A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Android já tem 1,4 bilhão de usuários em todo o mundo
1 de Outubro de 2015, 11:38 - sem comentários aindaA supremacia do Android no mercado mobile é indiscutível. E durante um evento com a imprensa no começo da tarde desta terça-feira (29), o CEO do Google, Sundar Pichai, atualizou a penetração do sistema operacional nesse universo, afirmando que, hoje, já são mais de 1,4 bilhão de usuários da plataforma em todo o mundo.
O número representa um aumento de 40% em relação ao que foi divulgado em junho do ano passado, quanto o Google comemorou a ultrapassagem da marca de um bilhão de usuários. Com esse ritmo de crescimento, a expectativa é que o Android chegue a dois bilhões no ano que vem, uma marca que, agora, é o grande objetivo a ser alcançado para a companhia.
Apesar de ser um aspecto muitas vezes citado como problema por desenvolvedores e especialistas, foi justamente a diversidade do ecossistema que recebeu destaque na fala do executivo. Para Pichai, trabalhar em um ambiente cada vez mais aberto e gigantesco é de “tirar o fôlego” e continua sendo um dos focos principais da atuação da companhia.
Essa marca, normalmente, é usada pelo Google como a prova final da popularidade de suas soluções, e agora, mais uma plataforma entrou nesse time de grandes. Estamos falando do Google Play, que de acordo com Pichai, ultrapassou recentemente a faixa de um bilhão de usuários ativos em todo o ecossistema do Android.
Agora, a loja de aplicativos ocupa seu lugar de destaque ao lado de outras soluções da gigante, como o navegador Chrome, o YouTube e o próprio sistema operacional móvel. Na corrida para chegar a esse panteão está também o Gmail, que conta hoje com 900 milhões de utilizadores e apresenta um ritmo confiante para chegar à marca do bilhão em breve.
No evento, o Google também anunciou seus dois novos aparelhos da linha Nexus, o 6P e o 5X, fabricados respectivamente pela Huawei e LG. Os dispositivos chegam rodando o sistema Android puro, sem alterações proprietárias, e servem como uma base do que é possível fazer com a plataforma em seu potencial máximo, sem modificações e com um hardware apropriado.
Com informações de Google, The Verge e Canaltech.
Edward Snowden abre conta no Twitter e já cutuca NSA
1 de Outubro de 2015, 11:34 - sem comentários aindaNesta terça-feira (29), o polêmico Edward Snowden se inscreveu no Twitter e sua primeira postagem na rede de microblog foi direcionada a ninguém menos que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). “Vocês conseguem me ouvir agora?”, escreveu o ex-contratado da agência nesta manhã.
A conta de Snowden foi ao ar com o cobiçado selo azul presente apenas nas contas verificadas pelo Twitter. O primeiro (e único, até o momento) perfil que ele decidiu seguir foi o da NSA, mas em menos de 30 minutos após o envio do primeiro tweet para a plataforma, Snowden já atingiu a marca de mais de 56.000 seguidores. Agora, algumas horas depois, este número já ultrapassa 168.000 seguidores.
Para ilustrar a capa do seu perfil, Snowden utilizou uma imagem de uma pilha de jornais que mostram notícias sobre as informações confidenciais de documentos da NSA que ele mesmo vazou.
Uma das primeiras pessoas a dar boas vindas a ele foi o astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson (mais conhecido pelo famoso meme “Ui”). Snowden tem utilizado a plataforma para interagir com Tyson e conversar sobre a descoberta de água em Marte e, como não poderia deixar de ser, sobre espionagem.
“A vigilância nunca dorme, e os projetos secretos @FreedomofPress estão me mantendo ocupado, mas eu ainda encontro tempo para imagens de gatos”, escreveu o ex-colaborador da NSA para o astrofísico quando questionado sobre o fato do longo exílio não ter afetado seu senso de humor.
Desde quando resolveu divulgar os documentos secretos da NSA em 2013, Snowden vive na Rússia, onde conseguiu asilo político e deve permanecer por pelo menos mais dois anos. O governo dos Estados Unidos negou perdão a Snowden e alega que ele deveria ter procurado os canais oficiais para comunicar suas preocupações em relação à vigilância exercida pela NSA, em vez de vazar para a imprensa informações da rede de espionagem eletrônica. Agora, as autoridades querem que ele volte ao país para ser devidamente julgado por seus atos.
Com informações de Mashable e Canaltech.