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

IV-Semana-da-Infraestrutura-da-Internet-no-Brasil

A construção de cabos submarinos, os preparativos do PTT.br para as Olimpíadas 2016, os desafios e perspectivas para a implementação do IPv6, segurança na era da Internet das Coisas e efeitos do Marco Civil na gestão e projeto de redes IP. Esses, entre dezenas de outros temas contemporâneos sobre a Internet no Brasil, fazem parte da programação da IV Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil (http://nic.br/semanainfrabr/), um evento gratuito, organizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Serão cinco dias – de 24 a 28 de novembro – dedicados ao debate e troca de boas práticas entre especialistas, acadêmicos e estudantes, no hotel Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo. Para abrigar a variedade de discussões, a IV Semana de Infraestrutura está dividida em três grandes eventos: o PTT Fórum 8 – Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, o V Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6 e a Reunião Conjunta – GTER38 (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e GTS24 (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes).

PTT Fórum 8
Responsável pela abertura das discussões sobre infraestrutura da Internet, o PTT Fórum 8 (http://ptt.br/pttforum/8/), que acontece nos dias 24 e 25 de novembro (segunda e terça-feira), terá início com uma comemoração especial: o PTT.br completa 10 anos em 2014. Um serviço do NIC.br, apoiado pelo CGI.br, que promove e cria a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes Internet, o PTT.br chega a sua primeira década entre os maiores pontos de troca de tráfego do mundo – é o quinto maior em número de participantes e está entre os dez em termos de tráfego trocado.

Ao longo da última década, o PTT.br alcançou uma média de crescimento de 80% ao ano. No entanto, no período de julho de 2013 a julho de 2014, o pico de tráfego trocado diariamente triplicou – subiu de 200 Gbps para 600 Gbps. “Isso representa uma parcela significativa do tráfego da Internet no Brasil e certamente tem contribuído para aprimorar o seu desempenho. Mas ainda temos muito a crescer”, destaca Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br. Hoje, são 26 Pontos de Troca de Tráfego no Brasil. Saiba mais no endereço: http://ptt.br.

Além do Beer & Gear & Peer, que contará com a celebração dos 10 anos do PTT.br, e que traz a possibilidade de relacionamento com grandes empresas e associações do setor, como a TDec Network Group, Extreme Networks e Abranet – Associação Brasileira de Internet, o evento terá painéis sobre cabos submarinos, sobre o balanço da Copa do Mundo 2014 e os preparativos de grandes empresas e também do Ponto de Troca de Tráfego localizado no Rio de Janeiro (RJ) para os Jogos Olímpicos de 2016.

O PTT Fórum 8 também será marcado pelo lançamento do mapa de qualidade da conexão da Internet no Brasil que, em breve, estará disponível na página do Simet (http://simet.nic.br/). Com base nos testes realizados e disponibilizados por usuários do Simet das redes 3G, 4G, Wi-Fi e conexão cabeada de todo o Brasil, será possível verificar o desempenho da Internet na localização exata de onde a consulta está sendo feita. Além de prestar serviço para os cidadãos, o mapa terá dados individualizados para cada Sistema Autônomo, que poderá checar a qualidade da sua rede e comparar com o resultado global.

A programação completa do PTT Fórum 8 está disponível em: http://ptt.br/pttforum/8/agenda.

V Fórum Brasileiro de IPv6
A quinta edição do Fórum Brasileiro de IPv6 acontece no dia 26 de novembro (quarta-feira) com a proposta de apresentar o andamento das ações de implantação do novo protocolo no Brasil e no mundo. O estoque central de endereços IPv4 na América Latina e Caribe esgotou-se no dia 10 de junho deste ano e entrou na fase de “terminação gradual”. “Várias iniciativas estão conspirando para que o ano de 2015 seja marcado por avanços significativos na implantação do IPv6”, considera Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

Entre as novidades discutidas no evento estão a definição de cronogramas para a oferta de IPv6 pelas grandes operadoras de telecomunicações e para sua implantação na rede do Governo Federal. “Veremos, em 2015, o tráfego do novo protocolo crescer nas redes no Brasil e quem ainda não está preparado deve se preparar. O fórum é o local ideal para entender melhor isso”, complementa Moreiras.

O evento deve reunir representantes de Sistemas Autônomos (Autonomous System ou AS), de provedores Internet, profissionais de TI e redes em geral, bem como professores e estudantes da área. O painel “Novidades e próximos passos para o IPv6 no Brasil” contará com a participação do Ministério do Planejamento, da Febraban, Anatel e Abranet, enquanto o debate “Internet das Coisas e IPv6” terá um representante do Ministério das Comunicações para explicar a portaria 1420, que incentiva as comunicações Machine-to-Machine (M2M).

Entre as apresentações individuais, o destaque será “Implantação de IPv6. Caso de sucesso do parque tecnológico de Itaipu”, do analista de suporte da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), João Paulo de Lima Barbosa. Com mais de cinco mil usuários, o PTI possui mais de 80% da rede com IPv6, segundo as medições do ranking internacional World IPv6 Launch. Veja a programação completa do Fórum: http://ipv6.br/forum/.

GTER e GTS
Os últimos dois dias da IV Semana de Infraestrutura serão dedicados à 38ª Reunião do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes), no dia 27 (quinta-feira), e à 24ª Reunião do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes), no dia 28 (sexta-feira). O GTER e o GTS são grupos de trabalho criados pelo CGI.br que se reúnem presencialmente duas vezes por ano, desde 1994, para discutir e compartilhar informações sobre aplicações e experiências que envolvem o setor de tecnologia de engenharia e segurança de redes no Brasil.

Os destaques para o GTER são os painéis sobre os efeitos do Marco Civil da Internet na gestão e projeto de redes IP e arquiteturas de “Network as a Service“. Para o GTS, as apresentações destacadas são “IoT, a Inovação e a Segurança”, “NSA Playset: Transformando Espionagem em Pesquisa” e “Estratégias usando Big Data para análise de ataques”. A programação na íntegra está em http://gtergts.nic.br.

Os interessados em participar de todos os eventos ou individualmente de algum deles, devem fazer a inscrição gratuita no site: http://nic.br/semanainfrabr/

Com informações do NIC.br e CGI.br.



Liferay aposta em segmentação de conteúdo como tendência para portais

19 de Novembro de 2014, 14:53, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

image_gallery

Atingir com sucesso um público-alvo na internet e ganhar sua atenção ainda é um desafio para as empresas em todo o mundo. A necessidade de entregar uma mensagem significativa e segmentada para cada usuário deu origem a um novo conceito de marketing: o content targeting. Para isso, é preciso saber quem são, o que fazem, do que precisam e o que procuram os usuários de internet.  Mostrar a essas pessoas o conteúdo adequado e na hora certa é a nova aposta da Liferay, empresa norte-americana líder de portais horizontais open source.

A nova ferramenta que usa o conceito de content targeting foi apresentada pelo CEO da empresa, Bryan Cheung, durante o Symposium, evento que a Liferay promove em vários países onde atua e que teve a primeira edição brasileira realizada em São Paulo, em novembro. Para o CEO da Liferay, a maioria dos sites ainda é construída como jornais antigos. “As manchetes são definidas de forma aleatória, sem entender o comportamento do usuário e entregando informações irrelevantes”, comentou durante o simpósio.

O aplicativo Audience Targeting da Liferay permite segmentar o público e conteúdos específicos para usuários diferentes além de criar campanhas para direcionar conteúdo. É possível também acompanhar as ações do usuário e gerar relatórios que fornecem informações sobre a eficácia das campanhas. A ferramenta de segmentação funciona com base em “regras” que definem perfis de usuários. Alguém que entra no site pela primeira vez, por exemplo, terá informações básicas e gerais. Dependendo dos cliques do usuário, na próxima vez que acessar o portal, o sistema reconhece a persona e seu comportamento e exibe páginas diferentes, com conteúdo, proposta, imagens e links definidos anteriormente pelas “regras”.

A nova ferramenta também capta informações de todos os canais com os quais a empresa se comunica com seus usuários, tornando a segmentação ainda mais otimizada, o que possibilita oferecer conteúdos e serviços apropriados e relevantes para as necessidades do cliente. Para o diretor geral da Liferay para a América Latina da Liferay no Brasil, Fernando Areias, a personalização da experiência é muito desejada pelas empresas de diferentes segmentos. “Se você é capaz de entregar o conteúdo que interessa ao seu público, conseguirá mais atenção para sua marca. Uma boa experiência do usuário (UX) se tornou essencial para qualquer portal porque é capaz de mudar a forma como os visitantes pensam a respeito da sua empresa ou produto”, destaca Areias.

Com matriz latinoamericana localizada na cidade do Recife (PE), a Liferay quadriplicou o número de funcionários nos últimos três anos e tem apresentado um crescimento exponencial. Já são 18 escritórios em 15 países. A empresa foi apontada pelo quinto ano consecutivo como uma das Líderes do Quadrante Mágico de Portais Horizontais da Gartner, publicação anual baseada na abrangência de visão e capacidade de execução.

Com informações da Assessoria da Liferay.



Ciência, café & Cultura: crimes cibernéticos

18 de Novembro de 2014, 11:53, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje, 18 de novembro, a partir das 19h30, na Biblioteca do CEFET-MG – Campus 1, acontece o debate Ciência, café & Cultura: crimes cibernéticos.

A seguir, informações a respeito:

 

EmailMKT_Ciencia_Cafe_Cultura_Crimes_Ciberneticos



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource