Com a resolução dos problemas de patente que cercavam a aceitação do VP8 como padrão de codec de vídeo aberto e livre de direitos autorais, parece que o próximo passo é a padronização como formato MPEG. De acordo com Rob Glidden, um analista de patentes de video, o Google propôs o VP8 como uma codec MPEG IVC em Janeiro desse ano de 2013. IVC é o nome de um dos tracks que o grupo de trabalho ISO/IEC MPEG tem explorado em sua busca por um codec de video para Web que fosse livre de direitos autorais. Inclusive, o grupo estava procurando por patentes que estariam expirando.
Porém, parece que o Google quer acelerar esse processo. Glidden destacou um post na lista de email do IETF (Internet Engineering Task Force) vindo de um desenvolvedor WebRTC do Google, que informa um acordo entre o Google e a MPEG LA já foi alcançado, destacando a seguinte anotação:
7. Submitted VP8 to ISO SC29/WG11 (MPEG) in January of this year for standardization.
Os detalhes da proposta foram postados na lista de email da IETF no dia 28 de Fevereiro de 2013 e incluía uma avaliação independente do VP8 (identificada como M28182) como sendo parte do processo. No momento, essa informação está sob consideração. Por sinal o grupo de trabalho já havia perguntado em janeiro deste ano por maiores informações a respeito das “potenciais restrições que possam vir a proibir o progresso dessa tecnologia [para se tornar] um padrão MPEG”. Com o acordo feito junto a MPEG LA, a resposta para esse questionamento deve ser que não há restrições para o VP8.
O e-mail do desenvolvedor para o IETF mostra o desenvolvedor WebRTC.org apresentando o VP8 como “codec o mais adequado para MTI” (Mandatory To Implement). Na próxima semana em Orlando acontece o IETF 86 meeting, onde haverão diversas apresentações e reuniões sobre a normalização de WebRTC e, possivelmente, os codecs usados para vídeo.
Com informações de The H Online.
0sem comentários ainda