Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Conheça o UbuTricks e instale aplicativos que não estão incluídos no Ubuntu 14.04/14.10

28 de Outubro de 2014, 14:58, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

UbuTricks

Se os aplicativos que a Canonical disponibiliza não são suficientes para você, experimente o UbuTricks e instale aplicativos que não estão incluídos no Ubuntu.

Para ajudar a instalar ou atualizar aplicativos não incluídos nos repositórios oficiais do Ubuntu, já está disponível para download a ferramenta UbuTricks, que torna possível realizar todas essas tarefas com uma interface gráfica simples. O programa suporta tanto o Ubuntu 14.04, como o recém lançado 14.10 e é perfeito para adicionar mais programas, principalmente depois de instalar uma nova versão do sistema.

UbuTricks é uma aplicação útil que permite instalar aplicativos que não estão presentes nos repositórios oficiais do Ubuntu, com um único clique. O programa é na verdade um script simples que irá instalar 50 programas não incluídos nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Entre as várias aplicações disponíveis com UbuTricks estão o Google Earth, PeaZip, Cinnamon, Fotoxx, LibreOffice, o navegador Pale Moon e QupZilla, Wine e PlayOnLinux e muitos outros.

A ferramenta irá baixar os arquivos deb necessários ou adicionar o repositório PPA automaticamente. Tudo que o usuários precisa fazer é simplesmente selecionar os vários aplicativos para instalar ou atualizar, e finalmente, confirmar a instalação.

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Instalando o instalador de aplicativos UbuTricks no Ubuntu e derivados

Para instalar o instalador de aplicativos UbuTricks no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (No Unity, use o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Se não tiver no seu sistema, instale o aplicativo Gksu, com este comando:

sudo apt-get install gksu

Passo 3. Baixe o script de instalação do UbuTricks com o comando a seguir;

wget http://www.tuxarena.com/intro/files/ubutricks.sh

Passo 4. Depois de baixar, torne o script executável com o comando abaixo:

chmod +x ubutricks.sh

Passo 5. Execute o script, usando o comando abaixo:

./ubutricks.sh

Passo 6. Na primeira tela, clique no botão “OK”, para continuar.

Passo 7. A seguir, marque a versão do Ubuntu você está usando e clique no botão “OK”.

Passo 8. Na tela principal do UbuTricks, apenas marque os programas que deseja instalar e depois clique no botão “OK”, para ele começar a fazer seu trabalho.

Passo 9. Será pedida a senha de administrador para executar as mudanças necessárias a instalação dos programas, informe-a e clique no botão “OK”.

Passo 10. Qunado terminar o processo, o programa exibirá uma mensagem avisando. Clique no botão “OK”.

Pronto! Quando quiser, inicie o programa novamente e instale os programas que precisa.

Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.



Instalando o App Grid 0.199 no Ubuntu 14.10

28 de Outubro de 2014, 14:53, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

app-grid-main-view

Foi lançada recentemente a versão 0.199 do App Grid, o programa que é uma alternativa à Central de programas no Ubuntu. Se quiser experimentar essa versão, veja aqui como instalar o programa.

App Grid é um projeto de código aberto que tem como objetivo levar para o Ubuntu e derivados, um centro de software completo, moderno e leve. A ideia do projeto é fornecer uma alternativa viável para a Central de programas do Ubuntu, proporcionando uma solução mais rápida e leve, com uma interface gráfica moderna e, especialmente, com uma experiência de usuário muito simples e intuitiva.

Há poucos dias saiu a nova versão do App Grid: 0.199. Essa é uma grande atualização que traz consigo o suporte para Ubuntu o 14.10 Utopic Unicorn e os derivados deste. Além de correções de erros, essa versão melhora a gestão da base de dados, reduzindo o tamanho dela em 33%. Tudo isto resulta em um ligeiro aumento nas buscas, como também melhora a indexação de aplicações (de acordo com o desenvolvedor, fica 25% mais rápido).

Com App Grid 0.199 foram removidos a opção para listar os aplicativos ou os resultados por nome, também foi adicionado o apt-key, que permite que você insira as chaves de autenticação correta de várias PPA.

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link. Todas as novidades do App Grid 0.199 podem ser encontradas no changelog, disponível nesta página.

Instalando o App Grid no Ubuntu e outras distros derivadas

Para instalar o App Grid no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository -y ppa:appgrid/stable

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install appgrid -y

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digitando appgrid no Dash (ou em terminal, seguido da tecla TAB)

Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.



Google e Skybox liberam imagens de satélite para causas humanitárias sob uma licença Creative Commons

28 de Outubro de 2014, 14:40, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

58320.80728-Skybox-Imaging

Em junho deste ano, o Google adquiriu a Skybox Imaging, startup americana que vende imagens de satélite com alta resolução. Muito foi falado sobre qual seria o objetivo da empresa de Mountain View sobre a recente aquisição, uma vez que a companhia já possui um dos sitemas de mapas mais usados no mundo – sem contar o Google Earth.

Agora, a entidade revelou um projeto que se apoia na tecnologia da Skybox para ajudar organizações humanitárias e ecológicas sem fins lucartivos. Trata-se do Skybox for Good, uma iniciativa que vai fornecer fotos atualizadas de satélites para usuários e instituições com ideias que promovem a educação, protegem o meio ambiente ou que de alguma forma causam impacto positivo na humanidade.

Todo o conteúdo poderá ser visualizado pelo Google Maps, que irá disponibilizar fotografias com alto nível de detalhamento para entender o que está acontecendo em diversas regiões do planeta. O projeto faz parte do Google Earth Solidário, programa criado em 2007 que libera as ferramentas de mapeamento do Google para ajudar organizações sem fins lucrativos cujo trabalho é destinado para um bem comum e público.

Entre os exemplos citados pela empresa estão pesquisas sobre os efeitos da mudança climática no mundo e o auxílio a campos de refugiados na África e no Oriente Médio, além de outras metas. “Obtivemos algumas imagens da aldeia de Nagarkovil, no Norte do Sri Lanka. A [organização] The Halo Trust fez a desminagem terrestre nesta área e usou imagens atualizadas para ajudar a verificar que as pessoas estão começando a voltar [para aquela área], construindo 84 casas e cultivando 40 hectares de terreno”, escreveu Julian Mann, cofundador da Skybox, no blog oficial da companhia.

Outra entidade comentada pelo executivo é a Appalachian Voices, uma ONG ambientalista que está medindo o avanço da mineração de carvão na Virgínia Ocidental, na cordilheira dos Apalaches, que atravessa várias regiões dos Estados Unidos.

Por enquanto, o Skybox for Good está em fase beta com um grupo seleto de instituições parceiras. As imagens captadas pela startup estão sendo publicadas no Google Maps Engine sob licença Creative Commons, o que possibilita que qualquer pessoa no mundo possa usá-las gratuitamente para ajudar no trabalho dessas organizações. As fotos estão disponíveis em formato TIF e podem ser acessadas neste link.

Fundada em 2009, a Skybox é responsável pelo desenvolvimento e lançamento de satélites de pequeno porte, e se tornou especialista na gravação de locais e paisagens ao redor do globo em fotos e vídeos de alta resolução. Os equipamentos usados pela empresa fornecem análises detalhadas sobre como as paisagens mudam com o tempo para fornecer dados mais corporativos, como monitoramento agrícola (para identificar pragas) e atualizações sobre armazenamento de petróleo.

Na época em que adquiriu a startup por US$ 500 milhões, o Google afirmou que “os satélites da Skybox vão ajudar a manter o Google Maps atualizado”, e que, em longo prazo, “a equipe da Skybox e sua tecnologia poderá ajudar na melhoria do acesso à internet e no socorro em desastres – áreas em que o Google tem interesse”. Já a Skybox disse que compartilha a mesma visão de negócio da gigante das buscas, que é tornar a informação acessível e útil para todos.

Com informações do Canaltech.


Arduino: novidade para desenvolvedores

28 de Outubro de 2014, 14:37, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

72011.108537-Arduino

por Gerardo Wisosky*

Quem é apaixonado por tecnologia sempre fica por dentro das novidades do setor e, além disso, gosta de se aventurar e testar todas as ferramentas que aparecem no mercado. Um recurso que ganhou destaque e tem chamado bastante a atenção dos profissionais de TI é o Arduino, um controlador lógico programável com entrada USB ou Serial que possui código aberto. Além disso, o produto permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e, até mesmo, para quem não tem tanta experiência assim. Lançado em 2005, o Arduino teve grande aceitação e vendeu mais de 50 mil unidades na ocasião.

Utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível, a arquitetura do Arduino é totalmente open-source, ou seja, livre para modificações ou implementações. O aparelho inicialmente foi desenvolvido para atender mais a área educacional, mas devido à sua facilidade de uso e benefícios, se tornou indispensável para outros setores.

Eu sempre paro para pensar em como a tecnologia vem avançando com o passar do tempo. Já temos celulares de todos os tamanhos, aplicativos que nos mostram qual o caminho mais rápido e sem trânsito para seguirmos, luzes que se acendem e apagam com um bater de palmas, aparelhos que controlam o ligar e desligar dos chuveiros e até o abrir das cortinas. A tecnologia nos trouxe várias comodidades e facilidades para usufruirmos no dia a dia.

Alguns me perguntam: como uma pessoa consegue criar este tipo de novidade? Basta ter criatividade e inspiração. O mercado já está repleto de softwares e hardwares que possibilitam o desenvolvimento de diversos episódios, até mesmo por pessoas sem conhecimento em programação. Para ter uma ideia sobre a capacidade de criação, no Brasil, o Arduino já ganhou a versão abrasileirada: Tatuino e Severino.

Para quem está começando e quer entrar nesse ramo, acredito que essas plataformas automatizadas sejam uma boa escolha. Em síntese, é uma forma de transformar projetos eletrônicos complexos em acessíveis, permitindo que qualquer pessoa torne sua ideia em realidade. Interessante, não é mesmo?

É possível desenvolver projetos que podem ser independentes ou se comunicar com softwares, computadores, etc. Acredito que isso é uma grande inovação para a tecnologia e para aqueles que planejam criar. Além de trazer vantagens para as atividades cotidianas, a técnica oferece benefícios para o comércio, medicina, indústria, investigação científica, engenharia, entre outros.

O Beacon também é outro aparelho que está começando a ser utilizado em shopping centers e comércios que reconhece via Bluetooth e/ou Wi-Fi aparelhos móveis com apps instalados para transmitir em tempo real informações (localização, dados de produtos que estão sendo expostos, entre outros). Na prática, basta o consumidor ter o aplicativo instalado no smartphone ou tablet e se conectar com o sensor (beacon), a partir daí a pessoa recebe informações sobre aquele produto, serviço ou loja.

Outra tecnologia bem interessante é a Domótica, que usa também o Arduino, e vem crescendo e simplificando a vida das pessoas, já que permite a gestão de todos os recursos habitacionais, possibilitando o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa.

Isso vem de encontro com a Internet das Coisas, que também é uma tendência para o Brasil. De acordo com a Futurecom, até 2020 a tecnologia terá mais de 50 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Acredito que em um futuro próximo, os brasileiros estarão totalmente conectados, ainda mais com a variedade de ferramentas, hardwares e softwares que o mercado oferece. Esses produtos tornam a vida mais confortável, segura e divertida. E você, já transformou sua ideia em realidade?

*Gerardo Wisosky é country manager Brasil do GeneXus International – empresa que desenvolve o GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

Fonte: Canaltech


NASA cria uma conta no SoundCloud com sons do espaço

27 de Outubro de 2014, 13:29, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

NASA-SoundCloud

Recentemente, a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) nos surpreendeu com a criação de uma conta na popular plataforma de áudio, SoundCloud, onde começou a enviar arquivos de sons com fragmentos de uma grande quantidade de momentos históricos, para deleite de todos os aficionados pela exploração espacial.

No momento, na conta podemos encontrar até 60 diferentes arquivos de áudio. Desde o já clássico “Houston, temos um problema”, passando pelo “é um pequeno passo para o homem porém, um grande passo para a humanidade” de Neil Amstrong, assim como o peculiar som do Sputnik e a típica contagem regressiva antes de um lançamento, são só alguns dos exemplos do que podemos encontrar na conta de SoundCloud da NASA. Sem dúvida, uma coleção do mais interessante que irá divertir muita gente, principalmente os aficionados a tudo que é relacionado ao espaço. Além disso, tal qual a maior parte do conteúdo da NASA, estes arquivos de áudio são de domínio público, por isso podem ser baixados no próprio site de SoundCloud sem nenhum tipo de problema.

Para acessar aos 60 arquivos de áudio, basta ir até a conta oficial da NASA em SoundCloud nesse link.

Fonte: Wwwhat’s New.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource