Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado Wine 1.7.9

3 de Janeiro de 2014, 15:24, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

06-02-2013_winehq_logo_glass

O Wine 1.7.9 já está disponível para download. Esta versão apresenta a correção de 47 bugs.

Para saber mais sobre lançamento, visite este anúncio.

Os binários já compilados para sua distribuição GNU/Linux podem ser acessados aqui: http://www.winehq.org/download.

Já o código-fonte está disponível aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/wine/wine-1.7.9.tar.bz2
http://mirrors.ibiblio.org/wine/source/1.7/wine-1.7.9.tar.bz2

O Wine também pode ter seu código fonte acessado diretamente através do git.

Estes foram os bugs corrigidos nesta versão:

Com informações de WineHQ.


Facebook é acusado de interceptar mensagens privadas

3 de Janeiro de 2014, 15:13, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

facebook-logo-55

Dois internautas americanos apresentaram uma queixa coletiva contra o Facebook, que é acusado de analisar suas mensagens privadas para transmitir dados a anunciantes.

“Ao contrário de suas afirmações, as mensagens privadas trocadas no Facebook são sistematicamente interceptadas pela companhia com o objetivo de conhecer o conteúdo das comunicações de seus usuários”, afirmam Matthew Campbell e Michael Hurley, registrados no Facebook desde 2008 e 2009, respectivamente.

Diferentemente das mensagens postadas no “mural” dos usuários, visíveis por todos os “amigos” da rede, as mensagens privadas podem ser lidas apenas pelos destinatários.

No entanto, quando um usuário “escreve uma mensagem adicionando um link para um site (URL), a companhia analisa o conteúdo da mensagem” e “busca informações que permitem compilar um perfil de atividade na internet da pessoa que escreveu a mensagem”, asseguram Campbell e Hurley.

Os queixosos, que acionaram um tribunal esta semana na Califórnia, onde o Facebook mantém sua sede, acusam a rede social de coletar dados sem o conhecimento dos usuários e de de compartilhar tais informações com terceiros: anunciantes, empresas de marketing e outras provedores de dados.

De acordo com Campbell e Hurley, as comunicações privadas na rede criaram uma oportunidade “particularmente rentável” para o Facebook, porque “os usuários que acreditam que estão se comunicando com um serviço livre de vigilância são susceptíveis a revelar informações sobre si mesmos que não revelariam caso soubessem deste monitoramento.

“Esta prática , se confirmada, constituiria uma violação das leis que regem a confidencialidade das comunicações eletrônicas. As configurações de privacidade no Facebook e respeito pela privacidade estão entre as principais preocupações dos 1.200 milhões de usuários da rede social em todo o mundo.

Com informações do Terra.



Skype garante que dados de usuários estão seguros após ataque cibernético

3 de Janeiro de 2014, 15:11, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

skype_logo

A popular empresa de comunicações pela internet Skype garantiu nesta quinta-feira que as informações de seus usuários estão seguras depois que o Exército Eletrônico Sírio tomou, momentaneamente, o controle dos perfis da empresa no Twitter e no Facebook e também de seu blog. O Exército Eletrônico Sírio, um grupo de hackers que apoia o presidente sírio, Bashar al Assad, fez este ataque cibernético para protestar contra a espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos e acusou a Microsoft, proprietária do Skype, de vender informações dos usuários para os governos.

Apesar de o Skype ter recuperado rapidamente o controle de seus perfis nas redes sociais e do blog, os hackers tiveram tempo de enviar várias mensagens alertando os usuários que usam as contas da Microsoft sobre o risco de que seus dados pessoais acabem nas mãos de governos. Com a mensagem, o Exército Eletrônico Sírio (SEJA, sigla em inglês) se referia às informações reveladas em 2013 pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden que revelavam que o Skype fazia parte do programa da NSA para supervisionar as comunicações através das maiores empresas de internet dos EUA.

O Skype reconheceu em um comunicado nesta quinta-feira, depois que o SEJA reivindicou ontem a autoria do ataque, que seus perfis nas redes sociais e seu blog tinham sido “hackeados” temporariamente, mas que o controle dos mesmos foi recuperado “rapidamente” e “nenhuma informação dos usuários foi comprometida”.

Esta não é a primeira vez que o Exército Eletrônico Sírio realiza um ataque cibernético. Os piratas já “hackearam” várias vezes no último ano os sites do “New York Times”, do “Financial Times” e um perfil da “BBC” no Twitter.

Com informações do Terra.



Executivo da Samsung afirma que Galaxy S5 pode ser lançado em fevereiro

3 de Janeiro de 2014, 15:10, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

samsung-sign-bgr

O Samsung Galaxy S5 deverá ser lançado no próximo mês durante o Mobile World Congress, que acontece entre os dias 24 e 27 em Barcelona, na Espanha. A informação foi divulgada pelo site coreano inews24 e é creditada ao vice-presidente executivo da empresa, Dong-hoon Chang.

O inews24 revela também que não há garantia do aparelho se chamar Galaxy S5, em um indicativo de que o smartphone possa ter novo nome em 2014. Já o site ÜberGizmo destaca que a antecipação do lançamento do S5 está ligada ao desempenho das vendas do Samsung Galaxy S4, tido pela imprensa especializada como decepcionante. A Samsung não comentou o rumor sobre novo modelo top de linha da empresa

Com informações doÜbergizmo, inews24 e TechTudo.



NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer código

2 de Janeiro de 2014, 22:13, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

national-security-nsa

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos está a ponto de criar um computador quântico capaz de decifrar qualquer tipo de código, revela o jornal “Washington Post” nesta quinta-feira (2), com base em documentos divulgados pelo ex-analista de Inteligência Edward Snowden.

Segundo o jornal, o novo computador permitirá à NSA decifrar códigos informáticos que protegem segredos bancários, médicos e informações de governos e de empresas de todo o planeta.

Grandes empresas de informática, como a IBM, tentam há algum tempo desenvolver computadores quânticos, incrementando de maneira considerável a rapidez e a segurança dos computadores.

Mas segundo especialistas, é pouco provável que a NSA esteja a ponto de obter um computador deste tipo sem que a comunidade científica tenha conhecimento.

“É pouco provável que a NSA esteja tão avançada em relação às empresas civis sem que ninguém saiba”, disse ao Washington Post Scott Aaronson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A NSA não respondeu ao pedido de comentário da AFP sobre o tema.

Com informações da G1.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource