A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Jogando 2048 no terminal do GNU/Linux
13 de Outubro de 2014, 9:41 - sem comentários aindaO objetivo do jogo 2048 aparentemente é muito simples: juntar os blocos para formar um no valor de 2048. Entretanto, tal tarefa só parece fácil. Aliás, não é nada fácil fazer isso. É necessário usar o raciocínio para movimentar os blocos da melhor maneira possível e atingir o objetivo antes que você fique sem movimentos. Você usa as setas do seu teclado para movimentar os blocos.
Ficou curioso?! Então vamos colocar este game para funcionar!
Basta seguir o passo a passo a seguir:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T).
Passo 2. Baixe o programa com este comando;
wget https://raw.githubusercontent.com/mydzor/bash2048/master/bash2048.sh
Passo 3. Depois de baixar, torne o script executável com o comando abaixo;
chmod +x bash2048.sh
Passo 4. Agora, execute o jogo com, chamando o script;
./bash2048.sh
Com informações de It’s F.O.S.S.
Lançado ROSA Desktop Fresh R4
13 de Outubro de 2014, 9:36 - sem comentários aindaROSA Desktop Fresh é uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe Rosa Labs, que tem como objetivo fornecer um sistema operacional completo baseado na qualidade do Mandriva com vários aplicativos dedicados.
A ideia do projeto Rosa Desktop é fornecer aos usuários um sistema operacional estável e seguro é fácil de instalar e configurar. ROSA Desktop Fresh R4 traz consigo várias atualizações para o KDE como ambiente desktop 4.13.3, que será atualizado para a versão 4.14 após o lançamento do KDE 4.14.3.
O ROSA Desktop Fresh R4 traz o novo cliente Steam da Valve e a atual versão estável do Skype. Ele também vem com o gerenciador de conexões Plasma NM (knetworkmanager estará disponível a partir de repositórios oficiais). Entre outras atualizações incluídos no ROSA Desktop Fresh R4 estão o Firefox 32.0.2. Mozilla Thunderbird 31.0, Clementine 1.2.3, VLC 2.1.5, XBMC 13.2, Digikam 4.3.0, LibreOffice 4.3.1, FFmpeg 2.3.3. Vale destacar que, por padrão, há também o Pipelight, o que permite usar a versão mais recente do Adobe Flash Player para Windows e Microsoft Silverlight, no Firefox.
Para saber mais sobre essa distribuição, visite o site oficial.
Para obter mais informações sobre o ROSA Desktop Fresh R4 e baixar a imagem ISO do ROSA Desktop Fresh R4 já disponível, clique nesse link.
Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.
Lançado BackBox Linux 4.0
13 de Outubro de 2014, 9:34 - sem comentários aindaBackBox é um projeto italiano desenvolvido por Raffaele Forte, que visa fornecer um sistema operacional completo (para ser usado no modo live) para realizar testes de Penetração e Avaliação de Vulnerabilidade e Mitigação através de inúmeros softwares e ferramentas dedicadas. A distribuição que pode ser útil para testar a segurança de infraestrutura, redes corporativas e etc, graças a numerosos softwares incluídos em um sistema operacional estável e confiável, baseada no Ubuntu 14.04 LTS, mas especificamente no Xubuntu.
Justamente por ser baseada no Xubuntu 14.04 LTS, o lançamento já traz consigo todas as melhorias e atualizações introduzidas pela Canonical, como a última versão LTS do Kernel Linux (3.13), a capacidade de criar um sistema de partição independente da estrutura física do disco subjacente graças a LVM (Logical Volume Management, que pode criptografar todo o sistema operacional), além de melhorias no suporte a hardware e EFI.
Com BackBox Linux 4.0 são atualizados os diversos softwares e ferramentas dedicadas. A nova versão inclui várias otimizações para lidar com a memória RAM durante a reinicialização e desligamento, também melhora o “anônimo”. Essa versão também introduziu o suporte para arquiteturas ARM e plataformas BackBox na nuvem (BackBox VPS).
Para saber mais sobre essa distribuição, visite o site oficial. As notas de lançamento podem ser acessadas nessa página.
A imagem ISO do BackBox 4.0 já está disponível nos servidores oficiais da empresa e em seus espelhos. Para baixar, acesse o link abaixo:
BackBox 4.0
Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.
Anunciado o 10º Fórum Espírito Livre em Cachoeiro de Itapemirim/ES
11 de Outubro de 2014, 9:30 - sem comentários aindaAgora é a vez de Cachoeiro de Itapemirim receber o Fórum Espírito Livre. Anotem em suas agendas: dias 01 e 02 de dezembro de 2014 acontecerá o 10º Fórum Espírito Livre.
Este ano a Rede Espírito Livre comemora 5 anos de existência. O coletivo foi criado com o propósito de que atuar na mobilização de atividades relacionadas ao software livre e código aberto dentro e fora do ES. Suas ações mais relevantes são a Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre. O evento já está em sua sétima edição e mostra amadurecimento e integração em diversas áreas.
O evento será gratuito, porém com inscrições antecipadas no site do evento e no credenciamento, no dia do evento.
Lei do Bem: decreto prorroga alíquota zero para smartphones até 2018
11 de Outubro de 2014, 9:20 - sem comentários aindaA Lei do Bem (Lei 11.196/05) é uma legislação que concede benefícios fiscais a pessoas jurídicas que fomentem a pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica no Brasil. Entre suas regras e benefícios está a redução de impostos para fabricantes de computadores, tablets e smartphones, desde que sigam algumas regras específicas que variam entre redução no preço para o consumidor final e, no caso de dispositivos móveis, a inclusão de conteúdo digital produzido por desenvolvedores locais.
De acordo com o TI Inside, foi publicada no Diário Oficial da União a prorrogação da alíquota zero sobre PIS e Cofins sobre a receita bruta de vendas no varejo de smartphones fabricados no Brasil. A decisão foi incluída na Medida Provisória 656, publicada na última quarta-feira (8) e estende a data final para o dia 31 de dezembro de 2018.
Até o momento, seguem as regras atuais para a desoneração: para receber os benefícios fiscais as fabricantes de smartphones que atuam no Brasil devem oferecer seus produtos com preço final que não ultrapasse R$ 1.500,00, oferecer conectividade 3G e trazer uma lista com 50 aplicativos desenvolvidos por programadores brasileiros, sejam eles pré-instalados ou na forma de um atalho que conduza para o download dos apps.
As vendas de smartphones no Brasil deram um grande salto desde que esses dispositivos foram incluídos na Lei do Bem: atualmente, 70% dos telefones celulares que circulam no país são telefones inteligentes. Além disso, a exigência de aplicativos nacionais embarcados nos smartphones fabricados aqui ajuda a fomentar e estimular a produção local de apps. Os aplicativos geralmente se apresentam na forma de um único aplicativo pré-instalado, chamado BR Apps, a partir do qual se tem acesso a softwares que auxiliam no cotidiano do usuário, como listas de compras, ferramentas de busca por locais de interesse e jogos educativos.
Com a prorrogação do benefício para 2018, pode-se especular a possibilidade de o Governo eventualmente efetuar alguma atualização na lei visando o avanço tecnológico nessa área: seria interessante haver novas regras que ampliassem o benefício para aparelhos dotados de conectividade 4G (o que reduziria o preço desses aparelhos para o consumidor final), além de novas formas de estímulo e fomento ao desenvolvimento local de aplicativos.