O projeto “Debate nas Escolas Públicas sobre Tecnologia da Informação” é uma iniciativa de dois professores DT da rede de ensino Estadual do Espírito Santo com o objetivo de incentivar a participação dos alunos nos debates sobre assuntos tecnológicos envolvendo os conceitos adquiridos em sala de aula com a prática dos profissionais da área que atuam há muito tempo no mercado de trabalho.
A ideia surgiu através de vários debates entre dois professores e um pedagogo em relação a diversos assuntos do cotidiano e que perceberam que esse tipo de debate seria muito interessante ser realizado com os alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo, em que uma ideia central é levantada e os participantes expressariam as suas opiniões.
O objetivo desse projeto nas escola públicas é incentivar os alunos ao hábito da leitura e o da compreensão textual, criando formadores de opinião, permitindo que nos debates entre os profissionais da área tecnológica e os alunos, todos os envolvidos possam expressar as suas experiências e assim, tirar as dúvidas que poderão direcionar o futuro profissional dos estudantes.
O projeto piloto será implantado no evento que acontecerá na EEEM Gomes Cardim, em Vitória-ES, no dia 17 de maio de 2013 às 20h00, que reunirá os alunos dos cursos técnicos do eixo de informática para debater um tema bastante interessante e atual: “A Segurança da Informação nas Redes Sociais”. Nesse tema, será abordado como os alunos se comportam nas redes sociais em relação ao compartilhamento de informações pessoais e íntimas, levantando casos reais e orientar como se comportar na rede social de forma mais segura possível.
Contudo, trata-se de um projeto sem fins lucrativos e de iniciativa de professores que perceberam em um debate, a oportunidade de levar o conhecimento aos alunos de uma forma simples, dinâmica e didática, para que todos possam participar e debater os assuntos tratados. O professor Roney Médice, da EEEM Gomes Cardim, lembra que “Só há conhecimento se houver uma informação gerada a partir de um dado obtido”.
O professor lembra que toda a infraestrutura necessária para realizar o evento como: iluminação, microfones, mesa de som, filmadora digital e outros equipamentos foram adquiridos com recursos próprios incentivado pela possibilidade de proporcionar aos alunos do ensino público um contato maior com os profissionais da área de tecnologia e assim, fortalecendo a formação pedagógica com conteúdos atuais e interessantes, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho.
0sem comentários ainda