Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Imagine um mundo sem Linux – Episódio #2

29 de Outubro de 2015, 14:21, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

WorldWithoutLinux

A série World Without Linux (Mundo Sem Linux) lançada pela Linux Foudation, tentará demonstrar numa série de seis vídeos, lançados periodicamente, a importância do Linux para o desenvolvimento tecnológico e o envolvimento que já temos com ele.

Já apresentamos aqui no site, o primeiro episódio da série, What’s the Name of that Song? (Qual o Nome Daquela Música?), que fez uma brincadeira para demonstrar os sistemas de busca.

Neste segundo vídeo da série, World Without Linux Episode 2: Are We There Yet? (Mundo Sem Linux Episódio 2: Já chegamos?), tenta demonstrar a importância do Linux para os GPSs, que não está em todos (os aparelhos), mas sem ele teríamos poucas opções no mercado.

E aqueles que tem uma certa dificuldade com o inglês, existe uma versão legendada, feita pelo pessoal do site Toca do Tux.

Com informações de Linux Foundation e Buteco Opensource.



Conheça arkOS, uma distro para hospedagem particular

29 de Outubro de 2015, 14:17, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

logo-arkos1

O arkOS é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux ARM, que funciona em dispositivos embarcados e servidores dedicados. Este contém um pacote de software completo para gerenciamento de  hospedagem particular (self-hosting) de forma intuitiva e inteligente. Também permite executar sites, contas de e-mail, banco de dados e muito mais, tudo através de sua interface gráfica, que é fácil de usar.

Além destes recursos, ainda permite executar e manter uma variedade de serviços de nuvem privada, com utilização de soluções internas, bem como alternativas populares, como o ownCloud ou qualquer outro de sua preferência. Você pode gerenciar tudo com muita facilidade, compartilhar com quem quiser e sem rastreamento por terceiros. Com o arkOS você se torna o mestre de seus próprios controles de privacidade. Os principais objetivos do projeto são: Rapidez, Facilidade e Segurança.

Dispositivos suportados oficialmente:

  • BeagleBone Black
  • Raspberry Pi
  • Cubieboard2
  • Cubietruck
  • ODROID U-Series

Não suportados oficialmente ou sem suporte:

  • Banana Pi
  • CuBox-i
  • Hummingboard
  • PCs

É interessante observar que, o arkOs ainda está em desenvolvimento, portanto algumas ferramentas ainda não estão estáveis no momento. Por isso, é bom apenas testá-lo sem que seja o seu serviço principal. Para tirar dúvidas basta acessar o fórum oficial, e para saber das novidades basta fique atento ao blog do projeto.

Apesar de estar em fase de testes no momento em que escrevo este artigo, parece ser um bom SO, possuindo até um servidor de chat em xmpp.

A distribuição está disponível para download aqui, e o código fonte do projeto pode ser visto no GitHub.

Com informações de arkOS e Buteco OpenSource.



Docker compra Tutum, serviço de cloud para desenvolvedores

29 de Outubro de 2015, 14:10, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Docker-logo-011

A Docker anunciou oficialmente a compra da Tutum, um serviço em cloud para desenvolvedores e administradores de sistema onde é possível criar seu ambiente Docker.

Na prática, o que muda nesse momento é apenas o fato de que a partir de agora a Tutum tem o apoio da Docker Inc. para novas iniciativas. Os clientes não serão afetadas por essa “fusão”, por assim dizer. A forma como a Tutum faz o deploy e provisionamento da infra estrutura continuará exatamente igual, isso não muda.

Outro ponto é que a partir de agora iniciará uma integração melhor do Docker Hub com a Tutum, isso fará com que os usuários tenham uma melhor experiência na integração de suas aplicações com a infra estrutura Docker utilizando a Tutum.

Com informações de Mundo DockerDocker e Imasters.



Plamo Linux, distribuição GNU/Linux baseada no Slackware disponibiliza versão 6.0

29 de Outubro de 2015, 14:06, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

plamo

Plamo Linux 6.0 foi lançado na semana que passou. Talvez ele não tenha tanta popularidade como as distros mais conhecidas, porém é uma das mais antigas distribuições japonesas, sendo sutilmente inspirado no poderoso e tradicional Slackware Linux e projetado para usuários mais experientes no mundo Linux. A atualização do número de versão reflete o movimento da distribuição para a nova série 4.x do kernel do Linux, mas em todos os outros aspectos, é uma liberação rotineira que foi disponibilizada durante a “OpenStack Summit”, que foi realizada em Tóquio. Além disso, algumas das atualizações de pacotes mais interessantes na versão de lançamento de Plamo incluem a mudança para kernel 4.2.3; atualização para o ambiente MATE 1.10, pacotes atualizados do Mozilla Firefox 41.0.2 e Thunderbird 38.3.0, além de trazer o X.Org Server 1.17.2, MESA 10.6.7 e o LibreOffice 5.0.2.

Para os que não conhecem, Plamo Linux é uma distribuição de origem japonesa, com base no Slackware Linux. O instalador, e muitas outras ferramentas baseadas em texto e gráficos, foram atualizadas para incluir o suporte ao idioma japonês.

Com informações de Plamo Linux e Under-Linux.



Polêmico aplicativo Popcorn Time ganha alternativa legal Butter

28 de Outubro de 2015, 13:20, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

butterproject

Os criadores do Popcorn Time lançaram nos últimos dias uma alternativa legal ao conhecido e polêmico serviço de streaming, também conhecido como “Netflix da pirataria”.

Chamada de Butter (veja foto acima), a nova criação dos desenvolvedores é uma versão do serviço “sem as partes que deixava as pessoas receosas”, apontam seu criadores.

Mas o que isso significa? O Butter promete todo o necessário para você ter um “ótimo serviço de streaming”, mas sem links diretos para conteúdo pirata.

Em sua conta no Twitter, o grupo por trás do Butter anunciou que inicialmente o serviço conseguirá fazer streaming de conteúdos “abertos”, ou seja, que não violam os direitos de ninguém, incluindo plataformas como o Internet Archive.

Como aponta o The Next Web, a iniciativa parece claramente direcionada para posicionar a tecnologia principal por trás do Popcorn Time como algo legítimo (e legal).

No entanto, o Butter foi tirado do ar pouco após seu lançamento, assim como o Popcorntime.io. Os criadores dos serviços dizem que seu provedor DNS foi alvo de ataques no final de semana.

Com informações do The Next WebIGNow.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource