A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Sob investigação, Popcorn Time muda de endereço na internet
14 de Outubro de 2014, 23:10 - sem comentários aindaO Popcorn Time, cliente de BitTorrent que funciona como software de streaming de filmes e seriados, está passando por maus bocados na justiça. Conhecido popularmente como o “Netflix da Pirataria”, o aplicativo open source possui diversas versões disponíveis na internet e a mais famosa delas está sob investigação legal.
O endereço time4popcorn.eu, que levava ao site da versão mais famosa do Popcorn Time, foi suspenso pela entidade de registro de domínios EURid na semana passada. Em entrevista ao TorrentFreak, os desenvolvedores afirmaram ter entrado em contato com o EURid em uma tentativa de recuperar o domínio, que foi retirado do ar sem qualquer aviso prévio.
Segundo a equipe responsável pelo serviço pirata, “aparentemente há algum tipo de investigação em andamento contra nós na Bélgica, o que começou todo esse problema. Foi isso que fez o EURid remover nosso domínio sem nenhum aviso”. Ainda não se sabe o motivo oficial para a remoção do domínio e o EURid se recusa a dar quaisquer esclarecimentos, mas a suspeita é de que uma entidade de proteção a direitos autorais tenha movido uma ação contra os responsáveis pelo serviço de streaming.
O novo endereço, em substituição ao antigo time4popcorn.eu, agora é popcorn-time.se. A expectativa da equipe de desenvolvimento do app é que a mudança torne o novo endereço um alvo mais difícil para novas ações do tipo. O antigo endereço era o mais procurado pelos usuários em buscas na internet, mas agora todo o fluxo das buscas acabou recaindo sobre o site de um outro fork do Popcorn Time, cujo endereço é popcorntime.io.
Pesquisa acusa Google, Microsoft e Yahoo de enganar usuários com anúncios
14 de Outubro de 2014, 23:08 - sem comentários aindaUm relatório publicado pelo especialista Ben Edelman pode dar uma grande dor de cabeça para grandes empresas, como Google, Yahoo e Microsoft, além de colocá-las mais uma vez sob a mira das agências regulatórias americanas. O estudo mostra que, muitas vezes, existe muito pouca distinção entre anúncios e conteúdos orgânicos pesquisados pelos usuários, o que constituiria uma forma de enganar as pessoas a clicar nos conteúdos patrocinados, gerando lucros para as empresas.
O pesquisador, que trabalha com marketing online, aponta que muitos dos elementos que identificavam anúncios e os tornavam diferentes dos resultados tradicionais estão desaparecendo. É o caso, por exemplo, de indicações em texto, links ou bordas com cores diferentes ou alterações na fonte, que mostrariam aos usuários que o conteúdo está sendo exibido ali mediante pagamento e pode – ou não – ser interessante para ele.
Uma simples análise de tela, porém, mostra de que forma as companhias estão lidando com as propagandas. O especialista fez buscas simples, como “vestidos” ou “calças”, de forma a enxergar claramente de que forma propagandas são exibidas. E o resultado foi exatamente o esperado: os links cada vez mais são dispostos de forma a tentar enganar o usuário, gerando cliques em conteúdo patrocinado, dólares nas contas das empresas e resultados que nem sempre são aquilo que a pessoa está procurando.
Foi estarrecedor, porém, um resultado de busca exibido pelo Yahoo, que mostrou apenas anúncios na primeira rolagem do usuário. Para encontrar o conteúdo que busca, o usuário teria que continuar descendo pela página, um comportamento visto como negativo para muitos, e que já está gerando críticas à companhia pela forma como os resultados foram apresentados.
É uma situação problemática, aponta Edelman, já que as companhias avaliadas não apenas estão agindo de forma nociva, mas também estão desrespeitando advertências que já foram emitidas por órgãos federais de regulação. O especialista também critica a atuação do governo que, apesar de já ter notificado Google, Microsoft, Yahoo e outras sobre a questão, não tomou ações concretas para fiscalizar e até mesmo punir aquelas que agirem de forma desonesta com seus usuários.
Em junho do ano passado, por exemplo, a FTC (Federal Trade Comission) não apenas apontou um aumento nas irregularidades, como também indicou que estava começando a minguar os contatos com as companhias sobre os assuntos. Segundo o órgão, as empresas estariam pouco dispostas a cooperar em prol de uma normatização, principalmente por se tratar de um mercado tão lucrativo que, em 2014, deve alcançar a marca dos US$ 55 bilhões.
De acordo com as leis de defesa ao consumidor nos Estados Unidos, citadas pelo site Business Insider, anúncios online devem ser “marcados de maneira explícita e sem ambiguidades, com sombras ou bordas proeminentes”. Além disso, as indicações devem ser consistentes e sempre iguais, de forma a evitar figuras de linguagem ou alterações de palavras que possam confundir os usuários. Claramente, não é o que está acontecendo.
Por enquanto, os reflexos do estudo ainda não vieram, mas a imprensa internacional já está falando sobre o assunto. Nem os órgãos federais envolvidos nem as empresas se pronunciaram até o momento, mas com o assunto ganhando força, a expectativa é que todos falem sobre isso em breve e, mais do que isso, comecem a tomar atitudes para tornar a utilização de propagandas online mais direta e clara para os usuários.
Itaipu e PTI apresentam projetos de tecnologia aberta durante a Latinoware
14 de Outubro de 2014, 22:48 - sem comentários aindaMais de 4 mil participantes são esperados para a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware), que começa nesta quarta-feira (15), em Foz do Iguaçu. Além de sediar o evento, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão apresentar diversos projetos desenvolvidos na área de tecnologias abertas. Ao todo, 18 palestras serão promovidas por colaboradores e pesquisadores da Itaipu e do PTI até sexta-feira (17).
Logo no primeiro dia da Latinoware, às 11h, na sala Brasil, será apresentado o Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), que foi criado em 2013 com a proposta de ser um centro de excelência na pesquisa e no desenvolvimento de soluções livres. Além dessa apresentação, o Celtab contará com outras cinco palestras sobre soluções que estão sendo desenvolvidas, como, por exemplo, o protótipo para o monitoramento do fluxo de peixes que passam pelo Canal de Migração da Itaipu, que já está sendo testado. A palestra sobre esse protótipo será no dia 15, às 12 horas, na sala Uruguai.
Na área de segurança de barragens, no dia 17, às 10 horas, na sala Mercosul, será apresentado o Sistema de Cadastro Nacional de Barragens, que reúne informações sobre cerca de 1.400 barragens e, atualmente, é a base de dados oficial do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). O sistema foi desenvolvido no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), criado em 2008 pela Itaipu e pelo PTI para atuar no desenvolvimento de soluções estratégicas em segurança de barragens.
Já o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), criado a partir da parceria entre a Itaipu, o PTI e o Programa Hidrológico Internacional da Unesco, apresentará a aplicação das ferramentas livres para a gestão territorial, prospecção energética, digitalização de cartas hidrogeológicas e desenvolvimento de sistemas. O Centro já desenvolveu importantes sistemas utilizando tecnologias livres, como o de Gestão de Bacias Hidrográficas para a Unesco e o de Informações de Energias Renováveis para América Latina e Caribe. A palestra será no dia 17, às 16h15, na sala Mercosul.
Ideias inovadoras
O PTI também promoverá, nos dias 16 e 17, na sala Colômbia, um workshop sobre desenvolvimento de ideias inovadoras. A atividade, coordenada pela área de Desenvolvimento de Negócios do PTI, será ministrada pela consultora Débora Brauhardt. A proposta é estimular que ideias de aplicativos, plataformas ou sistemas possam virar negócios.
O workshop é divido em três momentos: o Design Thinking, metodologia que atua na solução de problemas, de forma a buscar inovação; a Modelagem de Negócios, que abordará o Business Model Generation, ferramenta mais utilizada atualmente para apresentar ideias de negócios; e a Apresentação de Pitches, que trabalha ferramentas e técnicas para apresentação de modelos de negócios, com objetividade e clareza.
Palestras técnicas
Outras nove palestras, sobre temas mais técnicos, serão promovidas pela Itaipu e pelo PTI durante a Latinoware. Confira:
15/10:
11h – Espaço Bolívia – “Ativando a auditoria em servidores GNU/Linux”, com Jacson Querubin, da Itaipu Binacional;
17h – Sala Paraguai – “Ferramentas livres para administração de bibliotecas”, com David Emmerich Jourdain, Armando Guerrero e Christian Urunaga, do Celtab;
18h – Sala Uruguai – “SAMBA 3 >> SAMBA 4 – É possível?”, com Douglas Gatti, Aiman Amin e Arthur Garcete, do Celtab.
16/10:
10h – Espaço Paraguai – “Virtualização na Itaipu Binacional: passado, presente e futuro”, com Carlos Eduardo Pedroza Santiviago, da Itaipu Binacional;
10h – Sala Chile – “Não seja lesado, use o Less”, com Diego Neves, do PTI;
12h – Sala Equador – “Bind, um DNS Server completo”, com Diego Neves, do PTI;
13h – Sala Uruguai – “Começar em Ruby é fácil. Pergunte-me como”, com Kenner Klieman, do Celtab;
16h – Sala Equador – “E você, está pronto para o IPv6? Saiba que ele já esta em sua rede!”, com João Paulo de Lima Barbosa, do PTI.
17/10:
10h – Sala Venezuela – “Precisando enganar um sistema? Seus problemas acabaram! Chame o Pentaho”, com Bruno Silveira, do PTI;
11h – Sala Peru – “Roteamento avançado com Linux, indo além do bê-a-bá”, com João Paulo de Lima Barbosa, do PTI;
12h – Sala Peru – “Virt-v2v, migração profissional descomplicada”, com Laércio da Silva Motta, do PTI;
13h – Sala Venezuela – “Migrando do Spring para o JavaEE 7: como começar?”, com Arthur Gregório, do PTI;
15h15 – Sala Uruguai – “Automatizando instalações e configurações em ambientes Linux”, com Jonios Maximo e Marcos Teixeira, do Celtab.
Com informações da Assessoria da Latinoware.
Rede Espírito Livre marcará presença na Latinoware 2014
13 de Outubro de 2014, 23:07 - sem comentários aindaMais de 4 mil pessoas já se inscreveram para a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre – Latinoware, que será realizada de 15 a 17 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento, que é intenso – são mais de 200 palestras em três dias de evento – é atualmente, um dos maiores sobre software livre do mundo.
E a Rede Espírito Livre não podia ficar de fora. A nossa equipe estará presente durante o evento, com diversas ações em nosso stand, como sorteio de brindes, palestras rápidas e muito mais! Quer conhecer nossa equipe? Aproveite este importante evento e passe lá em nosso stand. Estaremos também cadastrando novos voluntários para ajudar na edição da Revista Espírito Livre, bem como a participação em nossos outros projetos.
A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Lançado openSUSE 13.2 RC1
13 de Outubro de 2014, 9:47 - sem comentários aindaKostas Koudaras anunciou o lançamento do primeiro Release Candidate do openSUSE 13.2. Conheça as novidades, baixe e experimente.
Faltando poucos dias para a liberação da versão final do openSUSE 13.2, já é possível instalar ou melhor ainda, testar o novo openSUSE 13.2, através do release candidate que foi disponibilizado.
A nova e esperada versão do openSUSE trará o Btrfs como sistema de arquivos padrão e outras mudanças importantes. Observe que, juntamente com o Btrfs como sistema de arquivos padrão, também virá pré-instalada a última versão do Snapper, um software importante para criar e restaurar snapshots do sistema operacional.
O openSUSE 13.2 RC1 traz consigo o novo instalador gráfico (que também pode ser testado com a versão de rolling release do openSUSE Factory) e inúmeras atualizações do Linux Kernel 3.16.
Entre as muitas atualizações que estão incluídas no openSUSE 13.2 RC1, estão o GNOME 3.14, que traz consigo novas animações, melhorias na gestão de hotspots Wi-Fi, melhorias em algumas aplicações, tais como Gnome tempo e fotos, além do novo Firefox 32. Também foi ataulizado o KDE SC 4.14.1 e Plymouth 0.9.0, conforme relatado pelas notas de lançamento disponíveis nesta página.
Para saber mais sobre essa distribuição, clique nesse link.
A imagem ISO do openSUSE 13.2 RC1 já disponível no servidor oficial do openSUSE. Para baixar, acesse o link abaixo openSUSE 13.2 RC1.
Com informações do lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.