A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Como o webOS poderia ter sido: visual “flat” antes da concorrência, multitarefa esperta e mais
4 de Janeiro de 2014, 14:45 - sem comentários aindaO webOS é uma parte triste da história dos smartphones e tablets. É o exemplo mais claro de que não haverá novatos bem-sucedidos nesse campo de batalha, mesmo que a plataforma traga uma ótima interface e tenha alguns bilhões de dólares para se sustentar. Mas em um mundo mais justo, o sistema da Palm seria um sucesso, com hardware potente e software sensacional: o Verge descobriu documentos que mostram o webOS que poderia ter sido.
A característica mais notável é o visual quase “flat”, chamado internamente de “Mochi”. Ele seria lançado em 2011, junto à nova versão do webOS, antes do Android chegar ao visual Holo no Ice Cream Sandwich, e bem antes do iOS 7 ser lançado pela Apple.
O Mochi não era totalmente “flat” – ainda havia gradientes e sombras, por exemplo – o que o deixava mais humano. E ele incorporava inúmeros elementos do “flat design”, como fontes grandes; uso do espaço em branco; cores chamativas em fundos claros; e pouco uso de botões – para voltar, por exemplo, você tocava e arrastava abas na interface.
Isto nos leva a outra função genial do webOS: a multitarefa esperta. Dói um pouco assistir ao vídeo abaixo, pois ela parece tão boa que eu queria vê-la em todo smartphone e tablet:
A ideia era expandir a interface de “cards” criada por Matias Duarte (que hoje comanda o design do Android). O webOS era centrado em multitarefa: a tela inicial continha cards dos apps abertos, e você podia reuni-los em grupos. No entanto, só era possível usar um app por vez.
Para aproximar o webOS de um sistema de computador – mas sem usar a metáfora de janelas – a equipe de design resolveu colocar apps lado a lado. Mas, como você pode notar do vídeo acima, isso é bem melhor do que o Windows 8(.1) consegue fazer.
Se você está no app de Email, tocar em um link abre o navegador. Toque no remetente do e-mail, e você abre o app de Contatos – enquanto o navegador fica “por baixo”. Toque no endereço físico da pessoa, e o mapa abre por cima. Para voltar ao e-mail, basta arrastar o app para a direita – as abas ficam ocultas.
Aqui há elementos do Windows 8.1 e também da interface Q-Slide criada pela LG, que permite acessar certos apps deslizando da borda esquerda; eles aparecem empilhados em cards. Porém, tudo isso foi feito lá em 2011 – e a concorrência ainda nem chegou perto de uma multitarefa tão bacana.
O webOS poderia ser pioneiro nessas tendências de interface em smartphones e tablets. Mas ele chegou tarde, e não tinha os bilhões de dólares que Apple, Google e Microsoft usariam para apoiar seus próprios sistemas operacionais.
A reportagem do The Verge também revela o hardware que a Palm, já comprada pela HP, estava preparando. O “Twain” seria um tablet que se aproximava do laptop, antecipando a onda de híbridos com Windows 8. Ele teria um teclado deslizante por baixo da tela, além de carregamento sem fio, NFC e saída HDMI.
A Palm também preparava o smartphone “Mako”: ele teria as especificações do HTC One X e uma traseira de vidro, carregamento sem fio, 4G LTE e tela de alta resolução, e seria lançado no início de 2012.
No máximo, eles renderam um protótipo não-funcional de design, e nunca viraram realidade. Tanto a Palm como a HP não conseguiam entregar produtos no prazo, e sofriam uma pressão enorme da concorrência. Como nota o Verge, “o mercado provavelmente teria condenado estes produtos com webOS se a HP não tivesse feito isso antes” – mas ainda é difícil reconhecer isto.
Com informações de Gizmodo e The Verge.
Conheça o Linux Educacional 5.0
4 de Janeiro de 2014, 14:42 - sem comentários aindaTrabalha em uma escola e ainda não conhece nenhuma distribuição GNU/Linux dedicada ao meio educacional? Então conheça a mais nova versão do Linux Educacional, a versão 5.0.
O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social.
A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários.
Com informações do Linux Educacional.
Após site vazar dados de 4,6 milhões de usuários, Snapchat será atualizado
3 de Janeiro de 2014, 16:09 - sem comentários aindaO aplicativo de troca de mensagens e imagens Snapchat irá ganhar uma atualização que permite desligar a sua função de busca de amigos, possível causa da falha de segurança que fez um site vazar dados pessoais de 4,6 milhões de utilizadores do app na terça-feira (31).
Em postagem em seu blog na quinta-feira (2), o Snapchat afirma que o recurso – que usa o número de telefone dos usuários para ajudá-los a serem localizados por amigos dentro do aplicativo – poderá ser desligado após o número ser confirmado pelo app.
“A comunidade Snapchat é um lugar onde amigos se sentem confortáveis para se expressar e estamos dedicados a evitar abusos”, afirma a empresa no seu blog oficial.
Na terça, o site “SnapchatDB.info” trouxe à tona números de telefone e nomes de usuário de 4,6 milhões de utilizadores do Snapchat. A empresa por trás do app diz que o ataque revelou dados incompletos e que “nenhuma outra informação, incluindo ‘snaps’, vazaram ou foram acessadas”.
De acordo com os responsáveis pelo “SnapchatDB.info”, o objetivo da ação foi mostrar a gravidade de uma falha cujos detalhes foram publicados durante o Natal e convencer a empresa a consertar o problema e melhorar a segurança dos seus usuários. A brecha teria sido informada inicialmente ao Snapchat em agosto do ano passado, mas não foi corrigida.
Com informações do G1.
Lançado Geary 0.4.3
3 de Janeiro de 2014, 15:45 - sem comentários aindaYorba anunciou o lançamento do Geary 0.4.3, uma atualização do seu cliente de email IMAP. Esta atualização apresenta correções de dois principais bugs: um relacionado a certos temas e outro relacionado ao WebKitGTk 2.0.
Em particular, o primeiro problema afeta usuários do Mint 16 Cinnamon.
O tarball do Geary 0.4.3 está disponível em https://download.gnome.org/sources/geary/0.4/geary-0.4.3.tar.xz
Usuários do Ubuntu (incluindo o Mint) podem instalar a atualização através do PPA do Yorba.
Com informações do Yorba.
Lançado 0 A.D. Alpha 15 Osiris
3 de Janeiro de 2014, 15:40 - sem comentários ainda0 AD é um jogo de estratégia em tempo real (RTS), livre e código aberto, projetado com um claro foco central nas civilizações antigas em uma experiência de jogo cativante.
0 AD Alpha 15 Osiris foi lançado e traz como novidade as Auras e os Skirmish Maps. Quer saber mais sobre as novidades desta versão? Visite este link. Estão disponíveis versões para GNU/Linux, Windows e MacOSX.
Saiba mais sobre o game no site oficial: http://play0ad.com
Com informações de 0 AD.