“Nós vamos acabar com o Twitter. Não me importo com o que a comunidade internacional dirá”, comentou o Primeiro Ministro depois de saber das denúncias que se espalhavam pela rede social. “Eles verão a força da República Turca”, completou.
Não há investigações ou comprovações da veracidade das gravações que estavam sendo divulgadas no microblog na Turquia. Não foi informada também a identidade dos responsáveis por começar a propagar o conteúdo.
Além de bloquear o Twitter, o governo turco tem adotado posições bem radicais quanto à internet de forma geral, uma vez que outras grandes redes sociais estão sob ameaça de serem derrubadas por lá. “Nós não vamos deixar essa nação à mercê do YouTube e do Facebook”, disse o Primeiro Ministro em entrevista a uma rede de TV local. Até o momento, entretanto, não há dificuldades no funcionamento de nenhum desses serviços na Turquia. O problema, por enquanto, é apenas com o Twitter.
Como já vinha sendo testado, o Twitter via SMS começou a funcionar na Turquia por conta do bloqueio do website e de todos os apps da rede social. Assim, a conta oficial da rede social para política global publicou em inglês e turco formas de usar o microblog via SMS. O mecanismo funciona em pelo menos três operadoras de celular no país.
Com informações de Daly Dot, CNet e Tecmundo.
0sem comentários ainda