A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
[Latinoware 2012] Certificação em Linux será um dos destaques da Latinoware 2012
10 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaUma das premissas básicas de gestão rege que , para se avaliar algo, este algo deve ser, de alguma forma, mensurável. Portanto, para se determinar o nível de conhecimento de um profissional, é necessário que esse conhecimento seja medido e balizado, para então poder ser comparado e verificado.
As certificações profissionais de TI têm exatamente essa função: servir como uma métrica padronizada que permita mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos e habilidades específicas que um determinado profissional possui e, com base nessas métricas, atestar para o mundo se o profissional em questão é ou não competente em uma determinada tecnologia [FILIPPETTI,2009].
Alessandro Silva, colaborador da Revista Espírito Livre e palestrante na Latinoware pela terceira vez, apresentará de forma clara e objetiva, os principais modelos de certificação existentes no mundo Linux direcionados a administradores desse sistema. A palestra que é focada nos modelos LPI e RED HAT, os programas de certificação mais conhecidos e reconhecidos no mundo, visa esclarecer o que é preciso para se certificar em Linux e como os profissionais e as empresas do setor podem se beneficiar desse modelo de negócio.
Este ano, a apresentação contará com a presença ilustre de Jon Maddog Hall, Diretor Executivo da Linux International, responsável por divulgar o Software Livre pelos quatro cantos do planeta.
[Latinoware 2012] As Licenças Livres e os Direitos Fundamentais em prol do software livre
10 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSoftwares livres podem trazer inúmeros benefícios, tanto para usuários quanto para quem o produz. Porém, será que todos sabem onde e quando utilizá-los? Na Latinoware 2012, o tema “Licenças Livres e Direitos Fundamentais” será abordado por Heitor Faria*, no dia 19 de outubro.
Autor dos livros “Licenças Livres e Direitos Fundamentais” e “Bacula – Backup em Software Livre”, Faria vai abordar na conferência os benefícios sociojurídicos que o conteúdo ou o software livre permitem, focando nos Direitos Fundamentais da sociedade e trazendo-os para aplicações no desenvolvimento social. “Os direitos fundamentais são aqueles que todo cidadão precisa para subsistir com dignidade, seja na saúde, educação ou infraestrutura. As licenças livres, além de proporcionarem maior economia, podem gerar um grande desenvolvimento aos cidadãos”, conta.
Segundo Heitor, todos sabem que existem vantagens na adoção do software livre, mas nem todos conhecem os reais benefícios. “Os benefícios na adoção do software livre que estão ligados aos Direitos Fundamentais, vem diretamente das funcionalidades e sua aplicabilidade para os fins sociais.”
Um exemplo desta aplicabilidade, conforme o advogado, está na liberdade que alguns brasileiros conseguiram do código inVersalius, um software de mapeamento 3D do corpo humano utilizado em ressonâncias magnéticas e outros diagnósticos hospitalares, cuja a licença do software proprietário equivalente possui um custo de milhões de dólares. “Além da economia gerada pela não aquisição daquela licença, há um benefício de efetividade para o Direito Fundamental à Saúde e para o princípio administrativos da eficiência”.
Para Heitor, a principal importância de trazer em pauta esta discussão é garantir que os profissionais de TI e o público em geral, se sensibilizem pelo assunto, visto que existem inúmeros benefícios trazidos pelo código e conteúdos abertos que estão presentes em todos os programas sociais possivelmente efetivados pelo governo.
*Heitor Faria é fundador, consultor e instrutor da comunidade nacional de usuários do Bacula (www.bacula.com.br). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Advogado. Analista do Serviço Federal de Processamento de Dados. Tem experiência como Administrador de Redes (Windows, Linux, Netware, inclusive serviços de diretório), Gestor de Segurança e Gestor de Serviços e Projetos. Certificado ITILF, LPIC-III e TOEIC “Golden”. Coordenou a Implementação do PROMASP na 5a Região pelo SERPRO. Participante de fóruns e encontros de software livre como palestrante (inclusive internacionais).
[Latinoware 2012] CISL, H2HC e Latinoware: parcerias de sucesso
9 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaCom o objetivo de trazer palestrantes internacionais e, consequentemente, elevar no nível de qualidade dos eventos, as comissões organizadoras de Latinoware, Conferência Internacional de Software Livre (CISL Argentina) e Hackers to Hacker Conference (H2HC) uniram forças neste ano.
Como resultado da cooperação, está, por exemplo, a vinda de Ron Minnich, criador da LINUXBios, e Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International. Ambos irão participar da Latinoware e da CISL Argentina, que será realizada em Buenos Aires, entre os dias 15 e 17 de outubro. “Nós compreendemos que desta forma o público das conferências e os palestrantes seriam beneficiados, já que até hoje precisavam escolher em qual evento iria participar”, afirma Jorge Cabezas, coordenador da CISL.
Em relação ao H2HC – que será realizado em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro – a parceria ajudou a trazer o conceituado PaX Team. “Usamos os contatos que temos do H2HC e a força turística de Foz do Iguaçu para convencer os palestrantes internacionais a virem nos eventos”, destacou Rodrigo Rubira Branco, coordenador do evento.
Fonte: http://2012.latinoware.org/?p=1664
[Latinoware 2012] As possibilidades do PHP nas mídias sociais
6 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA importância e as formas de interação da linguagem de programação PHP com as diferentes redes sociais – sobretudo o Facebook – será mostrada em uma das palestras de Jota Junior– um jovem entusiasta de PHP e software livre em geral e fundador do projeto Lyla, software que utiliza as redes para divulgar dados de pessoas desaparecidas- na Latinoware 2012. Confira a entrevista completa:
- Quais as maneiras de interação do PHP com as mídias sociais e qual é a importância delas?
As maneiras de interação são diversas. Serviços como o Facebook Developers disponibilizam SDKs (bibliotecas específicas em PHP), o Open Graph (REST Api) entre outras possibilidades, inclusive dentro das ferramentas (dentro do Facebook PHP SDK é possível mandar requests ao servidor de diversas formas, e uma bem interessante é o Facebook Query Language, que é parecido com SQL de Banco de Dados).
Outros softwares como o Twitter não dão tanta liberdade, mas ainda assim disponibilizam uma biblioteca (tmhOauth) e uma REST Api que deixam o desenvolvimento bem fácil, uma vez entendida a forma de funcionamento. E OAuth, em separado, é um recurso utilizado pela maioria das bibliotecas que permite a interação com esses sites de forma padronizada e segura.
- Quais são as funcionalidades do OAuth? Ele é fácil de ser implementado?
O importante para utilizar este recurso de forma poderosa, inicialmente, é entender o poder das redes sociais. Elas abriram um horizonte totalmente novo e amplo, onde negócios e diversas ferramentas podem aproveitar desse potencial para crescer. Hoje em dia, você não só lê um artigo; você o lê e mostra para os seus amigos, o recomendando a ler também! Entender isso é o primeiro passo.
Depois de passar por essa parte quase ‘filosófica’ (hehe), entender bem o conceito, o básico de REST Apis, Permissões, o que pode ou não fazer, o que convém ou não te dá quase tudo que precisa. O resto é começar a escrever código e testar as bibliotecas! As vezes terá um desafio ou outro no que diz respeito à performance, número de requests, mas tudo tangível.
- O que o público pode esperar de sua apresentação?
Bem, o público pode esperar uma apresentação bem esclarecedora! Depois de alguns projetos complexos envolvendo interação com redes sociais, ‘bati’ muito a cabeça, perdi muito do pouco cabelo que tenho com alguns problemas que alertarei e mostrarei como contornar, com problemas que, entendendo bem o que explicarei, nem vão se deparar. Definitivamente é o primeiro passo para quem quer entrar nesse promissor mercado!
Fonte: http://2012.latinoware.org/?p=1489
[Latinoware 2012] As Nerds de Batom também já confirmaram presença na Latinoware
6 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEliane Domingos, Carol Souza, Cris Geyer, Viviane Sousa e Desireé Santos são cinco “nerds” assumidas, que resolveram se unir para representar a classe feminina na área de Tecnologia da Informação. A exemplo das Mulheres na Tecnologia (MNT), a ideia delas também surgiu ao perceberem a falta da presença feminina em encontros de software livre.
“A nossa busca era por um espaço voltado para mulheres, onde possamos explorar os dilemas e dificuldade presente, além de buscar e propor antídotos a fim melhorar o cenário feminino na área de TI”, destacou Desireé Santos, coordenadora do grupo e participante ativa do grupo de Arduino do Rio de Janeiro.
Quatro representantes do grupo irão participar da Latinoware 2012, inclusive de uma mesa-redonda ao lado do MNT em que serão discutidos temas relacionados à causa feminina. Para participar ativamente do grupo, as mulheres interessadas podem enviar um e-mail para desisant@gmail.com ou elianedomingos@gmail.com.
Fonte: http://2012.latinoware.org/?p=1495