As gerações mais recentes poderão olhar com curiosidade para todo o tipo de cassetes e cartuchos de fita magnética que noutros tempos eram tão habituais – sendo que ter enormes armários com bobines de fita a rodar ainda são uma das principais formas de nos mostrarem computadores antigos. Mas em breve a fita poderá estar de regresso.
Embora a fita tenha sempre as suas desvantagens no que diz respeito à velocidade de acesso (lembram-se dos tempos de rebobinar as cassetes VHS antes de as devolverem aos videoclubes?) há muitas situações onde o factor mais importante é o factor custo/capacidade, e nesse aspecto esta nova fita da Sony deverá ser bastante atractiva, ao permitir o registo de 148GB por polegada quadrada.
Para se ter uma ideia do avanço que isto representa, o anterior recorde de densidade em fita magnética era de 29.5GB por polegada quadrada. Com esta nova densidade, será possível criar-se um cartucho com capacidade para 185TB – o equivalente a 3700 discos Blu-ray dual-layer de 50GB!
Parece que afinal não vai ser complicado arranjar forma de ir mantendo backups de toda a internet… e nas velhinhas e tradicionais fitas magnéticas.
Fonte: Aberto até de Madrugada
0sem comentários ainda