O WordPress, plataforma para criação de sites de conteúdo (CMS) comemora hoje (27) 10 anos de existência com um feed de memórias e festas que acontecem ao redor do planeta para celebrar a data. Nesse tempo todo, a ferramenta passou de um editor de blogs a uma plataforma de publicação de conteúdos, com a maior base de usuários do planeta.
São 66 milhões de sites usando a ferramenta, 368 milhões de leitores de sites WordPress, e 41,5 milhões de novos posts publicados por mês. A maioria, porém, em inglês (66%). Português é a terceira língua mais usada (6,5%). Um dos criadores do WordPress, o estadunidense Matt Mullenweg, publicou um post com memórias, no qual lembra de detalhes como o desejo de um dia ter camisetas estampadas com o logo da plataforma – algo que apenas o concorrente Blogger, hoje da Google tinha.
Hoje, o WordPress é usado por blogs, sites noticiosos (CNN, The New York Times), de comércio eletrônico e o que a imaginação permitir. Baseado nas tecnologias de desenvolviment PHP, HTML, e CSS, os sites com a ferramenta usam base de dados MySQL. Isso tudo com a maior comunidade de desenvolvedores voluntários que se conhece.
O sucesso veio com o conceito de democratizar a qualidade na construção de um site. com o WordPress não era preciso ser um profundo conhecedor de programação para criar um site bonito e estável em menos de cinco minutos. Hoje, a maioria dos servidores de internet oferecem um botão de instalação instantânea.
Entre suas característas estão a possibilidade de usar temas, que são conjuntos definições de aparência, capazes de remodelar uma página completamente e poucos passos. O sistema tem ainda os plugins, que são criados para ampliar as funcionalidades da plataforma, e os widgets, blocos modulares que podem ser acrescentados ou retirados de uma página, sem desconfigurá-la. Não bastasse, com o aumento do uso de celulares e tablets, a ferramenta ganhou recursos que automaticamente redesenham as páginas, adaptando-as às telas desses dispositivos móveis.
E o futuro? Segundo o mesmo Mashable, Mullenweg pretende fazer do WordPress uma plataforma de desenvolvimento, que permitiria criar e rodar aplicativos. O fundador quer, também, fazer do CMS um sistema operacional. A versão mais recente, deste mês, é a 3.6. A anterior, 3.5, lançada em dezembro, foi baixada 21 milhões de vezes.
Com informações de ARede.
0sem comentários ainda