A 22ª World Wide Web Conference (WWW 2013) chegou ao final nesta sexta feira com números expressivos. A conferência, que pela primeira foi realizada em uma cidade na América Latina, reuniu 1097 participantes, de 46 países diferentes. Segundo os organizadores do evento, estes números correspondem à expectativa inicial de participantes. O Brasil liderou o número de participantes, com 248 pessoas, seguidos pelos EUA, que contou com 199.
Iniciado no último dia 13, a WWW 2013 contou com a participação de nomes como Luis von Ahn, fundador do site Duolingo, o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falou sobre a interação entre o cérebro humano e máquinas, e Jon Kleinberg, pesquisador americano que abordou pesquisas relacionando fenômenos sociais provindos da Web.
O principal destaque da conferência foi a discussão em torno do projeto do Marco Civil da Internet, que contou a participação do criador da Web, Sir Tim Berners-Lee, e do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto. Durante um painel realizado na quinta feira para todos os participantes, Berners-Lee declarou seu apoio ao projeto, ressaltando o caráter vanguardista no mundo e incentivou a sociedade a pressionar para que a votação tenha inicio o quanto antes, já que, segundo Molon, o texto já está concluido.
A próxima edição da conferência World Wide Web será realizada em Seul, na Coreia do Sul, em 2014.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Com informações de Assessoria de Imprensa CGI.br
0sem comentários ainda