Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado Apache OpenOffice 4.0.1

5 de Outubro de 2013, 15:22, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Apache-OpenOffice

A versão 4.0.1 do Apache OpenOffice é uma versão de manutenção que repara problemas críticos e melhora a qualidade geral da aplicação. Todos os utilizadores do Apache OpenOffice 4.0 ou anteriores versões são encorajados a actualizar. Pode descarregar o Apache OpenOffice 4.0.1 aqui.

As melhorias gerais incluem: traduções adicionais, erros reparados, melhorias de performance e compatibilidade com o Windows 8 .
Encontrará mais detalhes sobre cada uma destas áreas abaixo.

A nossa base de dados de rastreio de erros, o Bugzilla, disponibiliza a lista detalhada dos problemas resolvidos.

Para uma visão mais completa das alterações desde a versão 3.4.x consulte as notas de lançamento do AOO 4.0.1.

Para ver uma lista completa de idiomas disponíveis consulte: http://www.openoffice.org/download/other.html.

A performance ao gravar arquivos XLS foi aumentada em mais de 230%. O OpenOffice 4.0 integrou as muito populares extensões “Console do apresentador” e “Minimização de apresentações” no núcleo do produto.

Com informações de Apache OpenOffice.



População da Grande Vitória vai ter acesso à internet gratuita nos terminais do Transcol

5 de Outubro de 2013, 13:28, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

wifi

Em breve, os mais de 17 milhões de usuários do sistema Transcol poderão utilizar a internet gratuita. Foi encaminhado ontem um ofício do deputado Marcelo Santos (PMDB) ao Governo do Estado solicitando a instalação do sistema Wi-Fi nos 10 terminais rodoviários da Grande Vitória. Atualmente o Espírito Santo já possui 4,56 milhões de telefones celulares, isso sem contar smartphones, tabletes e notebooks, segundo dados da Anatel.

“Encaminhei ao governador Renato Casagrande um ofício solicitando a implantação do sistema Wi-Fi nos terminais do Transcol. Ele apoiou a ideia e já comunicou a Ceturb-GV para que providenciasse a implantação da internet gratuita, principalmente, pela grande quantidade de passageiros que faz uso do celular. O governador se preocupa não só com a qualidade de vida do cidadão, mas também com a inserção da tecnologia no Estado, um exemplo disso é o programa que vai levar a rede 3G em 71 municípios capixabas”, ressaltou Marcelo Santos.

O deputado explica que o acesso a rede Wi-Fi será útil, principalmente, para quem passa um bom tempo ocioso à espera do coletivo. “O passageiro poderá aproveitar o tempo em que aguarda o ônibus para acessar e-mail, as redes sociais, ficar informado obre as principais notícias do Estado, além de utilizar os serviços que o Governo disponibiliza, inclusive, acessar as informações que a Ceturb alimenta, como os horários de ônibus e itinerários”, afirma o deputado.

De acordo com a Anatel, só no final de 2012, no país, foram 261,81 milhões de acessos do Serviço Móvel Pessoal (SMP), alta de 8,08%. A Teleco estima que haja no Brasil cerca de 6 mil hot-spots, que são locais públicos onde há cobertura do serviço de Internet sem fio por meio da tecnologia Wi-Fi. Metade dos brasileiros que acessam a internet vive em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro ou Espírito Santo.

Com informações da Folha Vitória.



VII Conferência Nacional de Blender 3D BlenderPro

5 de Outubro de 2013, 13:19, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

BLENDERPRO_webbanner

Está chegando a hora da realização de mais uma conferência de usuários Blender no Brasil. Esta 7ª conferência, mais conhecida como BLENDER PRO ( www.blender.pro.br ) trará este ano o tema de discussão: Convergências Criativas – Jogos e Animações 3Dimensionais
e contará com a presença de Dalai Felinto, Cícero Moraes, Virgílio Vasconcelos, e Gerson de Sousa, gerente executivo da ABRAGAMES; além de outras atrações que incluem:

- Festival de Imagem e Vídeo
- Mostra Competitiva de Jogos
- Campeonato de Desenvolvimento de Jogos
- Desafios de ilustração, modelagem, animação e escultura 3D
- Mesas de discussões, e muito mais ;-)

Acompanhem, curtam, divulguem e prestigiem este super evento que mais uma vez trará algumas das principais personalidades da comunidade brasileira de desenvolvedores, artistas e promotores do Blender na América Latina.

O evento ocorre entre os dias 3,4 e 5 de novembro na cidade de Palmas, capital do Tocantins.

Mais informações no site http://www.blender.pro.br.



Após espionagem, governo revê estratégia na adoção de software livre

5 de Outubro de 2013, 13:10, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

18-05-2013_bandeira-do-brasil

A descoberta da ações de espionagem contra o governo brasileiro fez reacender uma luz amarela para a fragilidade dos sistemas e bancos de dados federais. O assunto, entretanto, não é nenhuma novidade. Desde 2003, a Comunidade do Software Livre alertava aos gestores federais para essa fragilidade, a partir do processo de “captura e dependência” que o governo tinha em relação aos software proprietários, sendo a maioria fechados para eventuais auditorias.

De lá para cá muita coisa mudou. Alguns setores do governo compreenderam a necessidade de dominar o processo de criação de novos sistemas, sem a necessidade de manter uma dependência da customização de plataformas compradas de empresas multinacionais. Mas outros continuaram a operar com soluções propietárias, onde não é possível fazer auditorias. E pior: esses fornecedores  não podem atestar 100%, se as informações contidas nesses software não estão sendo repassadas para terceiros.

Diante dessa situação, o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre (CISL)  – formado por técnicos de diversos ministérios e órgãos vinculados, além de empresas estatais e bancos oficiais – está concluindo um documento contendo uma série de sugestões a serem encaminhadas à Secretaria de Logistica e Tecnologia da Informação (SLTI), para mudanças na Instrução Normativa nº 4, que rege as compras governamentais.

Pelo menos duas recomendações dirão respeito à guarda dos dados do governo brasileiro e uma análise mais  criteriosa dos termos de uso embutidos nos contratos de softwares proprietários, antes do processo de aquisição destas soluções.

Deivi Kuhn, secretário-executivo do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do governo federal, concedeu uma entrevista exclusiva à CDTV do portal Convergência Digital, na qual ele aborda as propostas que estão sendo discutidas dentro do organismo, como forma de contribuição da Comunidade do Software Livre para o aumento da segurança dos sistemas e banco de dados federais.

Com informações de Convergência Digital.



2º Festival Mostratec de Robótica Educacional

5 de Outubro de 2013, 13:04, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Destaque

A Rede Marista de Colégios e Unidades Sociais, juntamente com a Fundação Liberato têm o prazer de convidar para o 2º Festival Mostratec de Robótica Educacional, que ocorre entre os dias 21 a 24 de outubro de 2013, na Fenac, em Novo Hamburgo. Durante o evento, ocorrerão Desafios de Robótica, Oficinas, Demonstrações, presença do Museu Itinerante da PUCRS e uma Mostra de Projetos.

O Festival conta com os seguintes desafios:

  • Categoria Robótica Livre - Orientações para o desafio: http://goo.gl/rAZYAc
  • Categoria Lego
  • VEX 2013/2014 – Toss Up

Descrição dos desafios: http://colegiomarista.org.br/arq/arquivo/2013/festival_mostratec.pdf

Inscrição para as oficinas e para os desafios (sem custo): http://www.maristas.org.br/portal/servicos/insc_eventos/2013/desafio_robos/<.

Mais informações sobre a Mostratec: http://www.mostratec.com.br/pt-br.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource