Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Uploads do Pirate Bay crescem 50% em 2013, apesar dos bloqueios

1 de Janeiro de 2014, 16:46, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The-Pirate-Bay

Autoridades e detentores de direitos autorais por todo o mundo tentaram matar o Pirate Bay, mas, como comprovam dados publicados do TorrentFreak, o site de compartilhamento de arquivos é um navio que não vai afundar.

Os uploads mensais de arquivos no Pirate Bay subirarm 50% em um ano, indo de 50.411 em novembro de 2012 para 74.195 no mês passado. O site tem agora links para cerca de 2,8 milhões de torrents.

Vale recordar que este crescimento impressionante continuou mesmo com os esforços monumentais para fazer o Pirate Bay desaparecer da terra. Como relembra o TorrentFreak, o site teve que mudar de domínio seis vezes durante o ano. Isto apenas sublinha os argumentos apresentados pelo Google e por outros, que dizem que derrubar links de torrents por todo o mundo é um jogo em que os defensores do direito autoral simplesmente não conseguem vencer.

Com informações de Torrent Freak e Gizmodo.



Falha no Snapchat vaza número de celular de 4,6 milhões de usuários

1 de Janeiro de 2014, 16:41, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

snapchat

Uma falha de segurança do Snapchat foi explorada por hackers que vazaram dados de mais de 4,6 milhões de usuários do serviço de mensagens para smartphones. Já havia uma suspeita de que isso pudesse acontecer e, apesar de a desenvolvedora ter garantido que as informações estavam seguras, ao que tudo indica, não era bem assim.

Pesquisadores de um grupo especializado em segurança, o Gibson Security, divulgaram na última semana um estudo sobre a tal falha. Segundo eles, seria possível adquirir dados dos usuários simplesmente usando uma brecha na opção de encontrar amigos. O método de se fazer isso, claro, não foi divulgado para evitar que alguém se aproveitasse dele.

Na época, o Snapchat emitiu uma nota afirmando que, teoricamente, seria possível realizar o hack, porém, não muito provável. E garantiu ainda que possui uma grande variedade de procedimentos de segurança para evitar que os dados dos usuários e informações de seus telefones vazem.

Entretanto, nesta quarta-feira (1), caíram na Internet os logins e números de telefones de, aproximadamente, 4,6 milhões de usuários da plataforma de mensagens instantâneas. A divulgação da lista, porém, não visava prejudicar os usuários, e sim alertar o Snapchat de que as informações não estão seguras.

Não se sabe se os dados foram obtidos antes ou depois de o Snapchat ter garantido a segurança das informações. Após o vazamento, a empresa ainda não emitiu nenhuma mensagem aos usuários ou à imprensa. De qualquer forma, o posicionamento de quem criou a base de dados é simples: o Snapchat falhou feio.

“Essas informações foram adquiridas usando uma brecha de segurança. Divulgamos para que todos tenham ciência do que ocorre, porque a empresa não corrigiu a falha e agora já é muito tarde. É preciso tomar muito cuidado com quem confiamos as nossas informações na Internet”, diz o texto da página que vazou os dados, SnapchatDB.

O site disponibiliza um arquivo com os dados dos 4,6 milhões de usuários. Para quem não quer ter o trabalho de baixar isso tudo, mas está preocupado se o seu celular foi vazado, os desenvolvedores Robbie Trencheny e Will Smeindlein criaram uma página com um script capaz de identificar se seus dados estão na lista.

A princípio, o vazamento dos dados não causa nenhum dano direto ao usuário, pois as senhas, por exemplo, não foram divulgadas, e nem mesmo os números completos dos telefones. Entretanto, talvez alterar o nome de usuário, no Snapchat e em qualquer outro serviço que esteja atrelado ao número de telefone, possa ser uma medida preventiva.

Com informações do Engadget, Snapchat e SnapchatDB e TechTudo.

 

 

 

e G1.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource