A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Conheça o broadsheet e crie uma página em minutos, compatível com todos os dispositivos
24 de Outubro de 2014, 10:52 - sem comentários aindaSe precisa criar um anúncio, divulgar uma história, explicar como se chega a um lugar, mostrar um grupo de fotos ou criar qualquer informação em alguma página que precisamos divulgar imediatamente, não é mais preciso criar um blog ou criar um site para isso, basta criar uma bonita e prática página com a informação desejada. Isso é exatamente o que pretende broadsheet.io.
A ideia é que seja simples construir blocos de informação, selecionando modelos existentes, para divulgar uma url com o que queremos informar. O conteúdo será adaptado em função do dispositivo utilizado para sua leitura, sendo assim uma boa forma de chegar a mais pessoas.
Podemos testá-lo sem necessidade de registro, vendo como o editor dispõe de um menu superior que ajuda a ver o resultado em cada tipo de tela destinada. Por fim, é possível divulgar a url em seu próprio servidor, embora comentem que também podemos configurar nosso domínio, se assim desejarmos.
A ideia deste projeto não é nova, porém, é sempre útil saber que, se precisamos contar alguma novidade ou mostrar algo interessante, não é preciso ter um complexo blog para isso, basta escrever, publicar e compartilhar, sem complicações.
Conheça o serviço, visitando o site oficial do broadsheet.io.
Com informações do Wwwhat’s New.
HP encerra oficialmente serviços com webOS
20 de Outubro de 2014, 12:14 - sem comentários aindaA HP, uma das criadoras do webOS e principais financiadoras de seus primeiros dias, anunciou que irá encerrar oficialmente todos os seus serviços com a plataforma. A empresa informou que, a partir do dia 15 de janeiro do ano que vem, deixará de dar suporte aos smartphones e tablets com o sistema operacional, fechando sua loja online de aplicativos e todos os serviços de computação nas nuvens relacionados a ele.
De acordo com as informações do Venture Beat, todos os dispositivos com a plataforma continuarão a funcionar, claro. Mas, a partir de 2015, não serão mais atualizados nem receberão novidades. Além disso, será impossível baixar novos softwares e os usuários terão que buscar novas alternativas, de terceiros, para transferir seus arquivos dos gadgets para a nuvem.
Mas não é como se o webOS viesse recebendo um grandioso suporte por parte da HP e o encerramento das atividades fosse uma surpresa. O sistema operacional iniciou sua vida há poucos anos, quando foi adquirido da Palm e ganhou vida nova pelas mãos da HP. Na época, a intenção da norte-americana era de criar sua plataforma proprietária para o mercado mobile e, quem sabe, competir de igual para igual com o iOS e o Android.
A iniciativa, porém, não deu muito certo. A HP lançou apenas dois smartphones e um tablet com o sistema e viu o suporte de outras fabricantes minguando enquanto ela própria encontrava problemas para garantir que tudo funcionasse bem. Eventualmente, as atualizações para a plataforma cessaram em 2012, enquanto as baixas vendas dos aparelhos com o webOS o tornaram pouco popular.
Por outro lado, mesmo com o fechamento das atividades da HP, o sistema operacional ainda respira. A plataforma, agora, é de propriedade da LG, que pretende utilizá-la em sua nova geração de televisores inteligentes e, quem sabe, até de smartwatches. Para a empresa, a interface bastante atrativa da plataforma, bem como seu sistema de cartões para exibição de conteúdo, pode se encaixar perfeitamente nesse tipo de dispositivo. Se a ideia der certo, parece que o webOS pode finalmente encontrar um cantinho confortável para viver.
Fabricantes do Blackphone estão desenvolvendo tablet de altíssima segurança
20 de Outubro de 2014, 12:09 - sem comentários aindaRecentemente, um projeto realizado entre a Silent Circle e a Geeksphone colocou no mercado um smartphone com um grau de segurança maior em relação aos demais celulares do mercado. Chamado de Blackphone, o aparelho dificulta as ações de pessoas mal intencionadas que desejam quebrar a segurança do aparelho e ter acesso às informações do usuário.
Com a necessidade crescente de dispositivos móveis que possuam mais elementos de segurança para proteger os usuários, o projeto de ambas as empresas agora é criar um tablet que oferece as mesmas especificações de segurança.
Assim como o Blackphone, a ideia da criação de um tablet mais seguro é permitir que a privacidade e os dados do usuário sejam preservados, evitando que terceiros tenham acesso à eles, seja de maneira legal ou não, visto que sabemos que muitas empresas utilizam informações dos seus clientes da maneira que desejam.
O novo tablet, a exemplo do smartphone, terá um sistema operacional próprio ajustado e adaptado aos mais elevados padrões de segurança para dispositivos móveis, com base na versão Open Source do Android. Ele terá a mesma estrutura de software do Blackphone, com o PrivatOS garantindo que toda a estrutura possa ser elaborada com a segurança necessária que os desenvolvedores esperam colocar no aparelho.
Apesar disso, durante a conferência BlackHat, realizada em agosto, o PrivatOS chegou a ser questionado. Na ocasião, bastou apenas 5 minutos para se ter acesso ao Root, sem a necessidade de desbloquear o bootloader. Sabendo dessa deficiência, o projeto da Silent Circle e da Geeksphone deverá sofrer algumas alterações de segurança em relação ao Blackphone.
Um dos fundadores da Silent Circle, Jon Callas, afirmou em entrevista ao canal CNBC que o lançamento do novo aparelho irá acontecer em breve e que os desenvolvedores já estão trabalhando para que ele chegue ao mercado.
Callas ainda disse que o novo tablet irá fornecer aos usuários aquilo que eles desejam diariamente, uma alternativa segura aos produtos comercializados atualmente, e vem para marcar uma nova área de atuação da empresa.
Google volta atrás e remove caixa de busca pirata nas pesquisas pelo Pirate Bay
20 de Outubro de 2014, 12:06 - sem comentários aindaHá uma semana o Google atualizou seu algoritmo de buscas e, como consequência, acabou beneficiando o maior site pirata de toda a internet, o Pirate Bay. Como havíamos noticiado, a ação abriu as portas para que mais sites aparecessem com uma caixa de buscas e links para as suas seções mais acessadas já ali, na lista do resultado de pesquisa no site da empresa.
A atitude, no entanto, acabou gerando um certo efeito colateral, ao beneficiar alguns sites piratas, entre eles o Pirate Bay. E, como não poderia deixar de ser diferente, o descuido acabou ecoando pelos quatro cantos da internet. A pressão foi tamanha que, nesta quarta-feira (15), a gigante de buscas resolveu voltar atrás e vetou a adição das novidades aos resultados que traziam a embarcação pirata no topo das buscas.
Ao contrário do que acontecia até há alguns dias, agora os frequentadores da nau pirata terão que se contentar com uma aparência menos espalhafatosa e mais discreta do site quando ele aparece nas buscas. A caixa de buscas simplesmente sumiu, enquanto os links para as seções mais acessadas continuam lá, mas com bem menos destaque do que antes.
Segundo o pessoal do TorrentFreak, o passo atrás dado pelo Google privou não só o Pirate Bay das novidades, mas também outros sites como Isohunt, KickAss Torrents e Torrentz. Como era de se esperar, a atitude foi tomada após autoridades e órgãos relacionados à proteção de direitos autorais torcerem o nariz para o descuido da empresa.
Apesar de procurar agradar a esse pessoal, uma questão que o buscador insiste em não responder ainda continua aberta: qual o sentido de limitar o destaque desse tipo de site e, mesmo assim, mantê-lo nos resultados de busca? Questionada pelo TorrentFreak, a empresa se limitou a dizer que “continuará trabalhando para melhorar a qualidade dos resultados de busca”.
Curso Online Gratuito de Ubuntu Básico
20 de Outubro de 2014, 12:01 - sem comentários aindaSeu computador está cheio de vírus e acessar o banco online ou fazer compras pela Internet com ele virou uma tarefa de alto risco. Além disso, o computador fica lento com o tempo e tem que ser formatado frequentemente. Ah…usar somente software original é bom, mas é preciso gastar muito dinheiro com isso…
Você se reconhece nessa situação?
E você sabia que existe um programa que permite se livrar dos vírus, acessar bancos online com segurança e ainda é um software original gratuito?! Sabia também que aprender a dominar tal ferramenta pode ser um diferencial do profissional no mercado?! Então venha fazer o curso de Ubuntu Básico!
Esse curso é para você!
Curso de Ubuntu Básico
Projeto de Extensão do Instituto de Informática – UFG
Público Alvo: a comunidade em geral
Período: de 20 de outubro a 14 de dezembro de 2014
Modalidade: MOOCs – EAD
Equipe: Prof. Hugo do Nascimento, Prof. Marcelo Akira, Ricardo Borges, Tadeu Augusto
Importante ressaltar que o curso é gratuito!
Inscrição: pelo portal http://moocs.rea.ufg.br