A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Java é a linguagem de programação mais utilizada no mundo
12 de Janeiro de 2016, 16:28 - sem comentários aindaNão há dúvidas de que a programação tem sido uma das principais áreas tecnológicas da atualidade. Visto que há diversas linguagens de programação utilizadas para diferentes funções, nos deparamos com rankings que medem a popularidade das mais variadas linguagens disponíveis. Um deles é elaborado pelo site TIOBE.com que mostra domínio absoluto da linguagem Java entre janeiro de 2015 a janeiro de 2016.
No ano passado, a linguagem mais popular de acordo com o site foi a C, que acabou sendo ultrapassada pelo Java após um crescimento de 5,94%. Os destaques negativos do ranking ficam para as linguagens PHP, Perl, Javascript, R e PL/SQL, que estão perdendo popularidade entre as linguagens concorrentes. Da lista apresentada pelo TIOBE.com, a que obteve a queda mais acentuada foi a Objective-C.
Outro site que mediu a popularidade das linguagens foi o PYPL. De acordo com os dados, o Java também foi eleito a linguagem de 2015. Na segunda posição aparece o Python seguido do PHP.
Para os que pensam em se tornar programadores, tais rankings podem ajudar muito na hora de escolher a linguagem a ser aprendida. Certamente, os novatos irão optar pelas mais importantes e populares do mercado de TI.
Com informações de Pplware e Canaltech.
Kubuntu 15.10 agora possui o KDE Plasma 5.4.3 e Applications 15.08.3
12 de Janeiro de 2016, 15:45 - sem comentários aindaMesmo que o Ubuntu e seus sabores, normalmente, não recebam grandes atualizações após seus lançamentos oficiais, isso não impede que o Kubuntu receba versões atualizadas de seus componentes, isso permite que ele não faça parte desta política. Agora, o SO acaba de receber o KDE Plasma 5.4.3 e Applications 15.08.3.
Os desenvolvedores do Kubuntu finalmente lançaram algumas das atualizações que foram se acumulando com o tempo, além de estarem trabalhando em algumas novas também. O Kubuntu é uma distribuição Linux que utiliza o ambiente gráfico KDE, que é atualizado diversas vezes. Seria um tanto estranho se os usuários do Kubuntu tivessem que esperar seis meses para obter updates do KDE adequados, porém, esse não é o caso.
Mesmo que o Kubuntu tenha um período de suporte de nove meses (com exceção dos lançamentos LTS), os desenvolvedores se certificam de que o ambiente gráfico seja atualizado com os mais recentes pacotes. Com tudo, antes que isso aconteça, uma série de testes é necessária e essas atualizações não são lançadas através dos canais regulares de forma forçada.
“Nos últimos meses após o lançamento [da versão] 15.10, os desenvolvedores estavam muito ocupados com atualização e melhoria de nossos fluxos de trabalho e documentação que deixou pouco tempo para a criação de pacotes [de softwares]. Mas estamos voltando aos trilhos, então aqui está o anúncio que faltava para o Plasma 5.4.3 e KDE Applications 15.08.3. Muitos de vocês estão pedindo o Plasma 5.5. Estamos trabalhando nisso e os pacotes para a versão de desenvolvimento estão perto de serem concluído, os pacotes [para a versão] 15.10 surgirão logo depois”, diz o anúncio.
Para instalar os pacotes do KDE Plasma 5.4.3 e Applications 15.08.3 os desenvolvedores recomendam que os usuários adicionem um PPA adicional no sistema operacional. Basta executar o comando abaixo no Terminal. É só copiar, colar e pressionar a tecla Enter, não se esqueça de digitar sua senha (a senha root) quando for solicitada.
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y
Por ser uma atualização bastante grande, o processo pode demorar um pouco para ser concluído, especialmente se você não tiver uma conexão rápida com a internet ou um computador mais lento. Além disso, certifique-se de reiniciar o sistema quando tudo finalmente estiver concluído.
Com informações de Softpedia, Kubuntu, KDE e LinuxBuzz.
Atualização OTA-9 do Ubuntu Touch trará mais recursos de convergência para o navegador
12 de Janeiro de 2016, 15:42 - sem comentários aindaEm mais um de seus relatórios diários, publicado na segunda-feira, 04 de janeiro, Łukasz Zemczak, da Canonical, revelou mais detalhes sobre os recentes trabalhos feitos pelos desenvolvedores do Ubuntu Touch em preparação para a próxima atualização de software, a OTA-9. Entre as novidades, está a implementação de mais recursos de convergência mobile-desktop.
De acordo com Zemczak, a equipe de desenvolvedores que trabalham duro por trás do sistema operacional móvel da Canonical, utilizado em dispositivos das fabricantes BQ e Meizu, bem como em aparelhos Nexus, da Google, começaram a adicionar novas atualizações para a maioria dos componentes e aplicativos do núcleo do SO, juntamente com correções para bugs importantes.
Entre as novas funcionalidades que devem chegar com o OTA-9, podemos citar vários novos recursos de convergência para o aplicativo Web Browser, atualização para o app ubuntu-system-settings, que corrige vazamentos de memória, melhoria para o componente indicador de som e vários aprimoramentos para um melhor desempenho do sistema operacional.
Com tudo, a partir desta terça-feira (05), os desenvolvedores não poderão mais implementar grandes alterações, mas apenas correções de bugs para problemas menores. Além disso, em 8 de janeiro de 2016, a atualização OTA-9 para o Ubuntu Touch vai entrar em seus estágios finais de desenvolvimento. A versão final está prevista para ser lançada no dia 20 de janeiro.
Com informações de Softpedia, Launchpad e LinuxBuzz.
Firefox OS não morreu e equipará novas smart TVs da Panasonic
11 de Janeiro de 2016, 16:50 - sem comentários aindaO Firefox OS pode ter sido um fiasco entre os smartphones, mas a Mozilla segue trabalhando no sistema operacional agora voltado para smart TVs. A fundação anunciou que o sistema operacional de código aberto irá fazer parte das TVs UHD da Panasonic, anunciadas na CES 2016 nesta semana.
Os modelos DX900s de 58 e 65 polegadas utilizarão o parão “quick access” do Firefox OS, permitindo que os usuários possam ter acesso a aplicativos, canais e dispositivos favoritos na tela inicial. Além disso, a Mozilla já prometeu que a atualização para a versão 2.5 do sistema será liberada ainda neste ano, aumentando a quantidade de funcionalidades e de aplicativos disponíveis nos televisores da companhia japonesa. A Mozilla lembra que empresas como Vimeo, iHeartRadio, Atari, AOL, Giphy e Hubii desenvolveram aplicativos compatíveis com o Firefox OS.
Em 2014, durante a CES, a Mozilla já ensaiava firmar uma parceria com a Panasonic para trabalhar em sua nova geração de smart TVs, que teria como pontos de destaque a personalização e a otimização web de conteúdos e serviços online.
Alguns rumores apontam que a fundação também deseja levar o Firefox OS para PCs, com a intenção de fazer com que o sistema operacional esteja presente em “todos os dispositivos conectados”. De qualquer forma, isso indica que devemos ver mais do Firefox OS em novos dispositivos no futuro.
Com informações de Mozilla e Canaltech.
Acer anuncia o seu novo computador all-in-one com o sistema operacional Chrome OS
11 de Janeiro de 2016, 16:46 - sem comentários aindaAos poucos, o Chrome OS, o sistema operacional da Google, está conquistando sua fatia no mercado dos sistemas operacionais. Uma prova disso é o novo Acer Chromebase 24, um computador all-in-one que já sai de fábrica equipado com o SO da gigante das buscas. O dispositivo não apresenta muitos atrativos, mas pode impressionar no quesito de especificações técnicas.
O Acer Chromebase 24 possui um display IPS de 23,8 polegadas e 1920×1080 pixels de resolução, o modelo será comercializado em diversas versões diferentes, mas todas equipadas com um processador da linha Intel Core (i3, i5 e i7) e até 8 GB de memória RAM. O all-in-one conta ainda com quatro microfones digitais espalhados em seu corpo e uma webcam ajustável de qualidade HD, tornando-o um computador apropriado para videoconferências.
Com essas configurações, provavelmente, o Acer Chromebase 24 será o dispositivo com Chrome OS mais caro disponível no mercado. Infelizmente, a fabricante não divulgou os preços sugeridos de nenhuma versão do aparelho. Apenas se sabe que os valores e a disponibilidade do produto vão variar de acordo com a região.
Mais detalhes sobre o dispositivo podem ser encontrados no anúncio oficial da Acer, clicando aqui.
Com informações de TecMundo, Acer, Engadget e LinuxBuzz.