Enquanto uma rede de computadores é pequena são difíceis os questionamentos sobre a origem de onde vem o problema do sistema. Já quando se entra na computação em larga escala qualquer problema pode gerar muitas dúvidas então é necessário estar preparado para o crescimento das redes de uma empresa ou de um sistema.
Na manhã do terceiro dia do 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL15), o production engineer no time de infraestrutura de tráfego e CDN (content delivery network) do Facebook, Marlon Dutra, explicou sobre análise de performance e sistema de escala e deu dicas de como evitar as principais armadilhas de crescer o sistema e se precaver de problemas.
- O mais importante é conhecer o próprio sistema. Quando não se conhece é fácil buscar o problema nos locais errados e perder muito tempo com isso. A principal dica é para a nova geração de cientistas da computação para que eles busquem o conhecimento teórico além do prático. Tem que entender a teoria, assim se a ferramenta muda a pessoa se adapta e continua trabalhando. Esse é o ponto fundamental – explica.
Além de Dutra, o terceiro dia do FISL contou com palestra do engenheiro de software Rafael Aquini sobre gerenciamento de memória em Linux. Aquini apresentou aos administradores de sistema como eles podem interagir com o Linux para configurá-lo de maneira que lhes proporcione melhores resultado.
O FISL segue até dia 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Fonte: Larissa Machado
0sem comentários ainda