A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Belkin apresenta panela inteligente movida à Linux
7 de Janeiro de 2014, 13:21 - sem comentários aindaVivemos numa época em que mais e mais dispositivos estão sendo executados por sistemas operacionais, e estão sendo conectados à internet que aparentemente pode ser encontrados ao redor de nós.
O mais recente deles é uma panela elétrica [inteligente] lançada pela Belkin. Como você deve ter imaginado, o “dispositivo” vem com o Wemo, que é um sistema baseado em Linux e que justamente por isso, cria novas infinitas possibilidades assim como outros dispositivos domésticos também baseados no Wemo.
A panela é capaz de ser controlada remotamente através do aplicativo Wemo disponível para Android ou iOS.
Com informações de Muktware.
ZTE revela projetor fullHD híbrido com Android na CES 2014
7 de Janeiro de 2014, 12:50 - sem comentários aindaA ZTE revelou durante a CES 2014, o Projector Hotspot, um dispositivo híbrido equipado com o Android que agrega funções de um projetor fullHD com um hotspot LTE, que provê acesso 4G para até 8 clientes simultaneamente.
Na função de projetor, o equipamento é capaz de projetar imagens de até 120 polegadas (3 metros) com luminosidade de 100 lúmens e taxa de contraste de 1000:1. Há conexões HDMI, USB-A, headset jack e saída de áudio dedicado.
Com dimensões compactas de 11,94cm x 11,94cm x 2,79cm (396,89g), o Projector Hotspot possui tela LCD capacitiva de 4 polegadas com resolução de 480×800 pixels (densidade de 233 ppi), bateria de 5000 mAh e Android 4.2. Outros disposiitvos podem se conectar ao projetor via Bluetooth ou Wi-Fi 802.11 b/g/n.
A ZTE planeja lançar o Projector Hotspot nos EUA durante 2014. A companhia não informou o preço do dispositivo.
Com informações de Adrenaline.
Panasonic e Mozilla fazem parceria para criação de TVs com o Firefox OS
7 de Janeiro de 2014, 12:48 - sem comentários aindaA Panasonic e a Fundação Mozilla, que desenvolve o popular navegador web Firefox, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria para o desenvolvimento de Smart TVs baseadas no Firefox OS, um sistema operacional baseado em tecnologias da web originalmente criado para smartphones de baixo custo.
Segundo a Panasonic, a nova plataforma facilitará o desenvolvimento de apps e serviços para TVs, já que é baseada em tecnologias da web amplamente usadas, como HTML5, CSS e JavaScript. A empresa menciona possibilidades como a criação de apps que combinam conteúdo de várias fontes na web com programas de TV, ou interfaces personalidadas aos gostos de cada usuário, baseadas nos sites, apps e serviços que mais usa.
Não há informações sobre quando as primeiras Smart TVs baseadas no Firefox OS chegarão ao mercado, ou quanto irão custar. Na última segunda-feira, também durante a CES, a LG anunciou uma linha de Smart TVs baseadas no webOS, sistema operacional também focado na web, cujos direitos adquiriu da HP em 2013.
Com informações da PCWorld.
LG anuncia Smart TVs com o sistema operacional webOS
7 de Janeiro de 2014, 12:45 - sem comentários aindaA LG anunciou na última segunda-feira o lançamento de uma linha de Smart TVs baseadas no webOS, sistema operacional opensource originalmente projetado para uso em dispositivos móveis como smartphones e tablets, que foi adquirido da HP em fevereiro passado.
O novo sistema tem como objetivo facilitar a configuração inicial da TV e de seus recursos (o que a LG chama de “Simple Connection”, conexão simples), a troca entre diferentes tipos de conteúdo como TV a cabo, vídeo via streaming ou um jogo em um console conectado via HDMI (o que a LG chama de “Simple Switching”, troca simples) e a descoberta de novo conteúdo, ou “Simple Discovery”.
A interface do sistema é completamente nova e otimizada para uso com uma nova versão do controle remoto Magic Remote, que funciona como um mouse e controla um cursor na tela. Ao ligar a TV pela primeira vez um assistente de configuração com um personagem chamado BeanBird (um passarinho que parece um grão de feijão) aparece na tela, incentivando o usuário a completar cada passo com divertidas animações.
Um dos principais conceitos da interface do webOS, a representação de cada app como um “cartão” que pode ser manipulado diretamente, foi retrabalhado e é usado para representar cada um dos aplicativos ou fontes de conteúdo no aparelho. Uma “dock” (chamada Launcher) no rodapé da tela permite alternar entre apps e fontes de conteúdo sem que o usuário tenha de deixar o que está assitindo para voltar a um menu inicial. E um sistema de recomendação chamado “Today” sugere ao usuário filmes, séries e programas de TV que possam lhe interessar.
O webOS conta com uma loja de aplicativos, que inclui clientes para redes sociais como o Twitter, serviços de VoIP como o Skype e serviços de streaming de vídeo como o Netflix, além de um navegador integrado ao sistema operacional. Como o sistema e seus aplicativos são baseados em tecnologias da web como HTML5, CSS e JavaScript, o desenvolvimento de novos apps é mais fácil e rápido do que em plataformas de Smart TV concorrentes, diz a LG.
Segundo a empresa, o webOS será usado em 70% de suas Smart TVs neste ano. Ainda não temos informações sobre preço e data de lançamento dos primeiros aparelhos, nem sobre sua chegada ao Brasil.
Com informações de PCWorld.
Conheça o Git – Guia Prático
7 de Janeiro de 2014, 12:41 - sem comentários aindaE para você que ainda não conhece o Git, um guia prático, com um passo a passo sobre as principais funcionalidades ajudaria bastante, certo?! Pois é, esse guia existe e está disponível gratuitamente.
Apesar de ser uma obra direcionada para quem está iniciando, contém muitas dicas interessantes até para quem já está acostumado com essa importante ferramenta.
O guia foi desenvolvido por Roger Dudler, com a ajuda de @tfnico, @fhd and Namics.
Além do português, o guia está disponível também em english, deutsch, español, français, italiano, nederlands, русский, türkçe, entre outros.
Para acessá-lo, visite http://rogerdudler.github.io/git-guide/index.pt_BR.html.
Da redação.