A Canonical, desenvolvedora da distribuição GNU/Linux Ubuntu, quer ubuntizar o mercado brasileiro. A distribuição está rodando em um milhão de computadores no país. A estuda parcerias de suporte, aumento na base instalada no governo e no segmento de OEMs brasileiro. No Brasil, o Ubuntu já vem instalado em PCs da Dell e da Positivo.
Como noticiou a Espírito Livre, 7/6, a Asus fechou uma parceria com a Canonical. A Asus venderá netbooks [franquia Eee PC] com o sistema operacional livre e de código aberto instalado. Inicialmente, três modelos com Ubuntu 10.10 instalado – Eee PC 1001PXD, 1011PX e o 1015PX.
O anúncio de ubuntizar o Brasil, foi feito por Jon Melamut, vice-presidente de Serviços OEM e Produtos da Canonical, durante o Fisl12, em Porto Alegre. A empresa assinou um acordo para migrar as máquinas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, dentro um projeto piloto para uma migração mais ampla da base instalada do governo gaúcho.
O Brasil tem uma importante presença no uso do Ubuntu, segundo destacou Melamut. De 20 milhões de PCs que a Canonical estima ter no mundo rodando o Ubuntu (ou suas variáveis), 5% estão no país. Desses 5%, metade são de contratos com o Ministério da Educação (MEC). Além do MEC, o Exército, Serpro, Locaweb e o Buscapé estão na lista de empresas e entidades que usam o Ubuntu.
De acordo com Melamut, o crescimento da Canonical em máquinas – “sem venda de licenças é difícil saber um número exato”, desabafa – é de 45% ao ano.
“Acho que o grande diferencial nosso é que somos mais fáceis. Nós descobrimos que alguém está usando o Ubuntu e entramos em contato, querendo saber se eles querem alguma ajuda. Não tem burocracia nenhuma para os clientes corporativos”, declara Melamut.
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações do www.baguete.com.br.
0sem comentários ainda