A ideia de construir objetos tridimensionais está presente há muitos anos na vida dos aficionados pelo tema. Porém, a possibilidade de imprimir peças específicas desenhadas no computador é uma das mais recentes inovações. O assunto foi tema de oficina na manhã desta sexta-feira (09/05) durante a 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL15), que ocorre até este sábado na PUCRS.
Intitulada de “Impressão em 3D e Robótica com OpenSCad”, a oficina trouxe detalhes do software usado em uma das mais promissoras tecnologias. Se no passado parecia impossível imprimir objetos, essa prática já está virando realidade e especialistas apontam que a tendência é de crescimento e de popularização. Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho.
- A oficina mostrou como as pessoas podem realizar projetos à partir do OpenSCad. Esses desenhos são usados como ferramenta para criação de peças mecânicas, que podem ser impressas em Impressoras 3D ou para corte em máquinas de corte à laser. O programa é para modelagem em 2D ou 3D e é um Cad baseado nos paradigmas de programação. Escrevemos o script geométrico matemático de uma peça específica – esclareceu o oficineiro, Felipe Sanches.
De acordo com o profissional, não há limite do que é possível fazer com o OpenSCad. Com o software, é possível desenhar peças específicas e eixos de motor de algum robô, por exemplo. Felipe Sanches destacou, em sua oficina, que o movimento Software Livre é um universo de informação e que basta querer aprender, pois o conteúdo está todo disponível. O Software Livre tem potencial de aprendizado revolucionário.
O 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL15) terminou neste sábado (10/05), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Guilherme Almeida
0sem comentários ainda