Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado XBMC 12.0 com suporte a áudio HD, PVR, Android e muito mais

29 de Janeiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


xbmc_logo

Depois de passar por algumas versões de desenvolvimento nos últimos meses, o XBMC 12.0 “Frodo” foi lançado oficialmente. Esta nova versão  traz uma série de novos recursos para este popular software opensource multi-plataforma multimídia.

Características fundamentais para o XBMC 12.0 “Frodo” incluem suporte de áudio HD com o novo XBMC Audioengine (suporte incluído a DTS-MA e Dolby True-HD), TV ao vivo e suporte PVR, H.264 10 bits software decoding, suporte de imagem melhorado, suporte a ARMv6 Raspberry Pi, o suporte inicial para a plataforma Android, do Google, suporte AirPlay melhorado, tags para bibliotecas de vídeo, compartilhamento de UPnP avançado, entre outros. Estas são algumas das novas funcionalidades mais notáveis ​​para XBMC 12.0.

xbmc12_tela_29-01-2013

Para fazer o download do XBMC 12 Frodo, visite a página de download. Existem versões para GNU/Linux, Windows, MAC e outros.

Para detalhes sobre o lançamento e uma lista completa de features desta versão basta verificar o changelog.

Mais detalhes sobre o XBMC 12.0 podem ser encontrados em XBMC.org.

 



Ubuntu TV terá integração com Ubuntu Phone OS

28 de Janeiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

UbuntuTV-com-interface-Phone_28-01-2013

A um tempo atrás muito se falou da Ubuntu TV, entre eles rumores e comentários sobre muitos que achavam revolucionário e outros que diziam “nem tanto assim”. Pois o projeto está se alinhando com outros projetos da Canonical e é bem provável que apareça coisa boa por aí. Depois de vários mockups publicados, eis que surgem mais notícias, e agora até um PPA disponível.

Tais notícias dão a entender que o projeto está a todo vapor, tanto que existe até uma chamada pública para testar a Ubuntu TV.

Outras notícias são que o  desenvolvimento do Ubuntu TV será bem próximo ao do Ubuntu Phone OS. Quando o usuário conectar o celular com o sistema em uma dock, ele poderá ter uma interface similar à da Ubuntu TV. Isto significa que o Ubuntu Phone OS será, também, um sistema operacional de televisão móvel.

Segundo Joseph Mills, desenvolvedor da Ubuntu TV, a equipe deste serviço está focada no celular, pois a TV rodará a mesma plataforma deste (QT/QML) e, com isto, ao conectar o aparelho em uma dock HDMI em uma televisão, você terá o Ubuntu TV funcionando integralmente também.

Ficou tentado a testar? Basta adicionar o repositório e instalar! O PPA disponível refere-se apenas ao Ubuntu 12.04. Para adicioná-lo, execute:

sudo add-apt-repository ppa:u2t/bleedingedge -y && sudo apt-get update
Depois disso basta atualizar o Ubuntu, com o gerenciador de atualizações. Veja como ficará o Unity2D com esta nova versão:

Entretanto, fica uma pergunta no ar: esta integração de serviços com o Ubuntu Phone OS será um indício de que a versão desktop será deixada de lado? Todos os produtos agora serão focados na versão mobile? O que isto acarretará para os usuários do sistema operacional Ubuntu ‒ tanto usuários normais quanto Server. É uma pergunta a ser feita e refletida.


Lançado Noosfero 0.40.0 Fulani

26 de Janeiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

noosfero_logo

Com mais de 50 mudanças desde a versão 0.39.1 “Fanti” o Noosfero 0.40.0 “Fulani” foi disponibilizado trazendo muitas correções e novidades para a plataforma livre de redes sociais e de economia solidária desenvolvida pela Cooperativa de Tecnologias Livres Colivre. As mudanças incluem melhorias nas traduções, correções e melhorias no módulo de compra e venda, melhorias nos testes de unidade e muito mais.

O Noosfero é utilizado por milhares de pessoas que participam das redes sociais do Portal Software Livre, do Centro de Competência em Software da USP (CCSL-USP), Portal e-Democracia, Portal de Blogs Blogoosfero, da rede social e de inteligência econômica do movimento de Economia Solidária no Brasil Cirandas, dentre muitos outras. O Noosfero é um Software Livre, desenvolvido em Ruby on Rails, sobre a GPLv3.

O download do Noosfero pode ser feito aqui.

Para mais informações sobre o Noosfero, visite o site oficial.



Skype é acusado de interceptar e gravar conversas de usuários ilegalmente

26 de Janeiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

skype_logo

Em uma carta aberta, um grupo que inclui EFF, Greatfire.org e Repórteres Sem Fronteiras, emitiu sua opinião de preocupação em relação ao fato de o Skype estar, supostamente, mantendo arquivos de conversas feitas no programa sem a autorização dos usuários. Os signatários destacaram a necessidade de mais transparência da Microsoft em relação às políticas de confidencialidade dos bate-papos realizados com o software. Para comentar o assunto, um porta-voz da Microsoft disse: “estamos revisando a letra”, mas recusou-se a fazer mais comentários.

Em particular, a carta levantou questões sobre TOM-Skype, uma versão co-branded chinesa do software, que aplica um filtro de mensagens de texto e bloqueando automaticamente mensagens consideradas “inadequadas para a entrega.” Por causa da co-branding, TOM-Skype se parece e se comporta exatamente como a versão dos EUA do Skype, levando a preocupações de que os usuários podem não perceber que estão se comunicando através de servidores e protocolos chineses. O nível de vigilância do Estado sobre TOM-Skype permanece obscuro.

“Muitos jornalistas ou ativistas relataram para nós que suas comunicações do Skype foram interceptadas”, disse Grégoire Pouget dos Repórteres Sem Fronteiras, ao The Verge. “O problema é que os hábitos mudam muito lentamente.” Alternativas ao Skype, porém em código aberto e com encriptação já existem, como o Jitsi e  Pidgin, mas a quantidade de usuários ainda é pequena em comparação com os 600 milhões de usuários do Skype.

O documento aberto, que está disponível na web no site SkypeOpenLetter.com, surge dias depois de o Skype foi revelado como uma plataforma para malwares bancários. O serviço também está enfrentando a forte concorrência de Google Voice / Talk e, mais recentemente, o Facebook Messenger, levando alguns a esperança a rivalidade vai trazer maior concorrência e inovação na frente de privacidade. Mas nenhum desses serviços estão amplamente disponíveis em todo o mundo. “As pessoas ainda não estão conscientes”, disse Martin Johnson, da Greatfire.org “, e a Microsoft não mudou-se para melhorar a situação, assim que publicar esta carta é muito importante.”

“Se nós podemos fazer Microsoft mover apenas uma polegada é tudo vale a pena.”

Via The Verge



OpenArena para Raspberry Pi

26 de Janeiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

openarena_raspberrypi

A Raspberry Pi Foundation anunciou o lançamento de OpenArena para Raspberry Pi, um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa (FPS), baseado no Quake III.

Disponível como um download gratuito, o jogo foi marcado como “Adults Only” por causa do sangue e da violência. O jogo de código aberto é gratuito para download e é movido pelo “ioquake3 ‘, fork da engine de Quake III. Modificações foram feitas no jogo, removendo o material e adição de conteúdo livre e novo.

O jogo multiplayer pode ser jogado sem ter que passar pela loja Pi e que também pode ser executado em um servidor dedicado. Existem alguns problemas conhecidos, os quais a Fundação PI já tem já previstas soluções.

Com informações da raspberrypi.org.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource