País marcado por forte produção petroleira a Venezuela também vive de avançada tecnologia. Com 29 milhões de habitantes o cenário politico é conturbado com protestos que sacodem a nação. O palestrante Carlos Figuera fez questão de demonstrar a outra revolução que é de desenvolvimento da cultura de software livre.
Assim como no Brasil, houve avanços no Marco Legal. A história do movimento software livre teve origem em 2002 num momento em que a estatal PDVSA decidiu parar a empresa e tirar o comando das mãos de Hugo Chávez. A comunidade de software livre teve importante protagonismo na recuperação de sistemas que haviam sido destruídos. Outro marco foi o decreto 3990 que estabeleceu o software livre como prioritário em instituições públicas.
- Hoje o software livre está praticamente em todas as instituições e é parte da cultura do país – disse.
A maioria dos serviços web na Venezuela estão em GNU Linux com algumas exceções em empresas públicas grandes que usam Oracle e SAP.
O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado na PUCRS. Outras informações podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Guilherme Almeida
0sem comentários ainda