A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Petição brasileira para abrigar Snowden ultrapassa 1 milhão de assinaturas
30 de Janeiro de 2014, 0:55 - sem comentários aindaA campanha publicada na internet alcançou a marca de 1 milhão de assinaturas para persuadir o governo brasileiro a fornecer asilo político para o ex-analista da CIA, Edward Snowden, que revelou todo o esquema de espionagem da agência norte-americana.
A ação publicada há um mês no Avaaz agora pretende atingir a meta de 1,25 milhão.
A organização acredita que, se ele estivesse no Brasil “poderia fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão invadindo a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger”. Resumindo, Snowden está disposto a ajudar a imprensa a entender melhor a misteriosa natureza desse monitoramento ilegal.
A presidente Dilma Rousseff, que cancelou em outubro de 2013 uma visita aos Estados Unidos como forma de protesto pelo monitoramento ilegal – até de suas ligações –, ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de abrigar Snowden. O ex-analista ainda foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por dois deputados do Partido da Esquerda Socialista da Noruega.
Com informações do Avaaz, Global Post e Tecmundo.
Chinesa Lenovo compra unidade de celulares da Motorola do Google por US$2,91 bi
30 de Janeiro de 2014, 0:50 - sem comentários aindaA chinesa Lenovo anunciou nesta quarta-feira a aquisição da unidade de dispositivos móveis da Motorola Mobility, do Google, por aproximadamente 2,91 bilhões de dólares, e que abre caminho para a Lenovo no mercado altamente competitivo de aparelhos os Estados Unidos dominado pela Apple.
É o segundo maior negócio da Lenovo em solo norte-americano em uma semana. Na semana passada, a Lenovo disse que iria comprar os negócios de servidores low-end da IBM por 2,3 bilhões de dólares.
A venda da Motorola Mobility para a Lenovo marca o fim da curta passagem do Google pelo negócio de fabricação de dispositivos móveis.
O gigante da Internet comprou a Motorola Mobility em 2012 por 12,5 bilhões de dólares. Sob este acordo, a gigante de buscas vai manter a maioria das patentes móveis da Motorola, considerado seus ativos-prêmio.
A compra dará aval à Lenovo para competir com a Apple e a Samsung Electronics, bem como fabricantes de smartphones chineses cada vez mais agressivos na arena altamente lucrativa dos Estados Unidos.
No acordo para a divisão de celulares da Motorola, a Lenovo vai pagar 660 milhões de dólares em dinheiro, 750 milhões de dólares em ações ordinárias da Lenovo, e outros 1,5 bilhão de dólares em forma de uma nota promissória de três anos, disseram a Lenovo e o Google em um comunicado conjunto.
Fonte: Terra
Edward Snowden é nomeado ao Prêmio Nobel da Paz por revelar esquema da NSA
30 de Janeiro de 2014, 0:47 - sem comentários aindaO ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, que ficou conhecido por revelar o esquema de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA, foi nomeado ao Prêmio Nobel da Paz. A nomeação, que foi feita por dois políticos da Noruega, aconteceu justamente por causa do envolvimento de Snowden para denunciar os polêmicos programas de espionagem da NSA, como o Prism.
Vale notar que a nomeação feita pelos parlamentares noruegueses Snorre Valen e Baard Vegar é diferente de uma indicação ao Prêmio Nobel, que é feita a partir das diversas nomeações ao prestigioso prêmio.
Em 2011, Valen foi responsável pela nomeação do site Wikileaks ao mesmo Prêmio Nobel. Na ocasião, a página de vazamentos comandada por Julian Assange não chegou a ser indicada ao prêmio.
Com informações de IDGNow.
Velocidade da internet no Brasil é pior que na Argentina
30 de Janeiro de 2014, 0:45 - sem comentários aindaO Brasil ocupou o 84º lugar no ranking que identificou os 20 países com a conexão de internet mais rápida do globo. O País teve uma velocidade de 2,7 Mb por segundo, ficando atrás da rede argentina (2,8 Mb), do Kuwait (2,8 Mb) e da Arábia Saudita (2,8 Mb). No total, 140 países participaram do relatório da companhia americana Akamai Technologies publicado nesta terça-feira (28).
De acordo com o levantamento produzido pela empresa a cada três meses, a velocidade média de conexão brasileira cresceu 10%. O país também aparece como a sexta maior fonte de ataques do mundo no período.
Hong Kong liderou a lista com uma velocidade média de 65,4 Mb por segundo, 21% mais rápido do que há um ano e quase quatro vezes a média global. A Coreia do Sul e o Japão completaram o pódio com velocidades de 63,6 Mb e 52 Mb, respectivamente.
O ranking analisou o desempenho das redes entre os meses de julho e setembro do ano passado levando em consideração a velocidade média dos serviços durante os momentos de pico de tráfego na rede. Os piores resultados ficaram com o Egito (1,2 Mb), Índia (1,4 Mb) e Síria (1,5 Mb).
Fonte: Terra
Bug do Gmail faz com que usuários apaguem as mensagens erradas sem saber
30 de Janeiro de 2014, 0:43 - sem comentários aindaUm bug que atingiu com o Gmail pode ter feito com que alguns usuários do serviço do Google tenham apagado as mensagens erradas sem saber. As informações são do The Verge, que citam a própria gigante de buscas como fonte.
De acordo com o Google, a falha em questão apareceu em determinadas plataformas, incluindo o app do Gmail para iOS, afetando ações como “apagar” e “informar spam”, que podiam ser aplicadas a uma mensagem enquanto o usuário estava vendo outra.
Segundo o The Verge, a empresa de Mountain View se desculpou pelo ocorrido e disse que o erro já foi corrigido.
O problema acontece cerca de uma semana após uma queda do serviço que deixou o Gmail inacessível para cerca de 10% dos usuários.
Fonte: IDGNow