Você certamente já deve ter passado inúmeras vezes pela experiência de errar o encaixe de um pen drive ou cabo na hora de plugá-lo na entrada USB do seu PC ou notebook. Apesar de não ser algo tão grave, trata-se de uma situação bem irritante, especialmente na correria do dia a dia. Isso sem contar que o tal erro, somado a várias tentativas seguidas, pode danificar seu equipamento a longo prazo.
Mas pode ficar tranquilo(a), pois no que diz respeito a esse assunto, os seus problemas estão com os dias contados. Anunciado em dezembro de 2013 pela USB Implementers Forum (USB-IF, na sigla em inglês), o novo formato conhecido como USB Type-C está pronto para ser produzido e, em breve, você não verá no mercado tantas opções de conectores como na foto acima. A notícia foi divulgada em uma nota oficial na noite desta terça-feira (12).
A USB-IF é formada por diversas fabricantes de softwares e hardwares, como Intel, HP e Renesas, responsáveis por ajudar no desenvolvimento dos padrões de conexões USB. No caso do Type-C, o funcionamento será semelhante ao que já acontece no padrão Lightning da Apple, assim como o tamanho do acessório, sendo mais parecido com o USB Micro-B presente em smartphonesAndroid. O conector virá com a tecnologia USB 3.1 e será reversível, ou seja, se encaixará na entrada de computadores e tablets independente do lado que o usuário posicioná-lo.
“As entradas USB ganharam a familiaridade e confiança do consumidor e, da mesma forma como nos adaptamos a essa tecnologia, estamos empenhados em garantir que essa promessa continue com a chegada do novo formato USB Type-C”, comentou Jeff Ravencraft, presidente e COO da USB-IF. “Nossa entidade está trabalhando para estabelecer a certificação e testes de conformidade para que os usuários possam ter a mesma confiança na próxima geração da tecnologia USB”.
Outra novidade é que o USB 3.1 Type-C terá tamanho parecido com os micro USBs, um formato desenvolvido para laptops, tablets, celulares inteligentes e dispositivos com entradas menores que as atuais, mas não será compatível com as portas USB que são usadas atualmente nesses dispositivos. Além disso, os fabricantes da tecnologia garantem que, graças ao padrão USB 3.1, os arquivos poderão ser transferidos com velocidade de até 10 Gbps, o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0.
De acordo com Ravencraft, agora é só questão de tempo para que as fabricantes de tablets, smartphones e computadores comecem a adotar o novo modelo de entrada USB para popularizar ainda mais sua produção. Além disso, desenvolvedores interessados em trabalhar com o formato podem obter mais detalhes no site usb.org e no USB Implementers Forum. Eles também podem aguardar por conferências que serão realizadas nos próximos meses para mostrar toda a potencialidade do Type-C.
“Esta próxima geração da tecnologia USB abre as portas para a criação de uma nova classe de dispositivos superfinos que os consumidoes nem viram ainda. O Type-C, combinado com dados e energia de alto desempenho, é a solução ideal de cabo único para todos os dispositivos do presente e do futuro”, disse Alex Peleg, vice-presidente do grupo de engenharia da Intel.
No comunicado, a Microsoft disse acreditar que o novo formato USB Type-C será o padrão de conectividade com fio de alta velocidade da próxima geração de dispositivos eletrônicos. “O Type-C vai oferecer uma experiência mais intuitiva ao consumidor através de plugs reversíveis. Além disso, o novo formato permite alcançar de forma radical velocidades maiores de dados e de transporte de energia, em comparação com os métodos já existentes. A Microsoft vê este avanço como um marco importante no desenvolvimento de um ecossistema eletrônico feito para o consumidor”, afirmou Illan Spillinger, vice-presidente corporativo de tecnologia e silício no Devices Group da Microsoft.
Com informações de Canaltech.
0sem comentários ainda